O evento "Inovação e Empreendedorismo no Serviço Público", em celebração aos 60 anos do nosso município, foi um verdadeiro sucesso, reunindo uma audiência diversificada e engajada. Realizado no dia 20 de março, no Centro de Eventos Mieceslau Malinoswsk, contou com a participação de estudantes e gestores das principais instituições de ensino e pesquisa do município, gerando um ambiente vibrante e inspirador.

UNIFATEB

Para professora Dra. Kelly Iarosz, diretora de Ensino Superior da Unifateb, “inserir novos conceitos e mudar uma cultura não é um processo simples e noto que ao longo do tempo a sociedade telêmaco-borbense já está assimilando novos termos como “startup” e já não é assustador falar em inovação. Vejo que o importante é começar, e nesse processo a “CIDADE INOVA” tem meus elogios. Estou acompanhando a evolução da incubadora e aceleradora desde sua fundação e vejo que estão no seu tempo, crescendo aos poucos e se apresentando aos munícipes para parcerias e para todo apoio necessário”.

O evento realizado pela Cidade Inova durante a Expo TB 2024 foi um diferencial, estiveram presentes, além da professora Kelly,  professor Dr. Rodrigo Lima (diretor de Pesquisa e Extensão), professora Islene Souza (coordenadora Pedagógica), Professora Dra. Bianca Sandrino (coordenadora de Ciências Exatas, Naturais e Engenharias), professor Me. Douglas Dal Molin (coordenador de Saúde), professora especialista Fabia Theis (coordenadora do Complexo Laboratorial e dos cursos técnicos), professora Flavia Flores (coordenadora do hub de carreiras). Todos ficaram entusiasmados com as novas perspectivas de parcerias nas mais diversas frentes.  “A inovação não está apenas em tecnologia, apesar do conceito estar atrelado ao longo do tempo, muitas outras abordagens também podem ser classificadas como inovação. Podemos inovar nos mais diversos segmentos. A invenção inovadora que salvou mais de 50 milhões de pessoas, ainda salva e se chama “soro caseiro” vai de encontro com isso. Precisamos inovar, mas precisamos também reconhecer o ambiente onde vivemos e onde iremos testar nossas ideias”, completou a Dra. Kelly.

A presença ativa dos estudantes e gestores das principais instituições de ensino e pesquisa do município adicionou uma camada adicional de dinamismo ao evento, enriquecendo as conversas e promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Segundo Josemir Zanetti, chefe de Divisão de Desenvolvimento Econômico, esta ação que é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável e promover uma cultura de inovação em nossa comunidade.

Além dos temas, o evento também proporcionou oportunidades de networking valiosas, permitindo que os participantes se conectassem e colaborassem em projetos futuros. O clima de colaboração e entusiasmo que permeou o evento é um testemunho do compromisso da nossa comunidade com a inovação e o progresso.

Para a professora Rita de Cassia Gomes Pedroso Kroll, professora de Geografia e Sociologia do SESI "No dia 20 de março, os alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi e alunos do Senai, participaram de um bate papo que aconteceu na tenda do pavilhão de exposições da cidade, também estavam presentes no evento outras entidades que representam a educação. Foi apresentado o programa Cidade Inova Aceleradora de Startups, um projeto cujo o objetivo é incentivar as pessoas do município a terem ideias e colocarem em prática. Primeiramente foi debatido sobre o conceito de inovar, e se chegou à conclusão que é muito importante que se criem propostas novas, e que essas ideias se concretizem pois são condutoras de desenvolvimento. Os estudantes representam o futuro da sociedade e incentivar estes a inovar é criar um futuro repleto de possibilidades. Na conversa também foi informado que a prefeitura está atuando nesse projeto com diversas parcerias, entre elas: consultoria do Sistema Fiep e SEBRAE. O objetivo do projeto é incentivar de uma maneira dinâmica a criação de algo novo, para progredir no desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade."

O secretário Weliton entende que a Inovação deve estar presente em todos os segmentos da sociedade, e que o Cidade Inova ainda está em seus primeiros passos é que visualiza grandes conquistas em um futuro próximo.

SISTEMA FIEP - SESI/SENAI

Também acompanhou os trabalhos a professora Jeanete Santos Silva que enfatizou a relevância dessa parceria entre o sistema FIEP e a Prefeitura Municipal, que proporciona aos alunos a oportunidade de conhecer mais a fundo sobre esses programas, além de motivá-los e oferecer a chance de participar e inscrever seus projetos. Essa iniciativa é fundamental para estimular o empreendedorismo entre os alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade. A participação dos alunos do SESI/SENAI demonstra o engajamento da comunidade educacional em buscar soluções inovadoras para os desafios locais. A colaboração entre a educação e o setor público é essencial para impulsionar o progresso e promover uma cultura de inovação em nosso município. Em resumo, o evento "Inovação e Empreendedorismo no Serviço Público" foi uma oportunidade única para os alunos do SESI/SENAI se engajarem em discussões sobre inovação e empreendedorismo, e para explorarem as oportunidades oferecidas pelo programa Cidade Inova. Juntos, estamos construindo um futuro mais inovador e próspero para todos.

João Pedro Germiniano, analista Sênior de Inovação - Sistema Fiep, que acompanha todo o trabalho do CIDADE INOVA e participou ativamente do evento, declarou que “A Expo Telêmaco brilhou recentemente ao sediar um evento onde foi apresentado o Desafio de Ideias, uma realização da Incubadora de Startups Cidade Inova. Esse marco não apenas reflete o compromisso da comunidade em enfrentar questões cruciais, mas também evidencia sua determinação em promover a inovação como motor de mudança. Ao estimular a participação ativa dos cidadãos e incentivar soluções criativas, o Programa de Ideias, realizado pela incubadora de startups Cidade Inova, não só abre caminho para um futuro mais promissor, mas também fortalece a cultura empreendedora e inovadora da cidade, inspirando a colaboração e impulsionando o crescimento econômico.”

ACITEL

A Acitel também prestigiou o evento, com a presença do secretário executivo Ardson Lellis da Costa e Silva e Flávia Alves da Silva, do setor Comercial. Para Ardson “esta ação é de muita relevância para o futuro dos nossos jovens, a cultura de Inovação traz novas possibilidades e perspectivas para o nosso município."

Outro destaque do evento vai a participação da empresa parceira do CIDADE INOVA, Grants Office uma empresa global de consultoria especializada na obtenção de recursos financeiros. Natali Bahena Benck - Grants Development Consultant, demonstrou as várias possibilidades de buscar recursos financeiros no Brasil e no mundo para atividades de Inovação. “O evento representou um marco significativo para o município, pois atuou como catalisador na promoção de uma cultura de inovação. Nele, foram demonstrados os diversos meios de obtenção de recursos financeiros, tanto para o município quanto para o setor privado, destacando a importância de estratégias eficazes para alcançar o sucesso”.

Nos próximos dias será agendada mais uma atividade com todas as instituições onde serão apresentados os desafios. Será realizado um Hackathon com premiação aos participantes vencedores.

Faça seu comentário!