A retomada do Programa Estadual Nossa Gente Paraná em Telêmaco Borba foi definida numa reunião no dia 31 de maio.

A reunião foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio das equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS Monte Alegre/Cidade Nova/Rio Alegre).

O Programa envolve o Governo do Estado e municípios e leva ações de saúde, educação, habitação, geração de renda, apoio à agricultura familiar. O objetivo é alavancar a superação de famílias vulneráveis.

Segundo o secretário Estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ederson Colaço, o Programa foi concebido enquanto estratégia para a união de

forças entre Estado, municípios e comunidades, com foco no acompanhamento das famílias em situação de maior vulnerabilidade social.    

                                                                                                                                                                                     São inúmeros os objetivos do Programa entre eles o estabelecimento de uma rede integrada de proteção às famílias por meio da oferta de um conjunto de ações planejadas de acordo com as necessidades e especificidades do território onde residem, viabilizando o acesso aos seus direitos sociais, promovendo o protagonismo, autonomia, promoção social e emancipação das famílias que vivem em situação de alta vulnerabilidade e risco social.                                                                                                                                             

O Programa envolve representantes das secretarias municipais (principalmente nas áreas da assistência social, saúde, educação, habitação e trabalho) organizados em comitês e previamente estabelecidos através de decreto municipal, serão devidamente acionados para trabalharem em equipe prezando o crescimento e desenvolvimento das famílias acompanhadas.

Através do sistema disponibilizado pelo Programa, os técnicos tem a possibilidade de identificar as famílias com maior índice de vulnerabilidade social (a partir de dados do Cadastro Único) e estudar estratégias para superação desta condição, através da realização do diagnóstico, do preenchimento do plano e da definição de ações, de maneira articulada com a rede.

Faça seu comentário!