O CCAJ – Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude trabalhou, de 22 a 26 de março, com os adolescentes inscritos, em um primeiro momento sobre Cidadania e ao longo do percurso sobre a cidadania neste período pandêmico que está acontecendo.

A sugestão pedagógica se pautou por meio de algumas questões elencadas para se desenvolver o planejamento dos educadores, tais como: Cidadania tem tudo a ver com solidariedade e respeito, que o lema dos três mosqueteiros: Um por todos e todos por um!

Demonstrar aos jovens que direitos também são deveres. É como uma rua de mão dupla, para que seus direitos sejam respeitados é preciso que se respeite os direitos dos outros. Cada um precisa fazer a sua parte pelo bem de todos.

Entendendo sobre cidadania, num segundo momento buscou-se explorar reportagens para que os adolescentes pudessem se situar da real situação que está se enfrentando referente a Covid no Paraná.

Através das reportagens, relacionar cidadania e algumas atitudes destacadas tais como “lockdown, aglomeração, postura de jogador famoso, fura-filas na vacinação”.

Foi proposto um contraponto dessas com alguns bons exemplos de cidadania.

Mostrou-se que além das grandes empresas e grandes feitos, os adolescentes podem sim fazer sua parte, como procurar manter-se em casa, sair somente se necessário, manter o distanciamento social, higienizar as mãos, usar máscara, evitar aglomerações, orientar os familiares que façam o mesmo.

Professores de Educação Física gravaram vídeos orientando atividades que os jovens podem fazer em casa durante esse período de pandemia.

 

 

Faça seu comentário!