A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a dose de reforço (3ª dose) para os idosos e trabalhadores de saúde passa a ser com o intervalo de cinco meses após tomar a segunda dose. Com isso há mudança no cronograma de aplicação de vacina.

Os horários de aplicação também foram ampliados de segunda a quinta-feira, nesta semana, quando a vacinação será realizada das 09 horas às 16 horas, no Centro de Especialidades (CESPE). Na sexta a aplicação da terceira dose será das 09 horas às 11h30.

22 DE NOVEMBRO

A terceira dose estará disponível para as pessoas com 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até o dia 22 de junho.

23 DE NOVEMBRO

A terceira dose estará disponível para as pessoas com 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até o dia 23 de junho.

24 DE NOVEMBRO

A terceira dose estará disponível para as pessoas com 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até o dia 24 de junho.

25 DE NOVEMBRO

A terceira dose estará disponível para as pessoas com 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até o dia 25 de junho.

26 DE NOVEMBRO

A terceira dose estará disponível para as pessoas com 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até o dia 26 de junho.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Os trabalhadores de saúde que ainda não tomaram a terceira dose terão uma nova oportunidade de na sexta-feira (26). As doses serão aplicadas das 13h30 às 15 horas, no CESPE.

As orientações sobre a dose adicional para indivíduos imunossuprimidos permanecem sem alterações. O cronograma para primeiras e segundas doses também permanece inalterado.

NOVAS ORIENTAÇÕES

Ainda há novas orientações. A Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV) orienta:

-        Uma dose de reforço da vacina COVID-19 a todos os indivíduos com mais de 18 anos de idade, que deverá ser administrada 5 meses após a última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac;

 -    Para os indivíduos vacinados com o imunizante do Laboratório Janssen em seu esquema primário, aguarda-se definição do Ministério da Saúde para complemento do esquema sequencial de doses;

 -        A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independente do esquema vacinal primário;

-        Prioritariamente deverão ser vacinados os idosos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas e demais grupos prioritários.

A SMS informa que irá divulgar a organização assim que receber doses para este fim (atualmente não há doses disponíveis para iniciar o processo de dose de reforço para a população em geral), só para continuidade das pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde, conforme cronogramas divulgados

A SESA afirma que as doses de reforço serão distribuídas para os municípios em tempo oportuno, tão logo sejam entregues pelo Ministério da Saúde ao Estado do Paraná.

Faça seu comentário!