A procura pelos atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) no ano passado tiveram um aumento.
A informação foi do secretário de Assistência Social Cleverson Silva dos Santos que relatou que o aumento retrata o compromisso e a confiabilidade nos atendimentos dos serviços e programas oferecidos pela Secretaria.
“Desde o início da pandemia de Covid-19, tivemos um aumento significativo em todos os serviços prestados pela SMAS, a qual trouxe diversos reflexos para a população de maneira em geral, especialmente aos usuários da Política de Assistência Social”, disse Cleverson reforçando que com o aumento da demanda foi necessário planejar e propor ações para garantir o acesso aos serviços e benefícios.
Ele explicou que a SMAS está organizada, conforme prevê o Sistema Único de Assistência Social SUAS, estruturada a partir dos serviços da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, além do trabalho desenvolvido pela Divisão de Capacitação e Geração de Trabalho e Renda.
Divisão de Proteção Social Básica
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Cidade Nova, Monte Alegre e Rio Alegre, os quais são a porta de entrada para a Política de Assistência Social e atuam no sentido de garantir acesso aos direitos sociais das famílias e/ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e/ou risco social o atendimento foi intenso.
Protocolo de Atendimento dos CRAS. (Acesse aqui)
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade |
CRAS Cidade Nova |
CRAS Monte Alegre |
CRAS Rio Alegre |
Total |
Acompanhamentos pelo PAIF |
83 |
121 |
77 |
281 |
Inclusões no Cadastro Único |
393 |
749 |
233 |
1.375 |
Atualizações de Cadastro Único |
879 |
1.774 |
661 |
3.314 |
Para acesso ao BPC |
52 |
147 |
43 |
242 |
Visitas domiciliares |
410 |
980 |
448 |
1.838 |
Benefícios eventuais concedidos |
3.802 |
5.684 |
2.445 |
11.931 |
Atendimentos individualizados |
11.340 |
18.453 |
6.769 |
36.562 |
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo o Centro de Convivência da Criança (CCC), o Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), os quais possuem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os/as participantes.
Protocolo de Atendimento dos SCFV. (Acesse aqui)
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade |
CCC |
CCAJ |
CCI |
Total |
Usuários/as inscritos/as |
129 |
89 |
580 |
798 |
Atendimentos |
13.652 |
7.441 |
17.080 |
38.173 |
Central de Alimentos, onde são produzidos e entregues diariamente pães e leite de soja, tanto para famílias/indivíduos encaminhados/as pelos CRAS, CREAS e Serviço de Acolhimento, como entidades socioassistenciais e demanda espontânea (uma unidade de cada item).
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade |
Total |
Entidades atendidas |
06 |
Serviços Socioassistenciais atendidos |
07 |
Pães concedidos |
115.866 |
Leites de soja concedidos |
106.652 |
Divisão de Proteção Social Especial
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sendo o CREAS Samuel Klabin, o qual tem como objetivo oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos.
Protocolo de Atendimento do CREAS. (Acesse aqui)
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade |
Total |
Acompanhamentos pelo PAEFI |
276 |
Adolescentes em cumprimento de MSE em meio aberto e meio fechado |
73 |
Pessoas abordadas pelo Serviço de Abordagem |
42 |
Visitas domiciliares |
711 |
Benefícios eventuais concedidos |
1.975 |
Atendimentos em grupo |
47 |
Atendimentos individualizados |
11.653 |
Albergue Municipal Noturno, o qual se destina ao abrigo provisório e emergencial a adultos, com atendimento socioassistencial às pessoas que se encontram em trânsito e/ou em situação de rua, com vistas à garantia dos direitos à cidadania e inclusão social.
Protocolo de Atendimento do Albergue. (Acesse aqui)
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade |
Total |
Atendimentos realizados |
579 |
Concessões – Pernoite |
642 |
Benefícios concedidos (Almoço/Janta/Café da Manhã/Banho/Roupas/Cobertor) |
1.410 |
Serviço de Acolhimento, sendo o Abrigo Vida Nova e a Casa Lar Novo Amanhã, que têm por objetivo o acolhimento institucional de crianças e adolescentes que se encontram afastados do convívio familiar por determinação Judicial.
Protocolo de Atendimento do Serviço de Acolhimento. (Acesse aqui)
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade |
Abrigo Vida Nova |
Casa Lar Novo Amanhã |
Total |
Crianças/Adolescentes acolhidos/as |
22 |
02 |
24 |
Visitas domiciliares |
196 |
196 |
|
Atendimentos |
226 |
226 |
Divisão de Geração de Trabalho e Renda
Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP), contando com uma unidade no Centro e uma no bairro Jardim Bandeirantes, os quais ofertam cursos de manicure/pedicure, cabelereiro, corte e costura e artesanato.
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade |
Total |
Usuários/as inscritos/as no CEMEP Centro |
42 |
Usuários/as inscritos/as no CEMEP Jardim Bandeirantes |
49 |
Atendimentos de corte de cabelo |
366 |
Atendimentos de manicure/pedicure |
181 |
Núcleos de Trabalho dos Clubes de Mães que acontecem em diversos bairros do município, os quais possuem como objetivo construir um espaço de convivência e geração de renda para mulheres.
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade |
Total |
Núcleos de Trabalho |
26 |
Mulheres atendidas |
389 |
Loja Cidadã, a qual se trata de programa onde os/as usuários/as encaminhados/as e acompanhados/as pelos serviços da SMAS podem escolher e experimentar roupas e calçados que receberão como benefício eventual, após avaliação.
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade |
Total |
Itens doados pela população |
Aprox. 12.000 |
Peças concedidas |
7.124 |
Famílias/indivíduos atendidos |
692 |
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