A primeira reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) foi realizada no último dia 23 de junho e definiu, a diretoria, os trabalhos e as diretrizes do órgão que visa garantir os direitos das mulheres.

A reunião teve na pauta a apresentação dos membros titulares e suplentes do CMDM, definir a diretoria, por meio de eleição. O grupo elegeu a psicóloga Bruna Luana Souza Javorski como presidente, a assistente social Roberta de Paula Ferreira como vice-presidente e a secretária executiva ficou com a assistente social Flávia Bueno da Luz.

Nesse primeiro encontro foi apresentado a forma como deverão ocorrer os trabalhos no Conselho. De acordo com a presidente do CMDM, Bruna Luana Souza Javorski, os trabalhos serão por meio da adoção de mecanismos e instrumentos que assegurem a participação e o controle popular sobre as políticas públicas para a promoção e garantia dos direitos da mulher, bem como da sua forma de manutenção e das possíveis demandas.

A vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo participou da reunião ressaltando a importância do Conselho para o desenvolvimento das políticas públicas. “Estou muito feliz e orgulhosa em participar desse encontro, pois o CMDM é uma ferramenta importante para as mulheres do nosso município. Ele é um espaço de decisões e deliberações que vão assegurar o direito das mulheres”, enfatizou.

A conquista do Conselho também foi destacada pelo secretário municipal de Assistência Social Cleverson Silva dos Santos. “Precisávamos de um Conselho que cuidasse especificamente da política de atendimento para as mulheres e vamos apoiar as ações e projetos propostos. O CMDM está vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

 

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM)

O CMDM é um órgão paritário, consultivo, deliberativo e fiscalizador, com o objetivo de assegurar a participação popular e propor diretrizes de ação municipal voltadas à promoção dos direitos da mulher e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade entre os gêneros masculino e feminino.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é formado paritariamente por órgãos governamentais, indicados pelo Poder Executivo Municipal, secretarias municipais com interesses afins (titulares e suplentes), além de representantes não governamentais, os quais foram eleitos no dia 8 de março de 2023, no Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, sendo estes usuários da política de atendimento e organizações da sociedade civil e conselhos de classe profissional, conforme estabelece a Lei Municipal nº 2.436/2022.

Faça seu comentário!