O mês de setembro foi marcado por diversas atividades no Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ) de Telêmaco Borba.

Os jovens participaram da 17° Primavera dos Museu, celebraram o Dia Nacional do Adolescente e participaram de uma formação sobre a saúde dos jovens, refletindo sobre o Setembro Amarelo (Prevenção ao Suicídio), Setembro Verde (Inclusão da pessoa com deficiência) e o Setembro Azul (História e Direitos das Pessoas Surdas).

Na Primavera dos Museus (Aprendendo com o passado, vivenciando o presente e construindo o futuro), os jovens participaram das atividades que englobou o tema “Memórias e Democracia – LGBT+, indígenas e quilombolas.

A vivência oportunizou uma reflexão quanto a memória como elemento essencial para a construção da democracia para a promoção da igualdade e da justiça social.

Preservar as memórias das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é fundamental para que suas lutas, realizações e identidades sejam valorizadas e respeitadas na sociedade contemporânea.

O Dia do Adolescente é comemorado junto com o Dia da Árvore (21 de setembro) e a comemoração foi desenvolvida para criar uma conexão com a natureza. Os jovens participaram de passeios e piquenique nas praças (Bosque dos Pássaros/Praça da Família).

Outra ação, intitulada Vamos olhar para a saúde do jovem?, foi a palestra com a estagiária Andreia Melo em alusão ao Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens que é comemorado no dia 22 de setembro, e abordou a conscientização da população de adolescentes e jovens quanto aos seus direitos e deveres ao que se refere a saúde e o papel de cada um no processo de construção efetiva perante a qualidade de vida da geração de adolescentes e jovens do país.

 

 

Faça seu comentário!