A vice-prefeita, Rita Araújo, e a secretaria municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, participaram na noite de quinta-feira (07), da aula inaugural do curso de Licenciatura em Computação, oferecido na modalidade EaD pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Telêmaco Borba.

A aula inaugural aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A responsabilidade do curso é do Polo UAB. A Universidade Aberta do Brasil – UAB é um programa federal presente em aproximadamente 900 municípios nas 27 unidades da federação oferecendo cursos de graduação e especialização em regime de parceria com as Universidades Públicas Federais e Estaduais.

Além da vice-prefeita e da secretaria municipal de Educação, comporam a mesa de honra o professor doutor, Mário José VanThienen da Silva representante da UFPR, e a coordenadora do Polo UAB em Telêmaco Borba, Jocilene Pupo Ribeiro.

 Rita explicou que formou-se em Farmácia e Bioquímica pela UEPG e demonstrou todo seu apreço e carinho pela universidade pública. Ela lembrou, que no tempo do ex-prefeito Eros Danilo Araújo, foi instalado o Instituto Federal do Paraná na cidade, e o único local disponível era onde então ficava o CTG. “Nós pagamos um preço, mas com educação nunca é gasto, sempre é investimento, pois transforma a sociedade. Hoje temos cerca de mil alunos fazendo cursos técnicos, tecnólogos e superior no IFPR”, destacou.

A vice-prefeita aproveitou para desejar sorte aos novos acadêmicos. “Que vocês tenham orgulho de estar fazendo um curso superior, principalmente numa área de grande demanda. Que daqui quatro anos possam levantar o canudo como formados”, discursou.

A secretaria de Educação destacou a sua gratidão pela UTFPR escolher Telêmaco Borba para abrir o curso. “Quero agradecer ao professor Mário pelo bom público que poderá fazer o curso em Telêmaco Borba, ao prefeito e a Rita que não medem esforços para manter funcionando o Polo UAB. E agradecer e desejar aos acadêmicos uma ótima jornada acadêmica”, desejou, Rosimeyre.

Jocilene explicou aos graduandos que o polo tem os tutores e está sempre a disposição dos acadêmicos. “Estou muito contente de recebe-los. Sempre que precisar do polo, nos procurem, pois temos tutores que lhes darão todo o apoio. Vocês terão dúvidas e dificuldades, mas sejam sempre perseverantes”, incentivou.

O doutor Marcos, antes de iniciar a aula inaugural, relembrou da luta para instalação do campus do IFPR na cidade e elogiou os esforços feitos na época, que estão dando frutos agora. Em seguida ele deu início à aula e tirou dúvida dos acadêmicos.

 

Faça seu comentário!