O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) continua chamando a atenção com a programação de eventos do “Agosto Lilás”, que visa o enfrentamento à violência doméstica e familiar.

 As rodas de conversas estão sendo feitas em todas as secretarias, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), CRAS, CREAS, CAPS e entidades.

Os servidores da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) participaram da roda de conversa na sexta-feira (18).  Além da troca de experiências, foi esclarecido para os participantes sobre a violência contra a mulher, sobre as leis que amparam as mulheres, os tipos de violência e outros.

Quem participou da roda também teve a oportunidade de ver a exposição na Biblioteca Municipal, com livros somente sobre mulheres.

Os servidores das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos e de Administração também receberam a roda de conversa.

A orientação também foi feita No dia 18 de agosto, o CMDM esteve no programa da rádio Massa “Mulher entende Mulher” com Ketty Neves. Foi falado sobre os vários tipos de violência que não é somente a física, mas que pode ser moral, patrimonial entre outras.

Outra informação importante foi que o agressor pode ser denunciado pela pessoa agredida ou por outra que tenha presenciado a violência. A denúncia pode ser feita pelo telefone 180.

No sábado (19), o assunto foi levado para a comunidade do Jardim União junto com o Projeto Brincar. Durante toda a tarde, as atividades de recreação e lazer foram integradas com as ações de alerta contra a violência da mulher. Elas receberam orientação, informação, esclareceram dúvidas e foram orientadas sobre as leis que amparam e punem o agressor. A ação também contou com a distribuição de panfletos.

No período da manhã, o CMDM também realizou atividades de combate a violência na Praça da Família em conjunto com as comemorações da Semana da Família, promovida pela Prefeitura, Movimento Familiar Cristão, Igreja Batista Betel.

Nesta segunda (21), mais informações foram repassadas para a comunidade, no programa “Show da Manhã” com Márcio Luiz.

Na sexta-feira (25), às 14 horas, está programada uma blitz na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

As comunidades do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Guarda Mirim também receberão ações do “Agosto Lilás”.

As ações do “Agosto Lilás” estão sendo realizadas pelo CMDM em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão das Mulheres Advogadas.

 

 

 

 

 

Faça seu comentário!