Onze unidades de Eucalipto (Eucalyptus Spp), da Praça Horácio Klabin, começaram a ser retiradas pela Administração Municipal, na quinta-feira (18). Os trabalhos fazem parte da revitalização da Praça iniciados no ano passado.

O Eucalipto é considerado, pelo Instituto de Água e Terra (IAT), como uma espécie exótica e invasora, e determina por portaria que sejam erradicados ou substituídos por representarem uma ameaça a ecossistemas.

Durante a retirada foram constatados que as unidades apresentavam a saúde comprometida, com troncos ocos, sob ataque de cupins e apresentando elevado risco à comunidade. No local será construído o “Mundo da Criança”, um espaço para o lazer e diversão das crianças.

“Neste local teremos o maior playground do município e a nossa população terá uma surpresa muito positiva”, anunciou o prefeito Dr. Márcio.

O secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nando Matos, falou sobre o cumprimento da legislação em vigor. “São árvores belíssimas, mas que não deveriam estar no ambiente urbano”, frisou.

O secretário explicou que as espécies invasoras competem com as nativas e provocam um desequilíbrio no ecossistema além de tomarem proporções gigantescas, como as que estão sendo retiradas da Praça Horácio Klabin que tem altura estimada de 20 metros.

Outro ponto destacado pelo secretário foi o risco de acidentes, pois a previsão é que a utilização do local será grande. “A segurança sempre em primeiro lugar, nada vale mais que uma vida. Neste espaço teremos crianças por todos os lados e não desejamos que venham a ser atingidas por galhos, ou que uma queda de um elemento desse aconteça. As consequências seriam catastróficas. O momento adequado para supressão é agora, durante a obra”, esclareceu.

A Praça está sendo revitalizada pela empresa C & Z Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública, e o valor da obra é de R$ 3.953.503,40. Também está previsto o plantio de duzentas novas espécies nativas e frutíferas através do “Programa Telêmaco + Verde”, criado pelo Decreto N° 30098 de 19 de dezembro de 2023.

Faça seu comentário!