O bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – BNH começou a fazer a coleta seletiva de lixo nesta semana. Isso foi possível a partir da distribuição de sacolas retornáveis para a separação e descarte de materiais recicláveis, durante mutirão realizado no sábado (17). A ação foi realizada pela Prefeitura e pelo Programa de Resíduos Sólidos, executado pela Klabin, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi. 

Cerca de 150 voluntários foram responsáveis pela entrega, casa a casa, de 800 sacolas, cada uma com capacidade para 200 litros. A partir de agora, toda as terças-feiras, a partir das 7 horas da manhã, o caminhão passará no bairro para coletar os materiais recicláveis. As sacolas de cada residência são esvaziadas e devolvidas aos moradores. O sistema já funciona com sucesso no Jardim Bandeirantes, primeiro bairro em que a coleta seletiva foi realizada. Os moradores do BNH que não estavam em suas residências no momento da distribuição poderão retirar as sacolas na Escola Municipal Péricles Pacheco da Silva.

A presidente da Associação de Moradores do BNH, Maria de Lourdes Mariano Joia, ficou impressionada com a organização e sucesso do evento. “Nosso bairro recebeu muito bem o programa e com certeza melhoraremos a separação do lixo”, disse. Celso Maciel de Almeida, morador do bairro, elogiou a orientação dada pelos voluntários: “Mais do que a distribuição de sacolas, a sociedade carece de pessoas que possam esclarecer e orientar como fazer a melhor separação dos resíduos.”

A iniciativa do Programa de Resíduos Sólidos também contou com a participação de 45 alunos, de 8 a 10 anos, das 3ª e 4ª série da Escola Municipal Péricles Pacheco da Silva. Eles estudaram toda a teoria do programa, visitaram a cooperativa ambiental e puderam, no sábado, colocar em prática o aprendizado que tiveram orientados pela coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Irandy Penha Cezar Carneiro. “Foi uma experiência gratificante”, destacou Irandy.

Para o coordenador de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Henrique Luvison Gomes da Silva, o sucesso da metodologia de coleta seletiva vai motivar a ampliação para outros bairros do município. “Após a distribuição das sacolas a qualidade do material reciclável recebida pela cooperativa melhorou: materiais bem separados, secos e sem resíduos de lixo comum, como água e resto de alimentos”, afirma.

Participaram da ação voluntários da Klabin, Prefeitura, Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba, Grupo de Escoteiros Monte Alegre e professores e alunos da Escola Municipal Péricles Pacheco e do Colégio Estadual Presidente Vargas.

Faça seu comentário!