A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza na quarta-feira (17), durante todo o dia, uma capacitação materno infantil.  A reunião foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e foi voltada para médicos, enfermeiros e dentistas da Atenção Primária à Saúde.

A capacitação teve como objetivo a atualização da assistência materno infantil e aleitamento materno, em virtude do Agosto Dourado. “Esse encontro está dentro da programação de atualizações e revisões que estão sendo retomadas para qualificação da assistência materno infantil”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

No período da manhã foi tratado sobre a linha guia Materno Infantil, estratificação e risco, protocolo de exames, calendário de consultas; dificuldades frequentes no preenchimento da carteirinha de gestante; Previne Brasil – indicadores de desempenho de enfermeiros, médicos e dentistas e gravidez na adolescência.

A tarde foi tratada a situação da mortalidade materno infantil no município; estratificação de risco da criança do Paraná; suplementação de micronutrientes, calendário de puericultura do município APS-AAE, Previne Brasil – IDS; acompanhamento odontológico e aleitamento materno.

Palestraram Marlise Marcondes, Shigueo Hamamura, Gisela de Carvalho Rodrigues, Tatiana Rochinski, Anna Cristina Pedroso, Isabel Alves Machado, Kátia Cristine de Almeida, Desirele Ferreira da Silva, Fabiane Baran e Flávia Ferreira.

Faça seu comentário!