Depois de 17 anos a Esquadrilha da Fumaça voltou a se apresentar em Telêmaco Borba.Milhares de pessoas acompanharam a demonstração, na sexta-feira (17), no Centro de Eventos Mieceslau Malinowski – Meteco.

A apresentação no céu de Telêmaco Borba faz parte das festividades de aniversário de 59 anos do município.

Com duração de 35 minutos e 50 manobras diferentes, a maioria de voo invertido, a demonstração envolveu o público presente no Centro de Eventos.

COLETIVA

A Esquadrilha da Fumaça chegou em Telêmaco Borba por volta das 10h30 e foi recepcionada pelo prefeito Dr. Marcio Matos, pela vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo, secretários municipais e vereadores no Aeroporto da cidade.

Após a recepção foi realizada uma coletiva para a imprensa com o Capitão Neves, Tenente Coronel Garcia e Capitão Bezerra. O Capitão Neves revelou que Telêmaco Borba foi a cidade de sua primeira apresentação. “Eu nunca vou esquecer essa cidade, pois nela vou fazer a minha estreia na Esquadrilha”, disse. Ele relatou que viu pela primeira vez uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, quando tinha 15 anos, que gostou tanto que decidiu que faria parte da equipe e hoje faz sua estreia.

 ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do "Esquadrão de Demonstração Aérea" (EDA), da Força Aérea Brasileira, cujo objetivo é realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).

As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.

Em 1969, a Escola de Aeronáutica foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA) permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada oficialmente denominada Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

Sua missão é "realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB)".

Faça seu comentário!