O município de Telêmaco Borba já tem confirmados dois casos de dengue. Os números estão aumentando e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta para que os moradores aumentem os cuidados de prevenção contra o mosquito aedes aegypti.

O tempo quente e chuvoso é o ambiente propício para a proliferação do mosquito, motivo que os moradores devem ficar aos possíveis criadouros. “É de extrema importância que cada morador verifique seu quintal e dentro de casa a procura de focos de dengue. Os ambientes de trabalho também devem ser vistoriados”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica Katia Cristiane de Almeida.

Kátia lembra que atitudes simples e rotineiras de cuidados com água parada e lixo que pode acumular água ajudam no combate ao mosquito. “Cada um precisa fazer a sua parte, pois a dengue mata”, reforça.

A sexta-feira é o Dia do Mutirão Nacional de Combate é todos devem se organizar para limpar, identificar e eliminar os criadouros. “Se cada morador tirar uma hora da sexta-feira para fazer esse trabalho, o mosquito não vai resistir e os casos vão reduzir”, orienta.

Além dos dois casos confirmados, o município aguarda o resultado confirmatório de três testes rápidos e monitora 20 casos suspeitos.

Na quarta-feira (15), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro óbito do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022. A pessoa era do município de Nova Esperança, de abrangência da 15ª Regional de Saúde de Maringá.

Em casos de aparecimento de sintomas (febre, dores musculares, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo), a orientação é procurar atendimento médico.

Faça seu comentário!