As mulheres aderiram e a “1ª Caminhada do Meio-dia” em Telêmaco Borba reuniu a comunidade no sábado (22). Faixas, cartazes, balões e o apelo pela não violência contra a mulher fizeram parte do trajeto que saiu da Praça de Família e seguiu pela Avenida Horácio Klabin.

A Caminhada em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi realizada simultaneamente em 73 municípios do Estado e teve o objetivo mobilizar a sociedade para uma reflexão para erradicar a extrema violência de gênero.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Bruna Luana Souza Javorski, esse primeiro evento organizado pelo Conselho foi um sucesso e teve uma participação expressiva da sociedade. “Estamos felizes com o resultado que atingiu todo o público, conscientizando a sociedade civil em relação ao feminicídio e acredito que conseguimos deixar marcada essa data”, enfatiza.

Bruna lembra que no próximo mês, o “Agosto Lilás”, Campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher – será organizada diversas ações de conscientização. “Teremos uma programação especial para alertar e orientar o maior número de pessoas possível”, finaliza.

Em Telêmaco Borba, de acordo com dados do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), 50 mulheres vítimas de violência doméstica são acompanhadas pelo Centro.

A organização da Caminhada foi do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

 

Dia de Combate ao Feminicídio

O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo Governo do Estado. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.

Faça seu comentário!