Mais de 100 pessoas participaram da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a Fome e Garantir Direitos” realizada no dia 19 de julho, no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Entre os participantes marcaram presença representantes do poder público à nível municipal e estadual, sociedade civil, representantes de serviços socioassistenciais, convidados, instituições de ensino, de conselhos de classe profissional, de serviços de saúde, trabalhadores do SUAS e demais políticas públicas, observadores, e população em geral.

A mesa foi composta pelo palestrante e o chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB/PR) - Regional de Ponta Grossa Marcelo Ferreira Hupalo, pelos secretários Cleverson Silva dos Santos (SMAS), Rosimeyre Barbosa Carneiro Siqueira (SME), Rubens Benck (SGG) - representando o prefeito Dr. Marcio Artur de Matos e a representante do Conselho Regional de Nutrição/PR e presidente da Conferência Larissa Dacal de Azevedo.

As autoridades frisaram a importância da construção de uma política de segurança alimentar de forma coletiva, em que a sociedade participe ativamente, e seja ouvida e a urgente necessidade de se discutir comida de verdade e o direito humano à alimentação adequada.

A 1ª Conferência promoveu espaço para ampla discussão entre o poder público e a sociedade civil sobre a temática, no sentido de identificar a necessidade do fortalecimento da democracia e da participação social como fundamental para o restabelecimento de condições dignas de vida e cidadania, fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome com comida de verdade e com o direito humano à alimentação adequada, por meio de sistemas alimentares justos, sustentáveis, promotores de saúde e da soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Durante a Conferência foi realizada a eleição do segmento não governamental para a formação/criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), que deve ser constituído por 2/3 de representantes não governamentais e 1/3 de representantes governamentais.

O COMSEA de Telêmaco Borba será formado por nove representações, titulares e suplentes, sendo seis representantes do segmento não governamental e três representantes do segmento governamental, cumprindo a regra estabelecida pelo CONSEA de 2/3 e 1/3 respectivamente para sua composição, conforme definidos junto ao protocolo do evento.

  

I - Três representantes de Serviços Socioassistenciais do município

II – Um representante de Conselho de Classe Profissional – Conselho Regional de Nutrição

III – Um representante de Associação de Moradores do Município

IV – Um representante do Sindicato Rural de Telêmaco Borba.

 

Desta forma, durante a Conferência foram eleitos seis representantes do segmento não governamental (Asilo São Vicente de Paulo – ASVP, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Telêmaco Borba – APAE/TB; Conselho Regional de Nutrição – CRN/PR; Associação Educacional Fanuel - Guarda Mirim de Telêmaco Borba; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Telêmaco Borba e Associação de Moradores da Vila Rural Brilho do Sol).

 O segmento governamental para ocupar 1/3 das vagas, será indicado pelo Poder Executivo.

O evento contou com a presença de sete técnicos do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, da SEAB/PR – Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Regional de Ponta Grossa, que auxiliaram na condução das atividades previstas na programação, bem como na realização da palestra magna, a qual foi conduzida pelo chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado do Abastecimento – SEAB/PR,  Sr. Marcelo Ferreira Hupalo, com o tema: “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a Fome e Garantir Direitos”.

Foram eleitos três delegados para a etapa regional das conferências de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Ponta Grossa, no mês de agosto de 2023, sendo dois delegados do segmento não governamental e um do segmento governamental (titulares e suplentes).

Para o segmento governamental foram eleitas: Jéssica Camila da Rocha (SMAS), como titular, com 19 votos e, Janete Aparecida Gomes Marques (SME) como suplente, com 15 votos.

Para o segmento não governamental foram eleitos como titulares: Conselho Regional de Nutrição – Marielle Carolina Fiori, com 23 votos, Conselho Regional de Nutrição – Larissa Dacal de Azevedo, com 21 votos, e como suplentes, respectivamente: Clube de Mães – Eliane Schimidt de Freitas, com 9 votos e Asilo São Vicente de Paulo de Telêmaco Borba – José Alberto Mateus Pereira, com 7 votos.

Na plenária final foram aprovadas 17 propostas de responsabilidade municipal, estadual e federal, as quais foram encaminhadas para a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, assim como o relatório final da conferência e demais documentos foram encaminhados para a SEAB/PR – Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Regional de Ponta Grossa.

 

 

Faça seu comentário!