A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou no dia 31 de outubro a campanha “Outubro Rosa”. Durante todo o mês de outubro a SMS realizou as ações de intensificação das ações, houve um aumento importante de coletas de exames "preventivos"/colpocitológicos e liberação de mamografias.

Segundo dados preliminares, os exames preventivos e mamografias tiveram um aumento expressivo durante a campanha. Foram realizados 906 exames preventivos e 497 mamografias, contra 310 preventivos e 285 mamografias em setembro, um aumento de 192% e 74% respectivamente.

Durante o mês do Outubro Rosa foram realizadas buscas ativas de meninas para a vacinação contra a HPV, o que resultou em 271 vacinações, 138 a mais que no mês anterior.

“Esse é o resultado de esforço e dedicação das equipes que organizaram atendimentos em horário estendido, nos finais de semana, de forma a ampliar o acesso a estes exames que visam o diagnóstico precoce. Ainda foram realizadas ações de orientação como palestras pelas equipes das unidades de saúde”, finalizou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Faça seu comentário!