A Prefeitura de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), adquiriu, no mês de janeiro deste ano, uma grade aradora.

O equipamento representa um avanço significativo no apoio aos pequenos produtores rurais do município. Essa iniciativa, inserida no Programa de Incentivo à Agricultura Familiar (PIAF) conforme estabelecido no Decreto 28380, demonstra o compromisso em fortalecer o setor agrícola local.

A ampliação da largura de trabalho da grade, agora com 16 discos e 2 metros, reflete o empenho em proporcionar maior eficiência no preparo do solo para o plantio. A flexibilidade de acoplar a nova grade ao trator já utilizado pelos produtores é uma medida prática que facilita a adoção dessa tecnologia pela comunidade rural.

Os produtores rurais familiares podem solicitar o serviço entrando em contato com a SMTIC, que disponibilizará um servidor para verificar o local e incluir na agenda do serviço. A ênfase na importância da participação ativa da comunidade destaca a intenção da administração municipal em garantir um atendimento eficaz às necessidades da agricultura local.

É crucial ressaltar a dependência do serviço em relação às condições climáticas para uma execução satisfatória, evidenciando a preocupação com a responsabilidade ambiental e a necessidade de realizar o trabalho de gradagem de forma sustentável.

Além disso, a vice-prefeita Rita Mara Araujo destaca a importância de um olhar abrangente da gestão pública, cobrindo todos os setores da comunidade. Sua declaração reforça a necessidade de uma abordagem holística para promover o desenvolvimento sustentável do município, assegurando o bem-estar e a prosperidade dos habitantes.

O reconhecimento do trabalho da Secretaria, pelo Secretário Weliton Franco, complementa essa perspectiva, destacando a colaboração e dedicação da equipe envolvida no apoio aos produtores rurais. O chefe de Divisão Josemir Zanetti reforça que o apoio à agricultura familiar é um ponto forte da atual gestão, sendo ainda muito a ser ampliado como o Projeto da Cultura do Morango que em breve terá ampliação.

Faça seu comentário!