No sábado (13), aconteceu em todo o Brasil o Dia D de Vacinação. E em Telêmaco Borba não foi diferente. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde se mobilizaram e aplicaram 2.384 de vacinas durante todo o dia. Entre os vacinados, estão o prefeito, Dr. Marcio Matos, e o secretário municipal de Saúde, Anderson Catto. 

Segundo dados da SMS, no Dia D foram aplicadas 1.674 doses de vacina contra a Influenza (gripe), 513 contra a Covid-19 e mais 197 vacinas de rotina. “Foi um dia positivo, já que foram aplicadas mais de 2300 doses de vacina, as equipes estiveram empenhadas e dedicadas a este dia”, afirmou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Mesmo com a boa vacinação no sábado, a Saúde alerta que desde o início da campanha de vacinação contra a foram aplicadas 6.933 doses, que representa apenas 30,09% da cobertura preconizada.

Entre os públicos prioritários da campanha, até o presente foram vacinados 34,29% dos idosos, 24,73% das crianças, 13,44% das gestantes e 8,56% das puérperas. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo.

CONTINUA

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação contra Influenza continua. As vacinas estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das UBS’s.

INFLUENZA

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza tem com propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza.

Os grupos prioritários definidos para a campanha de vacinação são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Faça seu comentário!