Domingo, 28 de Dezembro de 2014 Diário Oficial Fale Conosco
Arquivo de Notícias
Por data:
  

24/12/2014 - 11:47
CMEIS PERMANECERO EM RECESSO NAS FRIAS

A Administração Municipal informa que em decorrência da decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em sede do Agravo de Instrumento nº 1324635-2 interposto pelo Município de Telêmaco Borba foi suspensa a liminar que determinou ao Município a interrupção do recesso escolar e o atendimento pelas creches municipais.

Portanto, informamos que os CMEIs permanecerão em recesso no período previsto no Calendário Escolar da Secretaria Municipal de Educação, qual seja de 22/12/14 à 30/01/2015, observando-se ao disposto na Lei das Diretrizes e Bases da Educação.



 

23/12/2014 - 17:14
1 AUDINCIA PBLICA APRESENTA O PLANO INTERMUNICIPAL DE RESDUOS SLIDOS EM TB

O Município de Telêmaco Borba realizou no dia 11 de dezembro, no Auditório Carmen Iolanda Dalécio, a primeira Audiência Pública referente ao Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).

A realização foi da Prefeitura, em parceria com a Tecnoplan – Brach Assessoria de Projetos Empresariais Ltda. com apoio da Klabin e do Consórcio Caminhos do Tibagi.

No evento foi apresentada, a população, o diagnóstico dos Resíduos Sólidos do município, no qual faz parte do processo de elaboração do PIGIRS.

Telêmaco é um dos 7 municípios integrantes do Plano Regional de Resíduos Sólidos, incluindo Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania.

Participaram da mesa diretora dos trabalhos o prefeito Luiz Carlos Gibson e a secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente Isabelle Adamoviski, pela Prefeitura local, Mario Bracht pela Tecnoplan, Julio Cesar Nogueira gerente de Meio Ambiente da Klabin e Claudiomir Schanaider, secretário do Consórcio Caminhos do Tibagi. Presentes os secretários municipais, líderes comunitários e munícipes.

A organização da Audiência coube as engenheiras Ana Paula Tobera Zaikievicz e Lorena Taborda Bonfim da Divisão de Meio Ambiente.

Foi apresentado o Plano como um instrumento de viabilização para universalização da prestação de serviços e deve orientar-se pela Política Federal de Saneamento – Lei 11.455 e pela Política de Resíduos Sólidos – Lei 12.305 de 2010.

O objetivo principal é desenvolver uma proposta integrada entre os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, na área de Resíduos Sólidos Urbanos (lixo urbano), que contemple as peculiaridades locais, mas busque as soluções de forma ambientalmente correta e a favorecer a cooperação entre os municípios, seus governantes e sua comunidade em geral.

O prefeito Luiz Carlos Gibson considera importante a realização da Audiência. "Foi o momento e a oportunidade de todos os munícipes tirarem suas dúvidas e de oferecer suas contribuições para essa questão que é de extrema importância para toda população e para o meio ambiente. Certamente, a cada audiência realizada, a população vai se familiarizando mais com o tema e oferecendo a devida importância do mesmo para comunidade como um todo.

Outras audiências públicas sobre o PIGIRS deverão ser realizadas em 2015.

Foto

Prefeito Luiz Carlos Gibson fala sobre a audiência. "É a oportunidade de todos tirarem suas dúvidas e de oferecer suas contribuições para o meio ambiente"



 

23/12/2014 - 16:14
GIBSON PARTICIPA FORMATURA DOS ALUNOS DO CURSO DE BOMBEIRO CIVIL

Representantes da Secretaria do Trabalho e Indústria Convencional marcaram presença, nesta segunda (22), no evento de formatura dos alunos do Curso de Bombeiro Civil promovido pelo SEST/SENAT.

Este curso foi disponibilizado aos trabalhadores de Telêmaco Borba pela Secretaria do Trabalho e Indústria Convencional através da Agência do Trabalhador onde foram realizadas as inscrições de maneira gratuita.

O evento ocorreu no Centro Comunitário do BNH com a presença de alunos e familiares que puderam desfrutar de momento de confraternização após a entrega dos certificados.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito Luiz Carlos Gibson, o secretário do Trabalho e Indústria Convencional Francisco Joalmir Pucci e o instrutor do SENAT João Didney Junior.

O secretário Joalmir Pucci explanou sobre a história desta profissão, relatando também a importância destes profissionais para a segurança da população.

Durante a cerimônia também foi agradecida a parceria com a empresa Klabin que disponibilizou o local para as aulas práticas, bem como os profissionais da Klabin Albano Alves Machado e Pedro Geraldo Bini que acompanharam os treinamentos no local.

O evento foi repleto de muita emoção com o juramento dos bombeiros e homenagens realizadas aos familiares e instrutores pelos alunos Edson Aparecido Ferreira, Walafer Caique Alves Castanho, Valéria Meireles Fernandes.

O prefeito Luiz Carlos Gibson finalizou o evento expressando sua satisfação em participar de mais uma formatura de um curso de qualificação proporcionado por esta administração, pois estes cursos tem tornado os trabalhadores mais competitivos para o mercado de trabalho.

Foto

Autoridades presentes na formatura do Bombeiro Civil



 

23/12/2014 - 15:46
HORRIOS DE ATENDIMENTO DOS POSTOS DE SADE NESTE FINAL DE ANO

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as Unidades Básicas de Saúde de Telêmaco Borba funcionarão no dia 24 de dezembro (quarta), até as 11h30, haverá recesso dia 26 (sexta-feira), normal atendimento nos dias 29, 30 e no dia 31 até as 11h30.

O atendimento retorna ao normal no dia 5 de janeiro de 2015 (segunda-feira).

Foto/ilustrativa

Posto de Saúde da Área 6



 

23/12/2014 - 14:51
VACINAO CONTRA A PLIO E O SARAMPO SE ESTENDE AT O DIA 31 EM TB

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu orientação do Estado para permanecer com a vacinação contra a pólio e o sarampo até o dia 31 deste mês de dezembro de 2014.

Os pais ou responsáveis pelas crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos podem levar os filhos para vacinar em dos postos de saúde instalados no município.

O público alvo em Telêmaco Borba é vacinar 4.996 de crianças contra a pólio e 4.437 contra o sarampo. A meta é atingir 95% de cobertura.

A coordenadora municipal de vacinação é a enfermeira Bianca Mitani.

NO ESTADO - O Estado do Paraná atingiu nesta segunda-feira (22) a meta de imunizar 95% do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, iniciada em 8 de novembro. Até a manhã desta segunda, foram vacinadas 624.536 crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Apesar do bom desempenho, a vacina continuará disponível nas unidades de saúde de todo o Paraná até 31 de dezembro. O objetivo é atingir mais 32.748 crianças que fazem parte do grupo prioritário da campanha, mas ainda não tomaram a vacina.

ESSENCIAL – A imunização é essencial para manter o Paraná livre da poliomielite e do sarampo. "A reintrodução destas doenças é possível porque os vírus ainda circulam em outras regiões do Brasil e do mundo", afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Tanto o sarampo quanto a poliomielite estão erradicados no Paraná. O Estado não registra casos de sarampo desde 2000. No entanto, estados da região nordeste do Brasil tiveram casos confirmados de sarampo em 2014.

Já a poliomielite está erradicada no Brasil. Em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovirus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países localizados na Ásia Central, Oriente Médio e África Central ainda registram casos da doença.

Os Postos de Saúde de Telêmaco Borba:

1. ALTO DAS OLIVEIRAS

2. A2

3. A6

4. BELA VISTA

5. BNH

6. CAIC

7. CEM CASAS

8. CENTRO

9. JARDIM ALEGRE

10. MARINHA

11. SANTA RITA

12. SOCOMIM

13. TRIÂNGULO

14. VILA ESPERANÇA

15. VILA IZABEL

16. JARDIM BANDEIRANTES

Fonte : www.aen.pr.gov.br



 

23/12/2014 - 11:28
NATAL COMEMORAES NA CASA DO ARTESO TM APRESENTAES E SHOW PIROTCNICO


Onze dias de festividades marcaram as comemorações de Natal na Casa do Artesão. "O Mundo Mágico do Natal" foi iniciado no dia 12 de dezembro com a participação especial de Guilherme Charneski e Meninas Cantoras da Klabin. A abertura também teve a chegada do Papai Noel acompanhado da Rainha do Município, 1ª e 2ª Princesas, Miss e Miss Teenager.

A Casa do Artesão foi decorada especialmente para receber "O Mundo Mágico do Natal" com um cenário elaborado com trenó, renas em tamanho real, pinheiro de Natal com três metros, presépio de fita tusa, presépio em tamanho real e um espaço exclusivo para casinha do Papai Noel, ambientado, climatizado, sonorizado e iluminado, além de simulação de neve com bolinhas de sabão.

No dia 19 e dezembro um show especial trouxe alegria para a comunidade. Apresentado por Guilherme Charneski, Juca Bala realizou um espetáculo de diversão. O show pirotécnico foi um espetáculo à parte. Mesmo com a chuva, o público não desanimou e prestigiou as atividades.

O show pirotécnico foi uma conquista da Aproart que com a parceria de Posto do Papel, Master Presente, Vinsa, Açougue Monte Alegre, Junior Presente, Olímpia Aviamentos, Toninho Tintas, Mamal, Construlares, Apollus Produções, Materiais de Construções Alvorada, Argecar, Siqueira Florestal, Boticário e Mercado Costa e proporcionou um show de cores no céu.

A decoração contou com a colaboração dos artesãos, da Secretaria de Obras (marceneiros/eletricistas/pintores/soldadores) e da artista Maria Regina Leite que fez toda a pintura dos painéis.

Foto – Juca Bala foi uma das atrações do "O Mundo Mágico do Natal"



 

23/12/2014 - 10:24
PAPAI NOEL ENTREGA PRESENTES NOS BAIRROS DE TB NESTA TERA (23)

A parceria Braslumber, Esquadrão de Cristo e Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Geral de Gabinete (SGG) vai garantir o presente de Natal para aproximadamente duas mil crianças.

A entrega começa nesta terça-feira (23), a partir das 17h30, nos bairros Jardim União, São Luiz, São Silvestre/São João, Recanto Feliz e Vila Rural e terá a participação do prefeito Luiz Carlos Gibson, do secretário Geral de Gabinete Altamir Ramos e a Rainha do Município Bruna Suellen com as demais princesas que estarão vestidas de personagens infantis para brincar com as crianças.

A presença do Papai Noel está garantida e além de bolas, o bom velhinho também vai entregar doces para a criançada.

A atividade é coordenada pela assessora de Integração Comunitária Alana Pereira. Para ela, o trabalho é gratificante, pois é uma forma de levar alegria para as crianças. "É gratificante poder ajudar e proporcionar um Natal mais feliz para nossos pequenos, e com a parceria da Secretaria Geral de Gabinete estamos concretizando essa ação", finalizou.

Foto – A entrega terá a presença do prefeito Luiz Carlos Gibson e do secretário Geral de Gabinete Altamir Ramos



 

23/12/2014 - 10:15
PROCON DIVULGA PESQUISA DE PREOS DE PRODUTOS NATALINOS

Os produtos de Natal foram o foco da pesquisa da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), divulgado nesta terça-feira (23). Realizada em seis supermercados do município, de 15 a 19 de dezembro, a consulta verificou os preços dos 10 itens mais consumidos nas festas de final de ano.

A maior variação foi da uva passa La Violetera que teve o menor preço de R$ 2,49 e o maior de R$ 5,75 uma variação de 130,92%.

A menor variação foi de 0,02% no tender Sadia. O maior preço registrado foi R$ 44,99 e o menor de R$ 44,98.

O PROCON/TB está localizado na Avenida Presidente Kennedy, 298, Centro - DISQUE PROCON (42) 3904-1611 - procon@pmtb.pr.gov.br

Imagem – Dez itens foram pesquisados pelo Procon



 

23/12/2014 - 9:1
VAGAS DISPONVEIS NA AGNCIA DO TRABALHADOR 23/12/2014

Vagas Projeto Puma

O Projeto Puma consiste em uma nova fábrica de celulose da Klabin, a qual será instalada em Ortigueira, Estado do Paraná, a expectativa é que sejam gerados cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos no pico de construção do projeto, é o maior investimento da história da Klabin.

Candidatos as vagas de outros municípios deverão enviar currículo para: agenciadotrabalhador@telemacoborba.pr.gov.br.

OBS: Serão aceitos candidatos que estejam até 700 km da origem do projeto.

-Ajudante de obras com experiência

-Auxiliar de topógrafo com experiência

-Armador com experiência

-Assistente social

-Carpinteiro com experiência

-Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, mediação e similares (inspetor de líquido penetrante)

-Inspetor de estanqueidade com experiência

-Laboratorista de concreto com experiência

-Lixador com experiência

-Maçariqueiro com experiência

-Marteleteiro com experiência

-Mecânico de máquinas pesadas com experiência

-Mecânico reparador de máquinas florestais

-Médico do trabalho com experiência

-Montador de torre de linha de transmissão com experiência

-Motorista de caminhão munk com experiência

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência e curso

-Motorista operador de bomba de concreto com experiência

-Operador de máquina de corte a gás (operador de plasma) com experiência

-Operador de motoniveladora com experiência

-Pedreiro com experiência

-Psicólogo com experiência

-Secretária com experiência

-Soldador RX, TIG, Chaparia com experiência

-Técnico ambiental

-Técnico de documentação com experiência

-Técnico de segurança do trabalho com experiência e CNH "B"

-Vigia com experiência

Vagas disponíveis para Telêmaco Borba

-Auxiliar de produção com experiência

-Auxiliar de produção com experiência

-Comprador com experiência

-Churrasqueiro com experiência

-Empregada doméstica com experiência e referência

-Frentista com experiência

-Guardião

-Motorista de caminhão com experiência

-Motorista bitrem com experiência

-Motorista carreteiro com experiência em viagens longas

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência

-Operador de empilhadeira com experiência

-Professor de Educação Física

-Secador de madeira

-Soldador com experiência (parada)

-Trabalhador da cultura de maça para trabalhar em Vacaria (RS)

-Vendedor de serviços com experiência e CNH "B"

Vaga exclusiva para pessoa com deficiência

-Auxiliar administrativo com experiência

-Auxiliar de almoxarifado

Importante - Para concorrer a qualquer vaga disponibilizada pela Agência do Trabalhador é preciso apresentar a Carteira de Trabalho.

Telefones úteis

Gerência – 3904-1651

Carteira de Trabalho e Banco Social - 3904-1637

Intermediação e fax - 3272-4903

Seguro Desemprego – 3272-1331

www.sine.pr.gov.br - www.setp.pr.gov.br

As vagas aqui listadas estão sujeitas a sofrer alterações a qualquer momento, sem aviso prévio.

Para candidatar-se, é necessário dirigir-se à Agência do Trabalhador (SINE) - de Telêmaco Borba

Não é permitida a divulgação das vagas em outros sites, periódicos e demais meios de comunicação sem autorização expressa da SMTIC, uma vez que as informações são dinâmicas e tem um curto prazo de validade e a divulgação de forma indiscriminada pode causar transtornos aos trabalhadores.

Você poderá também efetuar a sua inscrição e concorrer às vagas anunciadas acessando o site do MTE - Ministério do Trabalho, no seguinte endereço: http://maisemprego.mte.gov.br



 

22/12/2014 - 16:53
TB SOFRE DERROTA DE VIRADA E FICA COM O VICE NA 2 COPA AMCG DE FUTEBOL

Torcedor compareceu em grande número para apoiar o time

O sonho do título da Copa AMCG de Futebol foi adiado, a derrota de virada para Ponta Grossa, 2 a 1, entristeceu jogadores e torcedores de Telêmaco Borba que estavam confiantes.

O tempo nublado e a chuva torrencial que atingiu a cidade momentos antes do jogo não tiraram o ímpeto do torcedor que compareceu, domingo (21) no Minicentro, em grande número, mais de 500 pessoas, para apoiar a equipe de Telêmaco Borba.

A partida marcou o jogo da volta na final da 2ª Copa AMCG de Futebol, promovida pela AMCG Esportes. Em Ponta Grossa no domingo anterior, 14 de dezembro, houve empate em 1 a 1.

JOGO - Na primeira etapa, o jogo foi bastante equilibrado, com ligeiro domínio da equipe local, que articulou bons lances entre o meio campo e ataque, porém pecou no último passe. Em uma dessas oportunidades, aos 15 minutos, Rafael sofreu falta próxima a risca da grande área. Lucianinho cobrou rasteiro no canto direito, a bola ainda tocou na trave antes de entrar. TB 1 a 0 e a torcida foi ao delírio.

Com o elenco de jogadores mais experientes Ponta Grossa não se abateu e buscou na bola parada uma alternativa importante para chegar a igualdade, o que realmente ocorreu. No último lance da primeira etapa, aos 46 minutos.

Em um cruzamento da esquerda a zaga e o goleiro não cortaram a bola sobrou livre para PG empatar, 1 a 1.

Logo no início do segundo tempo, aos 2 minutos, falta em favor do time princesino. A cobrança foi direta para as redes, gol que daria a vitória e o título aos pontagrossenses.

O treinador Silvio Pereira fez todas as alterações que tinha direito, a equipe foi para cima, criou alguns lances de perigo, entre eles uma chance que Rafael teve de igualar na pequena área, mas a bola cobriu a meta.

As duas equipes mandaram bolas na trave no segundo tempo, sendo que pelo PG o atacante driblou o goleiro e definiu na trave, no rebote novo chute no travessão.

Final de jogo, Ponta Grossa campeão da 2ª Copa AMCG de Futebol 2, Telêmaco Borba, vice-campeão, 1.

Silvio parabenizou o time e lembrou que a campanha foi muito boa e que teve todas as condições de ser campeão.

APOIO - O meia Rosembrick, que atuou no TEC em 2001 e 2002, e que defenderá o Fast de Manaus este ano, esteve no vestiário levando seu apoio aos jogadores de Telêmaco.

O presidente e o técnico do Bordeaux, Wellington Oliveira e Paulo Dias respectivamente, acompanharam o jogo. A equipe jogou a final com o uniforme do time telemaborbense.

Nas arquibancadas outros nomes do esporte telemacoborbense, como o jogador Marcelinho que atuou no futsal espanhol, o goleiro Dia que defendeu o Aquarius em outras temporadas, Souza que vestiu a camisa do Mixto Bordô.

FICHA TÉCNICA DE TB – Luan, Nego (Helton), Willian (John Lennon), Barbosa, Garez (Glayson) e Adib (Salsicha); Puga, Marquinhos (Maranhão), Rafael; Mortadela e Lucianinho. No banco ficaram ainda Vinicius e Robson. Técnico Silvio Pereira e massagista Zezo.

CAMPANHA DE TELÊMACO BORBA – VICE-CAMPEÃ DA 2ª COPA AMCG DE FUTEBOL

Telêmaco Borba 9 x 0 Piraí do Sul (casa)

Telêmaco Borba 3 x 2 Carambeí (fora)

Telêmaco Borba 1x2 Castro (casa)

Telêmaco Borba 3x0 Castro (fora)

Telêmaco Borba 5x0 Carambeí (casa)

Telêmaco Borba 2x1 Piraí do Sul (fora)

Telêmaco Borba 7x3 Arapoti (fora)

Telêmaco Borba WxO Araporti (casa)

Telêmaco Borba 1x1 Ponta Grossa (fora)

Telêmaco Borba 1x2 Ponta Grossa (casa)

CAMPANHA - 10 J - 7V - 1E - 2D – 32GP – 11GC – 21S

Foto

Telêmaco Borba faz ótima campanha e termina em 2º na Copa AMCG de Futebol 2014, time jovem fez bonito na competição



 

22/12/2014 - 16:25
1 COMINHADA ATRAI 38 PARTICIPANTES NA PRAA DA CASA DA CULTURA

O domingo 21 de dezembro marcou a realização da 1ª Cãominhada em Telêmaco Borba.

O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), reuniu 38 cães de diferenças raças na Praça da Casa da Cultura.

De acordo com Telmo Nascimento, da Divisão de Esportes, a missão foi cumprida. "Apesar de não termos um domingo de sol, muitos trouxeram seus cães e puderam passar momentos agradáveis para eles e seus donos, havendo uma interação algo muito salutar para a nossa população", avalia.

O secretário municipal de Cultura, Esportes e Recreação, professor João Alfredo Tibúrcio Netto (Keko), prestigiou o evento e parabenizou aos participantes pela adesão a 1ª Cãominhada.

Com apoio de algumas clínicas veterinárias, pet shops, e ONG AmahTB – Associação do Melhora Amigo do Homem, que doaram alguns brindes foi possível premiar o cão mais bonito, o de maior e menor em tamanho, as espécies mais exóticas, entre outras.

Gilmar Carlos Machado, morador do bairro Jardim Alegre, levou sua cachorra de nome Lua, da raça labrador, até a praça e aprovou a iniciativa.

"De parabéns a prefeitura por realizar um evento como este em que podemos levar nossos cães para passear e se divertir. Foi algo bom para todos, uma relação harmoniosa entre as pessoas e os animais, comprovando que ", avalia Gilmar.

A Divisão de Esportes da Prefeitura deve programar a 2ª Cãominhada para o último domingo de março de 2015.

Foto

Donos dos animais trouxeram os cães para a 1ª Cãominhada e aprovaram a iniciativa da Prefeitura/SMCER



 

22/12/2014 - 11:10
SMTIC DESTACA PRINCIPAIS AES DO ANO E APRESENTA PROJETOS PARA 2015

Empresários, secretários municipais, servidores e comunidade participaram da reunião de prestação de contas da Secretaria Municipal de Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), na quarta-feira (17), que teve também a participação do prefeito Luiz Carlos Gibson.

O objetivo do encontro foi apresentar as ações que o município desenvolveu em 2014 e as perspectivas e propostas para o próximo ano.

As ações desenvolvidas pela Secretaria e também os investimentos que estão sendo realizados em parceria com a iniciativa privada.

Com um orçamento de R$ 4 milhões de reais, a Secretaria desenvolveu projeto para implementação de Incubadora para futuros micro e pequenos empreendedores no TBTEC Condomínio Empresarial, que incentiva é dá apoio às pessoas que visam à profissionalização.

Através do Banco do Empreendedor, foram realizadas 54 operações totalizando mais de R$ 308 mil em crédito para os micro e pequenos empresários.

A Sala do Empreendedor promoveu o programa Compras Públicas que orienta e incentiva o comércio local a participar de licitações públicas, demonstrando excelente oportunidade de negócio para comerciantes e demais empresários, mesmo os micro empreendedores podem participar das compras públicas, tanto no fornecimento de produto como serviços. Em 2014 foram 308 novas formalizações de Micro Empreendedores Individuais.

Na qualificação profissional através do Pronatec foram oferecidos 13 cursos, totalizando 341 pessoas que tiveram a oportunidade de se qualificar. A Secretaria com recursos próprios realizou 16 cursos para 365 pessoas, com investimentos de 150 mil reais.

Para a expansão do Distrito Industrial, em fase de terraplanagem, 198 mil metros quadrados serão destinados para novas indústrias.

Foram ainda investidos R$ 638 mil em pavimentação no distrito industrial, as obras devem iniciar no início de janeiro de 2015.

Ainda para dar continuidade na expansão, o município está adquirindo uma área de 364 mil metros quadrados para abrigar novas empresas, para isso estão sendo investidos aproximadamente 1,8 milhões de reais.

A Agência do trabalhador, responsável pela intermediação de mão de obra, teve 3.365 inscritos. Desses 2.348 foram colocados no mercado de trabalho. 2.409 Carteiras de Trabalho foram emitidas.

O Procon prestou 13.243 atendimentos, 3.491 processos foram gerados e 1.167 resolvidos.

Para 2015, a Secretaria planeja novas ações, entre elas o lançamento do Selo Social que visa certificar as empresas do Município, que estejam em dia com suas obrigações fiscais e que pratiquem a Responsabilidade Social Interna e Responsabilidade Social Externa.

A Redesim é um sistema que vem desburocratizar a abertura, fechamento e alteração das empresas, é um sistema que ira unificar a documentação reduzindo significativamente os trâmites burocráticos.

O Espaço Empreendedor que será um local de convergência de ações e atividades do poder público municipal, voltados para o desenvolvimento econômico local com incentivo ao empreendedorismo, a inovação tecnológica e a tecnologia da informação e o Distrito de Serviços, este último é um trabalho em parceria com o Governo do Estado e a indústria Klabin, que vai abrigar uma série de serviços para empresários e visitantes. O Distrito ficará localizado próximo ao distrito industrial e terá um Shopping de Produtos Locais, Centro de Tecnologia da Informação, Condomínio Logístico, Posto de Combustível, Pátio de Estacionamento para 300 caminhões, Área para Transportadoras, Salas para Transportadoras e auditório e área de serviço como borracharia, autoelétrica, lavagem de veículos pesados e tanques, tudo voltado especialmente para o atendimento ao transporte rodoviário de veículos pesados. "O Distrito de Serviços é um espaço reivindicado pelos empresários e vai ser uma referencia para toda região, além de ser uma grande oportunidade de negócio e geração de emprego e renda, ainda vai contribuir para melhoria do trânsito na cidade, pois reduzirá significativamente a entrada de veículos de grande porte na cidade", disse o secretário municipal de Trabalho e Indústria Convencional Joalmir Pucci.

Para o prefeito Luiz Carlos Gibson disse que o Distrito de Serviços não é só um sonho, mas uma necessidade para os empresários. "Tudo depende de transporte e termos um local adequado para abrigar os caminhões é importante e vai trazer melhorias para todos os telemacoborbenses", destacou o prefeito.



 

19/12/2014 - 17:34
SMAS VENCE A SEDE/SMA NA FINAL E CAMPE DA COPA DO SERVIDOR 2014

Um jogo para ficar na história. A Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS e a Sede/SMA fizeram a final inédita da Copa dos Servidores de Futsal 2014.

A partida realizada nesta quinta-feira (18), às 20 horas, no Furtadão, encheu os olhos da torcida que não piscou o olho um minuto, em um jogo lá e cá, mostrando equilíbrio entre as agremiações.

Ao final quem levou a melhor foi a SMAS que venceu pelo placar de 4 a 3, ficando com o título da temporada 2014.

A Sede/SMA sofreu sua única derrota no torneio, justamente no jogo decisivo.

A arbitragem foi de Edinei Ribeiro e Jaime Junior, atuaram como mesário Tayslaine e Paulo Cesar Lopes.

O secretário municipal de Cultura e Esportes premiou os melhores da competição.

PREMIAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA COPA DO SERVIDOR 2014

1º SMAS - CAMPEÃO

2 Sede/SMA

3º Bombas

4º Esportes

TROFÉU BOLA CHEIA – Rodolfo Calzetta – Sede/SMA

TROFÉU BOLA MURCHA – Pedrinho Amaral – Sede/SMA

MELHOR GOLEIRO – Vinícius Camargo – Esportes

ARTILHEIRO – Lucimar – Bombas

TROFÉU DISCIPLINA - SMAS

CAMPANHA DA SMAS – CAMPEÃ DA COPA DO SERVIDOR

1ª Fase

SMAS 5X5 Saúde

SMAS 3X8 Bombas

SMAS 12x0 Coleta

2ª Fase

SMAS 10x4 Esportes

SMAS 8x5 Câmara

Semifinal

SMAS 3 (5) x 3 (4) Bombas

Final

SMAS 4x3 Sede/SMA

DESEMPENHO

7 Jogos – 4 Vitórias – 2 Empates – 1 Derrota – 45 Gols Pró – 28 Gols Contra – Saldo 17 gols



 

19/12/2014 - 17:27
PREFEITO PARTICIPA DE CONFRATERNIZAO DE GRUPO DE OSTOMIZADOS

O prefeito Luiz Carlos Gibson participou na tarde de quinta-feira (18), no PAM – Pronto Atendimento Municipal, de uma confraternização promovida par ao Grupo de Ostomizados.

O encontro reuniu perto de 40 pessoas, entre elas o secretário municipal de Saúde, Cláudio de Souza, o chefe de Divisão de Saúde Pública, Murilo Constantino, e a coordenadora do projeto de Ostomizados Tatiana Rochinski, e outros profissionais de saúde.

Na oportunidade o prefeito Gibson repassou aos ostomizados o prêmio que recebeu no dia 1º de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, referente a premiação da 2ª Edição do Prêmio Gestor Público Paraná, promovido pelo SINDAFEP – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná.

O Programa de Atenção aos Estomizados tem como principal objetivo garantir as pessoas estomizadas um atendimento Humanizado e Qualificado, a fim de promover a ressocialização do usuário ao meio social e familiar.

O QUE É - A estomia é um processo cirúrgico onde cria-se a comunicação entre o órgão interno com o exterior, com a finalidade de eliminar os dejetos (fezes ou urina) do organismo.

Ocorrem encontros mensais com assistência multiprofissional, dispensação de dispositivos e adjuvantes, avaliação dos pacientes, além da troca de experiências entre os estomizados. Além das atividades desenvolvidas nos encontros, o programa conta também com a realização de visitas domiciliares.

Segundo a enfermeira Tatiana Rochinski, coordenadora do programa, o trabalho está na direção certa e que se deve aprimorá-lo continuamente e assim dar maior assistência aos estomizados e seus familiares.

Foto

Prefeito Gibson fala ao Grupo de Ostomizados sobre a importância do trabalho em prol a melhoria da qualidade de vida



 

19/12/2014 - 16:18
UBS DA VILA IZABEL ENTREGUE REFORMADA E AMPLIADA

O prefeito Luiz Carlos Gibson e o secretário municipal de Saúde Cláudio de Souza entregaram nesta sexta-feira (19) a reforma e ampliação da Unidade Básica da Vila Izabel.

"Com essa obra, são 16 obras entregues para a comunidade este ano pela Administração Luiz Carlos Gibson em 2014. Uma verdadeira reconstrução da estrutura física da Saúde Pública de Telêmaco Borba" frisou o secretário Cláudio.

Esta UBS esta trabalhando em formato de tutoria juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). "Mesmo em local improvisado já fomos exemplo de organização demonstrado em Congresso em Foz do Iguaçu para todo o Paraná, imagine de casa nova, o que essa equipe fará, destacou o coordenador do Programa Estratégia da Saúde da Família, Aroldo Kulcheski.

"O orçamento da Saúde era de pouco mais de 23 milhões, estou encerrando o ano com mais de 35 milhões, isso representa aproximadamente algo em torno de 24% de investimento em Saúde. Os resultados estão aí, tratando a saúde com prioridade e humanismo", destacou o Prefeito Luiz Carlos Gibson.

Foto

UBS da Vila Izabel reformada e ampliada na gestão do prefeito Luiz Carlos Gibson



 

19/12/2014 - 16:2
UEPG DIVULGA APROVADOS NO VESTIBULAR A DISTNCIA EM MATEMTICA E PEDAGOGIA PARA TB

A coordenação da Comissão Permanente de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tornou público nesta sexta-feira (19) o resultado do Concurso Vestibular de 2014 dos Cursos de Graduação a Distância, em primeira chamada, até o limite de vagas ofertadas, acompanhado das respectivas listas de espera.

Para o Campus da UEPG em Telêmaco Borba os cursos ofertados foram Matemática e Pedagogia. São 40 aprovados em Matemática, sendo 21 pela cota de professores da rede pública de ensino e 19 pela cota do sistema universal e 35 aprovados em Pedagogia, 18 pela cota de professores da rede pública de ensino e 17 pela cota do sistema universal.

O registro acadêmico e a matrícula dos candidatos classificados, respeitadas rigorosamente a oferta dos cursos e as respectivas vagas estabelecidas, serão efetivados mediante o encaminhamento pelo Correio, via SEDEX, para

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Seção de Registro e Controle de Cursos a Distância

Av. Carlos Cavalcanti, 4748 - Bloco da Reitoria - Sala 31

84.030-900 – Ponta Grossa – PR

Enviar os documentos indicados abaixo, em perfeita ordem e sem rasura, impreterivelmente entre os dias 12 a 14 de janeiro de 2015 para os cursos de graduação em Licenciatura em Pedagogia, Geografia, Matemática, História, Educação Física e Bacharelado em Administração Pública.

a) duas vias, uma das quais original e a outra em fotocópia, do histórico escolar completo da conclusão do ensino médio ou equivalente, com data de até o dia do registro acadêmico em primeira chamada, preferencialmente visado pelo órgão competente (Inspetoria, Núcleo ou Delegacia de Ensino, etc.) ou duas fotocópias do diploma de nível superior;

b) duas vias da certidão de nascimento ou de casamento, em fotocópia;

c) documentação de identificação oficial com foto, em fotocópia (em face diferente);

d) título de eleitor, em fotocópia, se maior de 18 anos;

e) prova de estar em dia com o serviço militar, em fotocópia, para os convocados do sexo masculino;

f) comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Secretaria da Receita Federal;

g) uma fotografia 3x4 recente;

h) comprovante de vínculo de professor em exercício na educação básica da rede pública de ensino, para os convocados dentro das vagas destinadas aos professores em exercício na educação básica da rede pública de ensino.

No dia 30 de janeiro de 2015 a UEPG publicará Edital próprio e disponibilizará no site http://www.uepg.br, as vagas que sobrarem após o registro acadêmico e matrícula dos convocados em 1a chamada e as devidas instruções para a realização do registro acadêmico e matrícula dos candidatos que se encontrarem na lista de espera.

Para conferir a lista dos aprovados em primeira chamada e lista de espera basta acessar seguinte endereço eletrônico:

http://www.cps.uepg.br/uab/ead_2014/1/Resultado_UEPG.htm

LISTA DE APROVADOS EM MATEMÁTICA PELA COTA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

ADRIANE LETICIA F CAMARGO

ALYSON ALONSO GARCIA

CLEBER DE SOUZA

DANIELA DOS SANTOS

ELISABETE CARDOSO DA SILVA

ELISANDRA DE FATIMA PINHEIRO

FERNANDA GONCALVES MENDES

HELITON RAFAEL KUPPE

JOSSANA MATSEN FREITAS

JOYCE CRISTIANE R DE SOUZA

LEONARDO LUIZ FIRMINO BIANCON

MARIANA RIBINSKI

MARISTELA DIAS NOCERA

NAZIRA FELIX DA SILVA

PAULO CESAR TALLEVI BUENO

RHAUL VALENTIM SZEREMETA

ROSELI CONCEICAO DE A SCHEFER

TATIANA REGINA DE ANDRADE

VINICIUS SOEK FLORIANI

LISTA DE APROVADOS EM MATEMÁTICA PELA COTA DO SISTEMA UNIVERSAL

ADRIELLI FONTINELLI MONTANINI

ALINE DANIELLY ALVES RIBEIRO

APARECIDO FERRAZ

CLOVIS DAMACENO NASCIMENTO

DANIELE PEREIRA DA SILVA

ELIDIONETE DE ANDRADE

FRANCIELI DE MELO VIEIRA

GISLENE SEVERINO

HILDA DOS ANJOS

ISAIAS DA SILVA

ISAK VIEIRA JUNIOR

JOAO PAULO ALEIXO

JOSE CRISTIANO RODRIGUES

LOISLEINE BUGILA DE A BANACH

LUIS CARLOS MENEZES ALMEIDA JR

LUIZ EDUARDO DA SILVA

PRISCILA SOUZA DA SILVA

SARA BATISTA

SIMONE APARECIDA VAZ BARBOSA

TAIS FERNANDA MARQUES SALLES

VERA CUBINES DOS SANTOS

LISTA DE APROVADOS EM PEDAGOGIA PELA COTA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

ADRIANA RODRIGUES DOS SANTOS

ANDRIELI VOLTL

ANGELA RODRIGUES DOS SANTOS

DANIELE PAVAN

DENISE DO ROCIO ROLOFF

JOSE AMILTON DE ARAUJO

JOSIANE ALVES SANTOS

LIGIA MACHADO DE OLIVEIRA

LUCELIA APARECIDA MAIER

MARCIA REGINA DA SILVA

MAYARA BATISTA

PATRICIA PRIMO

PRISCILA GUIMARAES BIANCON

ROSIANE AP FELIPE SOUZA

SANDRA REGINA MARCOS

SILVIA ANTUNES VOLSKI

SIMONE STELLE

TATIANE CRISTINA FERREIRA

LISTA DE APROVADOS EM PEDAGOGIA PELA COTA DO SISTEMA UNIVERSAL

ALINE RAPHAELA BUKNEMANN

ANGELA RAMOS

BRUNA LARISSA RIBEIRO

CELSO AUGUSTO S DE OLIVEIRA

CLARISSA FERNANDES DINIZ

CLEONICE DO CARMO DOS SANTOS

DULCILENE MARIA DA SILVA

ELIANE ALVES BORGES

ELIANE SIQUEIRA PEDLOWSKI

GABRIELA CHIMITHE

JEFERSON LUIS MORO

KENIA DE SOUZA F SGARBIEIRO

LUANA RAQUEL RUTHS VIEIRA

MARIA FRANCIELE H KOVALTCHUK

PAULO RENATO BLANCO

SINARA AP GONCALVES PINTO

WELIDA SANTOS DIAS

Foto

Câmpus da UEPG de Telêmaco Borba



 

19/12/2014 - 14:38
DELEGACIA DO SERVIO MILITAR TEM NOVO COMANDO

A transmissão de cargo da 20ª Delegacia do Serviço Militar foi realizada nesta sexta-feira (19), na Câmara Municipal. Com a presença do tenente coronel e chefe da 15ª Circunscrição do Serviço Militar Paulo Henrique Maier, do prefeito Luiz Carlos Gibson, de secretários municipais, assessores, autoridades militares e convidados, o tenente Edelson Werlish transmitiu o cargo para o primeiro tenente Jadir Francisco Pereira.

O tenente Werlish agradeceu a Administração Municipal pelo apoio aos trabalhos da Junta Militar e desejou sucesso para o primeiro tenente Jadir..

Pelo bom serviço prestado, Werlish foi homenageado com uma Referência Elogiosa.

O prefeito Gibson parabenizou o tenente Werlish pelo trabalho no município e deu boas vindas para o primeiro tenente Jadir que assume a Junta Militar de Telêmaco Borba.

A 20ª Delegacia do Serviço Militar abrange 10 municípios: Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Cândido de Abreu, Reserva, Figueira, Ventania, Curiúva, Tibagi e Sapopema.

A Delegacia do Serviço Militar, em Telêmaco Borba, está localizada na Casa da Cultura, telefone 3904-1612.

Foto

Tenente coronel e chefe da 15ª Circunscrição do Serviço Militar Paulo Henrique Maier coordenou a transmissão de cargo entre o tenente Edelson Werlish para o primeiro tenente Jadir Francisco Pereira



 

19/12/2014 - 14:19
TBTRAN COMUNICA SOBRE HORRIOS DE FINAL DE ANO

A Divisão de Trânsito (TBTran) informa que, nos dia 26 de dezembro de 2014 e 02 de Janeiro de 2015, não haverá atendimento das Seções de Transporte, Sinalização, Fiscalização e Estacionamento Rotativo (EstaR), em virtude do feriado para as Festas Natalinas e fim de Ano.



 

19/12/2014 - 14:15
INTERDIO DE RUA PARA REALIZAO DE EVENTO RELIGIOSO

A Administração Municipal, através da Divisão de Trânsito (TBTran), informa que será interditada a Travessa Colônia, entre as Ruas Barro Preto e Reserva, Bairro Área 2, no dia 21 de dezembro (domingo), a partir das 17h30 até as 21h30, para realização de um Culto Evangelístico ao ar livre que será ministrado pela Igreja Obra de Deus.



 

19/12/2014 - 8:21
VAGAS DISPONVEIS NA AGNCIA DO TRABALHADOR 19/12/2014

Vagas Projeto Puma

O Projeto Puma consiste em uma nova fábrica de celulose da Klabin, a qual será instalada em Ortigueira, Estado do Paraná, a expectativa é que sejam gerados cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos no pico de construção do projeto, é o maior investimento da história da Klabin.

Candidatos as vagas de outros municípios deverão enviar currículo para: agenciadotrabalhador@telemacoborba.pr.gov.br.

OBS: Serão aceitos candidatos que estejam até 700 km da origem do projeto.

-Ajudante de obras com experiência

-Armador com experiência

-Assistente social

-Auxiliar de topógrafo com experiência

-Carpinteiro com experiência

-Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, mediação e similares (inspetor de líquido penetrante)

-Inspetor de estanqueidade com experiência

-Laboratorista de concreto com experiência

-Lixador com experiência

-Maçariqueiro com experiência

-Marteleteiro com experiência

-Mecânico de máquinas pesadas com experiência

-Mecânico reparador de máquinas florestais

-Médico do trabalho com experiência

-Montador de torre de linha de transmissão com experiência

-Motorista de caminhão munk com experiência

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência e curso

-Motorista operador de bomba de concreto com experiência

-Operador de máquina de corte a gás (operador de plasma) com experiência

-Operador de motoniveladora com experiência

-Pedreiro com experiência

-Psicólogo com experiência

-Secretária com experiência

-Soldador RX, TIG, Chaparia com experiência

-Técnico ambiental

-Técnico de documentação com experiência

-Técnico de segurança do trabalho com experiência e CNH "B"

-Sinaleiro (Rigger) com experiência

-Vigia (SDF) com experiência

Vagas disponíveis para Telêmaco Borba

-Auxiliar de produção com experiência

-Caixa no comércio

-Comprador com experiência

-Churrasqueiro com experiência

-Empregada doméstica com experiência e referência

-Frentista com experiência

-Motorista de caminhão com experiência

-Motorista bitrem com experiência

-Motorista carreteiro com experiência em viagens longas

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência

-Operador de empilhadeira com experiência

-Professor de Educação Física

-Secador de madeira

-Soldador com experiência (parada)

-Trabalhador da cultura de maça para trabalhar em Vacaria (RS)

-Vendedor de serviços com experiência e CNH "B"

Vaga exclusiva para pessoa com deficiência

-Auxiliar administrativo com experiência

-Auxiliar de almoxarifado

Importante - Para concorrer a qualquer vaga disponibilizada pela Agência do Trabalhador é preciso apresentar a Carteira de Trabalho.

Telefones úteis

Gerência – 3904-1651

Carteira de Trabalho e Banco Social - 3904-1637

Intermediação e fax - 3272-4903

Seguro Desemprego – 3272-1331

www.sine.pr.gov.br - www.setp.pr.gov.br

As vagas aqui listadas estão sujeitas a sofrer alterações a qualquer momento, sem aviso prévio.

Para candidatar-se, é necessário dirigir-se à Agência do Trabalhador (SINE) - de Telêmaco Borba

Não é permitida a divulgação das vagas em outros sites, periódicos e demais meios de comunicação sem autorização expressa da SMTIC, uma vez que as informações são dinâmicas e tem um curto prazo de validade e a divulgação de forma indiscriminada pode causar transtornos aos trabalhadores.

Você poderá também efetuar a sua inscrição e concorrer às vagas anunciadas acessando o site do MTE - Ministério do Trabalho, no seguinte endereço: http://maisemprego.mte.gov.br



 

18/12/2014 - 17:46
CAMILO CONQUISTA TRS MEDALHAS NO PARAJAPS E SAGRA-SE TRICAMPEO

O atleta Marcos Alves Camilo, representando Telêmaco Borba, se destacou no atletismo nos Parajaps - Jogos Abertos Paradesportivos - em Londrina, no dia 6 de dezembro.

Camilo venceu as provas no levantamento de peso e nos lançamentos do disco e dardo. Nestas duas últimas modalidades quebrou as marcas paranaenses as quais eram dele mesmo.

" Isto me deixa muito feliz, tanto pelo meu desempenho, pois sei que a cada ano estou me superando, e que posso chegar mais longe. estou orgulho pois continuo no topo aqui no Paraná, mas quero mais, agora é focar nos treinos e se preparar para no ano que vem conseguir uma vaga para a Rio2016", afirma Camilo.

O professor Renato Benvenutti, representante da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação, acompanhou o atleta Camilo e o parabenizou pelo excelente desempenho.

"Fechamos o ano com mais algumas conquistas e com orgulho de representar nossa cidade. Agradeço a equipe Coliseu TOP Team Academia, ao Klecius Sagui e Renato Benvenutti pelo apoio e dedicação e que venha 2015 pra gente quebrar tudo", afirmou Camilo.



 

18/12/2014 - 17:14
TELMACO BORBA DECIDE, EM CASA, O TTULO DA 2 COPA AMCG DE FUTEBOL

Uma vitória sobre Ponta Grossa nesse próximo domingo (21) garantirá o título da 2ª Copa AMCG de Futebol para Telêmaco Borba, organizada pela AMCG Esportes.

As equipes se enfrentam às 17 horas no estádio Minicentro Esportivo, com entrada franca ao público.

Na primeira partida da final, o time do técnico Silvio Pereira obteve um bom resultado, atuando fora de casa, na Princesa dos Campos, empate em 1 a 1.

Em caso de um novo empate nos 90 minutos, a partida irá para a prorrogação, e permanecendo a igualdade o campeão será conhecido na cobrança de pênaltis.

A campanha da equipe da Capital do Papel em 9 jogos é de 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

A equipe que deve começar o jogo conta com Luan, Nego, Garêz, Barbosa, Willian e Adib; Marquinhos, Puga, Robson (Rafael), Mortadela e Lucianinho. No banco estarão disponíveis Vinícius, Helton, Maranhão, John Lennon, Vaguinho, Lucas, Lalo, massagista Zezo.

CAMISA DO BORDEAUX – Os atletas de Telêmaco Borba utilizarão o uniforme do Bordeaux na decisão diante de Ponta Grossa no domingo.

O Bordeaux representou o Município no Campeonato Amador de Ponta Grossa este ano e obteve o terceiro lugar.

CAMPANHA DE TB NA 1ª FASE- 2ª COPA AMCG DE FUTEBOL

Telêmaco Borba 9 x 0 Piraí do Sul (casa)

Telêmaco Borba 3 x 2 Carambeí (fora)

Telêmaco Borba 1x2 Castro (casa)

Telêmaco Borba 3x0 Castro (fora)

Telêmaco Borba 5x0 Carambeí (casa)

Telêmaco Borba 2x1 Piraí do Sul (fora)

Telêmaco Borba 7x3 Arapoti (fora)

Telêmaco Borba WxO Araporti (casa)

Telêmaco Borba 1x1 Ponta Grossa (fora)

CAMPANHA - 9 J - 7V - 1E - 1D – 31GP – 9GC – 22S



 

18/12/2014 - 16:25
SEDE/SMA E SMAS DECIDEM A COPA DO SERVIDOR DE FUTSAL 2014

Nesta quinta-feira (18) acontece a decisão da Copa do Servidor de Futsal 2014. Sede/SMA e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) lutam pelo o título da competição.

O evento é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

FINALISTAS - A SMAS venceu terça-feira (16), nas semifinais, a Bombas na cobrança de pênaltis (5x4), após empate em 3 a 3.

Enquanto que a Sede/SMA na quarta (17) empatou com o Esporte no tempo normal (3x3) e nos pênaltis garantiu a vaga.

A HORA DA VERDADE - O jogo está marcado para as 20 horas no ginásio de esportes Heitor de Alencar Furtado (Furtadão).

Conforme o regulamento, em caso de empate no tempo normal, o time campeão será conhecido na cobrança de pênaltis (cinco tiros livres para cada lado).

Além de troféus e medalhas aos três primeiros colocados, haverá troféu disciplina, artilheiro e melhor goleiro e o prêmio bola cheia e bola murcha.

Foto

Sede/SMA e SMAS buscam o título da Copa do Servidor de Futsal 2014



 

18/12/2014 - 16:6
GUARDA MUNICIPAL SER IMPLANTADA EM 2015, USO DE ARMAMENTO DEVE SER AVALIADO

A Administração Municipal irá implantar a Guarda Municipal em Telêmaco Borba no ano de 2015. O anúncio foi feito pelo secretário geral de Gabinete Altamir Ramos durante a Audiência Pública de Segurança realizada nesta quarta-feira (17), no Plenário da Câmara Municipal.

Participaram vereadores, líderes comunitários, Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Conselho Tutelar, Junta do Serviço Militar, imprensa e munícipes. Estima-se que aproximadamente 50 pessoas estiveram presentes.

O secretário Altamir explicou que é desejo da Administração do prefeito Luiz Carlos Gibson a instalação da Guarda Municipal e que isso ocorra de maneira criteriosa, atendendo o que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Somos plenamente favoráveis ao incremento na segurança no município, seja com a Guarda Municipal e com a transformação da 3ª companhia em batalhão. Nossa preocupação é a observância a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), uma vez que a contratação de recursos humanos gerará impacto na Folha de Pagamento e não podemos ultrapassar o limite prudencial de 51,3%, e hoje, por imposição do TCE (Tribunal de Contas do Estado) o município sofre com a incidência dos serviços médicos de terceiros na folha", justifica Ramos.

O secretário, que presidiu a audiência, afirma que todas as políticas públicas que promovam o bem-estar da comunidade e o combate a criminalidade, principalmente a drogadição serão formalizadas.

Hélio Laskoski, chefe da Divisão de Segurança Pública e Trânsito, falou sobre sua experiência de 27 anos quando atuou na Polícia Militar. Explicou que o guarda municipal terá a missão de proteger o cidadão enquanto que a PM combater o inimigo.

No Paraná existem 31 guardas municipais, destas, 24 o efetivo utiliza arma letal e não letal. O guarda municipal poderá utilizar a arma somente em serviço e devidamente fardado.

Outro aspecto é quanto ao número de efetivo, se iniciará com 10 guardas ou mais, uma vez que o atendimento deverá ser feito 24 horas em consonância com a Polícia Militar.

O capitão Hideraldo Luis de Lima, representou o comandado da 3ª Cia da Policia Militar, deixou claro que o auxílio da Guarda Municipal será bem-vinda e que auxiliará sobremaneira no trabalho de segurança na cidade.

Os vereadores Maurício de Castro, Fátima Ribeiro, Hélio Cezar e Miltinho Machado foram favoráveis a ideia da Guarda Municipal para que ajude no combate a criminalidade.

A presidente do CONSEG, Graciane Ekermann, líderes comunitários e munícipes fizeram uso da palavra e foram unânimes em defender a Guarda Municipal e de maneira armada.

FORMAÇÃO - A constituição da Guarda Municipal depende da realização de concurso público e posteriormente os aprovados passarem por um treinamento básico de 6 meses por uma organização civil e não militar.

Além dos guardas que atuarão a campo serão necessários os profissionais que atuarão na atividade administrativa, para tanto a Guarda Municipal terá uma Sede (central), unidade móvel, e armamento (caso seja necessário).

MAIS SEGURANÇA – Outra iniciativa da Prefeitura em reforço a segurança pública é a implantação de uma Central de Câmeras de Monitoramento que abrangerão praticamente toda a extensão do município, com imagens gravadas 24 horas por dia.

Uma audiência pública, no dia 13 de novembro na Câmara de Vereadores, tratou do tema.

De acordo com o secretário Altamir Ramos, o programa na área de segurança pública em Telêmaco Borba atenderá três estágios. O primeiro será a criação da Central de Monitoramento que funcionará anexo a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar; a implantação da Guarda Municipal, prevista para o segundo semestre de 2015; e terceiro será o monitoramento disciplinar do trânsito.

Foto

Secretário Geral de Gabinete, Altamir Ramos (ao centro), presidiu a Audiência de Segurança Pública sobre a implantação da Guarda Municipal em 2015



 

18/12/2014 - 15:31
ESCOLA MUNICIPAL COSTA E SILVA FORMA 54 ALUNOS DE QUINTOS ANOS

Uma turma de 54 alunos dos 5º anos, das professoras Cláudia e Ana Maria, dia 15 de dezembro na Sede da Escola Marechal Arthur da Costa e Silva.

A cerimônia de formatura foi presidida pela diretora Luciane Aparecida Heneberg dos Santos, com apoio da coordenadora pedagógica Nevair Betim de Oliveira e a presença do secretário municipal de Educação, professor Celso Augusto de Oliveira, que no ato representou o prefeito Luiz Carlos Gibson.

"Uma noite muito importante para todos nós, festejamos e agradecemos a Deus por esta conquista de nossos alunos e muitas outras que virão. Agradeço aos pais a confiança em nossa escola, a nossa equipe de funcionários que não mede esforços para que a educação seja a melhor possível", disse a professora Luciane.

"É sempre uma emoção acompanhar a formatura dos alunos da rede pública municipal de ensino, sei o quanto é importante para nós e para eles esse momento, como também para seus familiares, parabenizamos a equipe da Escola Costa e Silva, na pessoa da professora Luciane", destacou o secretário Celso.

As homenagens foram feitas da seguinte forma: a aluna Isabelly Louise da Silva homenageou aos pais. O aluno Allan Henrique dos Anjos Gomes aos mestres. Enquanto que Andrieli Teixeira Martins fez a homenagem aos funcionários.

Os colegas foram lembrados pela aluna Larissa de Moraes Gonçalves e o juramento coube a aluna Kaymilly Tainara Schneider da Silva.

O evento foi abrilhantado pela cantora gospel Mariane Miranda e pelo músico Clodoaldo dos Santos.

Foto

Educação – Familiares prestigiam a formatura de 54 alunos, dos 5º anos, da Escola Municipal Costa e Silva



 

18/12/2014 - 11:46
SOLENIDADE MARCA ENTREGA DE CESTA DE NATAL PARA SERVIDORES MUNICIPAIS

Cinquenta e seis servidores receberam, nesta quinta-feira (18), a cesta de Natal. A Administração Municipal investiu aproximadamente R$ 100 mil para proporcionar o benefício a todos os servidores municipais de Telêmaco Borba. A solenidade de entrega contemplou cinco funcionários de cada secretaria, os demais servidores poderão retirar a cesta no Supermercado Verona (Loja 3) a partir das 13 horas desta quinta (18).

Para o prefeito Luiz Carlos Gibson a cesta é um resgate do que foi perdido ao longo dos anos. "Sabemos da diferença que faz para o servidor receber a cesta, é simples, mas é de coração e agora vem em forma de lei", frisou o prefeito. Gibson relatou que o Sindserv reivindicou a volta do benefício que foi aceito de imediato. "Aceitamos a proposta do Sindicato por entender que o servidor e sua família têm direito a esse benefício", acrescentou. O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para desejar um feliz Natal.

O compromisso da Administração em restituir os benefícios perdidos foi enfatizado pelo secretário Geral de Gabinete Altamir Ramos. "Já resgatamos o IPTU Premiado, o Festival Gomarábica e agora a cesta de Natal e pretendemos fazer outros resgates", destacou.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Telêmaco Borba (Sindserv), Daiane Campos, destacou a entrega da cesta como um gesto de reconhecimento pelo trabalho do servidor. "É importante para o servidor ser lembrado, principalmente na época de Natal", finalizou.

A entrega estará liberada para todos os servidores ativos, a partir das 13 horas, no Supermercado Verona Loja 3 (Marechal Deodoro da Fonseca).

Para retirar a cesta, o servidor deverá dirigir-se ao endereço, nos dias e horários especificados e apresentar um documento de identidade oficial com foto, onde assinará em impresso próprio a retirada da cesta. Dúvidas ou informações podem ser obtidas pelos telefones 3904-1489 e 3904-1819.

Entrega

SUPERMERCADO VERONA (LOJA 03)

Endereço: Marechal Deodoro da Fonseca, 320

Período de Entrega: De 18/12 (a partir das 13h00) a 28/12/2014

Horário - 8h30 até 21 horas (Segunda a Sábado)

Horário - 8h30 até 13 horas (Domingo)

Horário - 8h30 até 18 horas (dia 24/12/2014)

Dúvidas favor entrar em contato pelo Telefone: 3904-1489 ou 3904-1819



 

18/12/2014 - 9:39
PREFEITO GIBSON PARTICIPA DO BAND ENTREVISTA

O prefeito Luiz Carlos Gibson é convidado do programa Band Entrevista, que vai ao ar no sábado (20). O prefeito gravou o programa na quarta-feira (17) na sede da emissora em Curitiba.

Na entrevista conduzida pelo jornalista Fabricio Binder, Gibson falou sobre vários temas, como sua entrada na política, investimentos nas áreas de saúde, segurança, calçamento, entre outras. Também falou do relacionamento do município com os governos federal e estadual.

O Band Entrevista vai ao ar no sábado, às 18h45, pelo Band Curitiba, na TV aberta pelo canal 11.



 

18/12/2014 - 8:45
VAGAS DISPONVEIS NA AGNCIA DO TRABALHADOR 18/12/2014


Vagas Projeto Puma

O Projeto Puma consiste em uma nova fábrica de celulose da Klabin, a qual será instalada em Ortigueira, Estado do Paraná, a expectativa é que sejam gerados cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos no pico de construção do projeto, é o maior investimento da história da Klabin.

Candidatos as vagas de outros municípios deverão enviar currículo para: agenciadotrabalhador@telemacoborba.pr.gov.br.

OBS: Serão aceitos candidatos que estejam até 700 km da origem do projeto.

-Ajudante de obras com experiência

-Armador com experiência

-Assistente administrativo com experiência

-Assistente social

-Auxiliar de topógrafo com experiência

-Carpinteiro com experiência

-Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, mediação e similares (inspetor de líquido penetrante)

-Inspetor de estanqueidade com experiência

-Laboratorista de concreto com experiência

-Lixador com experiência

-Maçariqueiro com experiência

-Marteleteiro com experiência

-Mecânico de máquinas pesadas com experiência

-Mecânico reparador de máquinas florestais

-Médico do trabalho com experiência

-Montador de torre de linha de transmissão com experiência

-Motorista de caminhão munk com experiência

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência e curso

-Motorista operador de bomba de concreto com experiência

-Operador de escavadeira hidráulica com experiência

-Operador de máquina de corte a gás (operador de plasma) com experiência

-Operador de motoniveladora com experiência

-Pedreiro com experiência

-Psicólogo com experiência

-Soldador RX, TID, Chaparia com experiência

-Técnico de documentação com experiência

-Técnico de segurança do trabalho com experiência e CNH "B"

-Sinaleiro (Rigger) com experiência

-Vigia (SDF) com experiência

Vagas disponíveis para Telêmaco Borba

-Auxiliar de produção com experiência

-Caixa no comércio

-Comprador com experiência

-Churrasqueiro com experiência

-Empregada doméstica com experiência e referência

-Frentista com experiência

-Motorista de caminhão com experiência

-Motorista carreteiro com experiência em viagens longas

-Motorista bitrem com experiência

-Motorista carreteiro com experiência em viagens longas

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência

-Operador de empilhadeira com experiência

-Professor de Educação Física

-Secador de madeira

-Secretária escolar com experiência

-Soldador com experiência (parada)

-Trabalhador da cultura de maça para trabalhar em Vacaria (RS)

-Vendedor de serviços com experiência e CNH "B"

Vaga exclusiva para pessoa com deficiência

-Auxiliar administrativo com experiência

-Auxiliar de almoxarifado

Importante - Para concorrer a qualquer vaga disponibilizada pela Agência do Trabalhador é preciso apresentar a Carteira de Trabalho.

Telefones úteis

Gerência – 3904-1651

Carteira de Trabalho e Banco Social - 3904-1637

Intermediação e fax - 3272-4903

Seguro Desemprego – 3272-1331

www.sine.pr.gov.br - www.setp.pr.gov.br

As vagas aqui listadas estão sujeitas a sofrer alterações a qualquer momento, sem aviso prévio.

Para candidatar-se, é necessário dirigir-se à Agência do Trabalhador (SINE) - de Telêmaco Borba

Não é permitida a divulgação das vagas em outros sites, periódicos e demais meios de comunicação sem autorização expressa da SMTIC, uma vez que as informações são dinâmicas e tem um curto prazo de validade e a divulgação de forma indiscriminada pode causar transtornos aos trabalhadores.

Você poderá também efetuar a sua inscrição e concorrer às vagas anunciadas acessando o site do MTE - Ministério do Trabalho, no seguinte endereço: http://maisemprego.mte.gov.br



 

18/12/2014 - 8:18
ALUNOS DO CURSO DE BOMBEIRO TM ATIVIDADES PRTICAS

A Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), por meio da Agência do Trabalhador promove diversos cursos de qualificação para a população do município. O Curso de Bombeiro Profissional Civil foi um deles. Trinta pessoas participaram do curso que teve uma carga horária de 250 horas e foi ministrado pelo SENAT.

Nesta semana os alunos participam de aulas práticas na área da Klabin. A prática oportunizou aos participantes atividades operacionais da profissão, situações emergenciais que precisam de primeiros socorros.

Foram realizados treinamentos na prevenção e combate incêndios, visando preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente.

Os alunos também aprenderam a identificar e acondicionar os produtos que podem causar riscos à coletividade.



 

17/12/2014 - 17:48
PREFEITURA FAZ AMPLO TRABALHO DE PAVIMENTAO NA RUA AC

Na semana que passou a Prefeitura de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), concluiu a pavimentação asfáltica da Rua AC no bairro Bela Vista.

Com aproximadamente 4.000 m², esta obra foi considerada uma das mais difíceis realizadas durante o ano de 2014 devido à declividade e a falta de estrutura existente.

Coma pavimentação a rua tem agora meio fio e drenagem de águas pluviais, componentes esses de suma importância para a durabilidade da pavimentação.

"Avaliamos que o ano de 2014 foi um ano muito positivo, pois conseguimos chegar a marca de 59 ruas recapeadas, aumentando em aproximadamente 47,5 % a quantidade de ruas em relação ao ano de 2013", argumenta o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Deni Walter Gibson.

No ano passado foram cerca de 40 ruas recapeadas, salientando que com o número de servidores reduzido.

"Isso demonstra que a equipe aperfeiçoou as atividades, consequentemente reduziu os custos e manteve a qualidade dos trabalhos o que é muito importante", completou Deni.

O prefeito Luiz Carlos Gibson acompanhou atentamente os trabalhos e parabenizou a equipe. Afirmou que para o próximo ano quer aumentar ainda mais os investimentos em pavimentação asfáltica.

"Nossa cidade necessita de muitos investimentos na área de pavimentação por isso estamos e continuaremos a cada dia melhorando a quantidade e a qualidade dos serviços prestados a nossa cidade", concluiu o prefeito.

Foto

Rua AC estava em estado crítico e com o trabalho desenvolvido ficou em plenas condições de uso de pedestres e condutores de veículos



 

17/12/2014 - 17:9
TBTRAN COMUNICA INTERDIO DE RUAS

A Administração Municipal, através da Divisão de Trânsito (TBTran), informa que será interditada a Rua Wenceslau Brás, Nº 139 – Centro, no dia 18 de dezembro com início as 19h30 até as 22h, para apresentação do coral e confraternização dos moradores da rua para os festejos natalinos.

******************************************************

Também, será interditada a Rua Pirai do Sul, Parque Limeira Área 2, no dia 20 de dezembro com início as 18h até as 22h, para realização da Noite de Louvor com o grupo de oração da RCC da Paróquia São Pedro e São Paulo.



 

17/12/2014 - 13:46
SMAS GARANTE VAGA NA FINAL, ADVERSRIO SER CONHECIDO NESTA QUARTA (17)

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS carimbou nesta terça (16) sua vaga para a grande final da Copa do Servidor de Futsal 2014. A vitória nos pênaltis (5 a 4), após empate no tempo normal (3 a 3), deu este direito.

O jogo foi o primeiro das semifinais disputadas no ginásio Furtadão. As duas equipes já haviam se enfrentado na primeira fase da competição, porém naquela feita o Bombas levou a melhor (8 a 3).

Na segunda partida da noite, momentos antes houve um apagão no sistema de energia o que impossibilitou a realização do jogo entre Sede/SMA e Esportes.

As equipes também se enfrentaram na fase de grupos, na primeira fase, e a Sede/SMA venceu por 5 a 1.

O jogo desta quarta (17) definirá o adversário da SMAS. Se por acaso o finalista for a Sede/SMA será o primeiro confronto com a SMAS, por outro lado se for o Esportes, os times já se enfrentaram, na segunda fase, com a SMAS levou a melhor, 10 a 4.

Foto

SMAS espera pelo adversário na disputa do título da Copa do Servidor de Futsal 2014



 

17/12/2014 - 13:16
IAP - EDITAL DE NOTIFICAO N 01/2014

O Instituto Ambiental do Paraná – IAP (ERPGO), cumprindo o estabelecido no Artigo 126, do Decreto nº 6.514 de 22/07/2008, torna público a relação dos Processos Administrativos deliberados.

Os notificados, abaixo relacionados, terão o prazo de (30) trinta dias, a partir da data do presente edital para recebimento da decisão administrativa.

Os processos estarão disponíveis para consulta no Departamento de Fiscalização Ambiental, na sede deste Instituto: Rua Comendador Miró, 1420; CEP 84010-160, Bairro Centro, PONTA GROSSA/PR.

INTERESSADO CPF/CNPJ Nº PROTOCOLO MUNICÍPIO

01 LAURIDI DE FATIMA ALMEIDA 652*******49 8.700.377-9 TELÊMACO BORBA

02 ANTONIO CARLOS GOMES 039*******04 8.700.378-7 T. BORBA

03 OSVALDO MARINS DE GODOY FILHO 047*******55 8.700.376-0 T. BORBA

04 LUIZ MILTON GOMES DA SILVA 352*******00 9.135.023-8 T. BORBA

05 COM. DE COMBUSTÍVEIS GONÇALVES 08.********001-08 7.243.562-1 T. BORBA

06 MARMORARIA BETEL 02707030/0001-68 9.208.894-4 T. BORBA

07 JOAQUIM MOREIRA BUENO 914.217.059-15 7.244.142-7 T. BORBA

08 JOSE MARCOS DE CAMARGO 911.211.329-87 8.883.580-8 T. BORBA

09 CLARINEI RODRIGUES 018.514.149-83 8.700.379-5 T. BORBA

10 COMERCIO DE MADEIRAS ANTUNES 81755506/0001-02 8.432.375-6 T. BORBA

11 JOSE ZICO DA SILVA 805.623.709-78 9.390.643-8 T. BORBA

12 MARCOS ANTONIO DOLADA 031.083.519-40 7.806.602-4 T. BORBA

13 NELSON PEREIRA BASTOS 390.871.239-49 9.391.162-8 T. BORBA

14 AMISAEL ROSA SOARES 024.534.869-77 8.883.582-4 T. BORBA

15 JOAO MARIA MOREIRA BUENO 759.031.219-34 8.065.604-1 T. BORBA

16 MARIA DOS SANTOS REIS 801.162.489-04 7.806.518-4 T. BORBA

Ponta Grossa, 10 de dezembro de 2014.

Marco Antonio Zanin Vieira

Eng. Agrônomo- CREA/PR 32.442-9

Chefe Regional - IAP/ERPGO



 

17/12/2014 - 8:35
VAGAS DISPONVEIS NA AGNCIA DO TRABALHADOR 17/12/2014

Vagas Projeto Puma

O Projeto Puma consiste em uma nova fábrica de celulose da Klabin, a qual será instalada em Ortigueira, Estado do Paraná, a expectativa é que sejam gerados cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos no pico de construção do projeto, é o maior investimento da história da Klabin.

Candidatos as vagas de outros municípios deverão enviar currículo para: agenciadotrabalhador@telemacoborba.pr.gov.br.

OBS: Serão aceitos candidatos que estejam até 700 km da origem do projeto.

-Ajudante de obras com experiência

-Armador com experiência

-Assistente administrativo com experiência

-Assistente social

-Auxiliar de topógrafo com experiência

-Carpinteiro com experiência

-Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, mediação e similares (inspetor de líquido penetrante)

-Inspetor de estanqueidade com experiência

-Laboratorista de concreto com experiência

-Lixador com experiência

-Maçariqueiro com experiência

-Marteleteiro com experiência

-Mecânico de máquinas pesadas com experiência

-Mecânico reparador de máquinas florestais

-Médico do trabalho com experiência

-Montador de torre de linha de transmissão com experiência

-Motorista de caminhão munk com experiência

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência e curso

-Motorista operador de bomba de concreto com experiência

-Operador de escavadeira hidráulica com experiência

-Operador de máquina de corte a gás (operador de plasma) com experiência

-Operador de motoniveladora com experiência

-Pedreiro com experiência

-Psicólogo com experiência

-Soldador RX, TID, Chaparia com experiência

-Técnico de documentação com experiência

-Técnico de segurança do trabalho com experiência e CNH "B"

-Sinaleiro (Rigger) com experiência

-Vigia (SDF) com experiência

Vagas disponíveis para Telêmaco Borba

-Auxiliar de produção com experiência

-Borracheiro com experiência

-Comprador com experiência

-Churrasqueiro com experiência

-Empregada doméstica com experiência e referência

-Frentista com experiência

-Mecânico de veículos com experiência

-Motorista de caminhão com experiência

-Motorista carreteiro com experiência em viagens longas

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência

-Operador de empilhadeira com experiência

-Secador de madeiro

-Secretária escolar com experiência

-Soldador com experiência (parada)

-Vendedor de serviços com experiência e CNH "B"

Vaga exclusiva para pessoa com deficiência

-Auxiliar administrativo com experiência

Importante - Para concorrer a qualquer vaga disponibilizada pela Agência do Trabalhador é preciso apresentar a Carteira de Trabalho.

Telefones úteis

Gerência – 3904-1651

Carteira de Trabalho e Banco Social - 3904-1637

Intermediação e fax - 3272-4903

Seguro Desemprego – 3272-1331

www.sine.pr.gov.br - www.setp.pr.gov.br

As vagas aqui listadas estão sujeitas a sofrer alterações a qualquer momento, sem aviso prévio.

Para candidatar-se, é necessário dirigir-se à Agência do Trabalhador (SINE) - de Telêmaco Borba

Não é permitida a divulgação das vagas em outros sites, periódicos e demais meios de comunicação sem autorização expressa da SMTIC, uma vez que as informações são dinâmicas e tem um curto prazo de validade e a divulgação de forma indiscriminada pode causar transtornos aos trabalhadores.

Você poderá também efetuar a sua inscrição e concorrer às vagas anunciadas acessando o site do MTE - Ministério do Trabalho, no seguinte endereço: http://maisemprego.mte.gov.br



 

16/12/2014 - 17:24
ALUNOS DO COSTA E SILVA APRESENTAM O NATAL EM FAMLIA NA ESCOLA

Natal em Família na Escola, este foi o tema trazido pela Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva para celebrar o Natal de 2014.

No dia 10 de dezembro, quarta-feira, os alunos do pré ao 5ª ano se apresentaram no saguão da escola para um público de pais e familiares, totalizando mais de 200 pessoas.

A diretora da escola, professora Luciane Apareicda Heneberg dos Santos, juntamente com a sua equipe pedagógica preparou cada detalhe para as nove apresentações atingissem os corações dos presentes com uma mensagem de amor e fé proposta pelo Natal.

Nas apresentações houve o coral, que reuniu alunos do 3ª ano A e o 5º ano A e B, com a música "Um novo tempo", ensaiados pelo estagiário Marciel.

O funk também mostrou que é possível transmitir sua mensagem, com uma das músicas mais tradicionais, "Bate o sino", com direito a Papai Noel de guitarra.

Em outra apresentação as talentosas crianças deram um show na dança.

Um dos momentos mais marcantes foi a encenação do nascimento de Jesus, interpretado pelos alunos dos 3º anos B e C, das professoras Elenice e Eronice, ensaiados e coordenados pelas professoras Maria Luzia e Maria Cristina.

No final não poderia falta a figura de Papai Noel que compareceu e encantou a noite, especialmente das crianças, distribuindo balas e tirando fotos.

Apresentações do Natal em Família da Escola Municipal Costa e Silva

1- Coral: 5º ano A e B - Professoras Cláudia e Ana Maria

3º ano A - Profª. Érica

Ensaiados pelo Estagiário Marciel

Música: Um novo tempo

2- 4º ano A – Profª. Aline

Música: Bate o sino

3- 2º ano B – Profª Aline

Música: Vem chegando o Natal

4- 4º ano B – Profª. Marilsa

Música: Um bom Natal

5- Pré II A e B – Professoras – Josiane e Roseli

Música: Natal das Crianças

6- 2º ano A - Profª. Alessandra

Música: Bom natal

7- 1º anos A e B – Professoras – Bruna e Elizângela

Música: Eu pensei que todo mundo fosse filho de papai Noel

8- Pré I A e B – Professoras – Ana Paula e Cilene

Música: No meu coração hoje é Natal

9- 3º anos B e C – Professoras: Elenice e Eronice

Teatro: Nascimento de Jesus

Música: Então é Natal

Ensaiados pela Profª. Maria Luzia e Maria Cristina

Foto

Alunos da Escola Costa e Silva encenam o Nascimento de Jesus



 

16/12/2014 - 17:5
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAO APRESENTA BALANO DAS AES EM 2014

O Conselho Municipal de Educação (CME) reuniu-se no dia 25 de novembro para a 10ª reunião ordinária e também no dia 11 de dezembro para a 11ª reunião ordinária.

O Conselho encerrou as atividades referentes ao ano letivo de 2014 com várias ações desenvolvidas durante o ano como: participação de conselheiros no Curso de Formação Continuada dos Conselheiros Municipais de Educação "Pró conselho" pela UFPR em Curitiba, três conselheiras já concluíram e estão desenvolvendo o Projeto e cinco conselheiras estão realizando a Formação do Pró conselho no polo de Ponta Grossa.

Entre outras ações está a organização de cronograma para reuniões e formações; participação na Audiência Pública de Segurança; questionário para coleta de dados das Escolas e Cmeis; participação na Audiência da Cultura e elaboração do Plano; participação e acompanhamento das Obras executadas com recursos do Governo Federal e recursos do Município; participação nas Audiências Públicas da Educação; participação no Conselho do FUNDEB e nos encontros de formação.

Destaca-se ainda a participação em Formação e Estudos sobre Conselho Municipal e Sistema Municipal; participação no I Fórum do Conselho Municipal de Educação em Curitiba; participação no V Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação em Paranaguá; participação no XXIV Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Manaus; estudo, discussão e sistematização do Plano Municipal de Educação.

Houve quatorze reuniões extraordinárias para estudos e encaminhamentos do Plano Municipal que se encontra na fase de adequações do texto base. O Plano será finalizado e entregue para o Secretário no início do ano letivo de 2015 para conclusão e encaminhamentos para a aprovação.

O Conselho encerrou também o cronograma de reuniões do Comitê Local do Compromisso Todos pela Educação que acompanhou juntamente com o secretário municipal de Educação professor Celso Augusto Souza de Oliveira o monitoramento das obras com recursos do Governo Federal.

Estão sendo concluídas as obras do Cmei Olavo Bilac no Bairro São Silvestre.

Em andamento as obras do Cmei Maria Mazzetti no Bairro Alto das Oliveiras; construção dos Cmeis no Bairro Jardim Progresso e no Bairro Nossa Senhora de Fátima estão aguardando aceite da empreiteira.

As obras com recurso do município estão o Cmei Clarice Lispector no bairro Macopa, obra concluída; Cmei Cândido Portinari no bairro São João, obra concluída; Cmei Henriqueta Lisboa no bairro Jardim Alegre, obra está sendo finalizada.

Reforma e ampliação da Escola Mun. Prof. Paulo Freire no bairro Área 6, obra concluída; Escola Municipal Dom Pedro I no bairro Jardim Florestal, obra licitada; Escola Municipal Samuel Klabin no bairro Alto das Oliveiras, obra concluída.



 

16/12/2014 - 13:47
PROJETO DE EXPANSO DA CIDADE ENTREGUE AO PREFEITO GIBSON

O prefeito Luiz Carlos Gibson recebeu, nesta terça-feira (16), o diretor Industrial da Klabin Arthur Canhisares, a gerente de suporte e serviços Maria de Lourdes Araújo e o gerente de comercialização Carlos Alberto Bernardi. O encontro que teve a participação dos vereadores Carlos Roberto Ramos, Mario Cesar Marcondes, Rubens Benck, Maurício Diógenes de Castro e dos secretários Geral de Gabinete Altamir Ramos, de Obras Deni Walter Gibson e Planejamento Isabelle Adamoviski tratou do projeto de expansão da cidade.

Os representantes da Klabin entregaram o projeto que será analisado pelo prefeito Gibson e vereadores. Após a análise será agendada novo encontro para discussão do projeto.



 

16/12/2014 - 13:42
SEMIFINAIS DA COPA DO SERVIDOR ACONTECEM NA TERA (16) NO FURTADO

Nesta terça-feira, 16 de dezembro, no ginásio Furtadão, acontecem às semifinais da Copa do Servidor de Futsal 2014, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER).

A primeira partida acontece às 20 horas entre SMAS - Assistência Social e Bombas e a segunda, às 21 horas, entre Sede/SMA e Esportes.

Os vencedores dos confrontos disputam a final na quinta-feira, 18 de dezembro, às 20 horas, no Furtadão.

SEMIFINALISTAS FORAM CONHECIDOS NA ÚLTIMA RODADA DA 2ª FASE

Na sexta-feira (12) da semana passada aconteceu a terceira e última rodada da 2ª fase da Copa do Servidor, no ginásio do bairro Bela Vista.

Pelo grupo C, a SMAS se classificou em primeiro do grupo ao suplantar a Câmara, por 8 a 5. No segundo compromisso, grupo D, a Sede/SMA manteve o aproveitamento de 100% ao vencer a Saúde, 8 a 5, terminando em primeiro do grupo e eliminando a Saúde da competição, equipe esta que é a atual campeã da Copa do Servidor.

Acompanhe a tabela completa com resultados, classificação, e definição das equipes semifinalistas e que lutarão pelo título inédito de 2014.

TABELA DA 2ª FASE DA COPA DO SERVIDOR DE FUTSAL 2014

08/12/2014- Segunda-feira – Ginásio do Bela Vista

1ª RODADA

20:00 – SEDE8 X1 BOMBAS - GD

21:00 - S.M.A.S. 10X4 ESPORTES – GC

10/12/2014- Quarta-feira – Bela Vista

2ª RODADA

20:00 - BOMBAS 7X6 SAÚDE - GD

21:00 – CÂMARA 0X5 ESPORTES – GC

12/12/2014- Sexta-feira Bela Vista

3ª RODADA

20:00 - CÂMARA 5X8 S.M.A.S.- GC

21:00 - SAÚDE 5X8 SEDE – GD

CLASSIFICAÇÃO 2ª FASE – COPA DO SERVIDOR DE FUTSAL

GRUPO C

1º SMAS – 6P – 2J – 2V – 0E – 0D – 18 GP – 9 GC – S +9

2º Esportes – 3P – 2J – 1V – 0E – 1D – 9 GP – 10 GC – S -1

3º Câmara – 0 P – 2J – 0V – 0E – 2D – 5GP – 13GC – S -8

GRUPO D

1º Sede/SMA – 6P – 2J – 2V – 0E – 0D – 16GP – 6 GC – S+10

2º Bombas – 3P – 2J – 1V – 0E – 1D – 8GP – 14GC – S-6

3º Saúde – 0P – 2J – 0V – 0E -2D – 11GP – 15GC – S-4

SEMIFINAIS DA COPA DO SERVIDOR DE FUTSAL 2014 - FURTADÃO

16/12/2014 – Terça -feira

20h – SMAS x Bombas

21h – Sede/SMA x Esportes

Foto

Sede/SMA enfrenta o Esportes pelas semifinais da Copa do Servidor de Futsal 2014



 

16/12/2014 - 11:32
SERVIDOR MUNICIPAL TER CESTA DE NATAL

A Administração Municipal de Telêmaco Borba vai entregar neste Natal uma cesta.

A entrega simbólica será na quinta-feira (18), no hall da Prefeitura, às 10 horas, e contará com a presença de servidores das secretarias, secretários e do prefeito Luiz Carlos Gibson.

No dia 18, a partir das 13 horas, a entrega estará liberada para todos os servidores no Supermercado Verona Loja 3 (Marechal Deodoro da Fonseca).

Para retirar a cesta, o servidor deverá dirigir-se ao endereço, nos dias e horários especificados e apresentar um documento de identidade oficial com foto, onde assinará em impresso próprio a retirada da cesta. Dúvidas ou informações podem ser obtidas pelos telefones 3904-1489 e 3904-1819

Entrega

SUPERMERCADO VERONA (LOJA 03)

Endereço: Marechal Deodoro da Fonseca, 320

Período de Entrega: De 18/12 (a partir das 13h00) à 28/12/2014

Horário: 08h30min até 21 horas (Segunda à Sábado)

Horário: 08h30min até 13 horas (Domingo)

Horário: 08h30min até 18 horas (dia 24/12/2014)



 

16/12/2014 - 11:6
PROGRAMAO DE NATAL MOVIMENTA TELMACO BORBA AT TERA (23)

As comemorações de Natal em Telêmaco Borba seguem até o domingo (21) na Praça da Casa da Cultura e na Casa do Artesão até terça-feira (23). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação, promove o "Natal para um mundo melhor" uma série de atrações iniciadas com o Natal nos Bairros, abertura do Natal, chegada do Papai Noel e atrações artísticas locais.

No domingo (14), durante todo o dia, a comunidade pode participar da programação especial com a apresentação de Henrique e Gustavo e Ana Fabiana e Banda. À noite foi apresentado o teatro "As Aventuras da Princesa Jezebel".

O clima do Natal também invadiu a segunda-feira (15) com a Banda Lunar, Os Buenachos e a Banda Dente Canino.

Nesta terça-feira (16), se apresentam Rodrigo e Ronaldo, Rio das Pedras e Noel.

Quarta-feira (17), a comunidade terá o Coral da Rede Pública e a Banda Dente Canino. Paulo Sérgio e Banda, André e Vitor e Emerson e André são as atrações da quinta-feira (18).

Nos final de semana as atrações se intensificam. Sexta-feira (19), a partir das 19 horas a Escola Petite Ballerina coreografias "Greensleevs" e "Jota", Michel Marques, Banda Trusth e Márcio e Edenilson estão na programação.

Sábado (20), às 19h30, tem a Banda Ella, Henrique e Gustavo e a Banda Subliminare.

As atrações do domingo (21) começam as 16 horas com a Escola Petite Ballerina, Escola Municipal de Danças, Grupo Kamimabo de Tibagi, Escola Alimah Dança do Ventre Ariel – Nureen Inara Ribeiro e Escola Municipal de Dança.

Casa do Artesão

Na Casa do Artesão o "Mundo Mágico do Natal" mantém a visitação para a comunidade. Na sexta-feira (19), às 20 horas, tem o humorista Juca Bala e o show pirotécnico em frente à Casa.

De 15 a 18/12 – 18 às 22 horas

Dia 20 e 21/12 – 14 às 20 horas

Dia 22 e 23/12 – 18 às 22 horas

Foto - "As Aventuras da Princesa Jezebel" foi a atração do domingo (14) na Casa da Cultura



 

16/12/2014 - 8:38
VAGAS DISPONVEIS NA AGNCIA DO TRABALHADOR 16/12/2014

Vagas Projeto Puma

O Projeto Puma consiste em uma nova fábrica de celulose da Klabin, a qual será instalada em Ortigueira, Estado do Paraná, a expectativa é que sejam gerados cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos no pico de construção do projeto, é o maior investimento da história da Klabin.

Candidatos as vagas de outros municípios deverão enviar currículo para: agenciadotrabalhador@telemacoborba.pr.gov.br.

OBS: Serão aceitos candidatos que estejam até 700 km da origem do projeto.

-Ajudante de obras com experiência

-Armador com experiência

-Assistente administrativo com experiência

-Assistente social

-Auxiliar de almoxarifado com experiência

-Auxiliar de topógrafo com experiência

-Carpinteiro com experiência

-Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, mediação e similares (inspetor de líquido penetrante)

-Inspetor de estanqueidade com experiência

-Laboratorista de concreto com experiência

-Lixador com experiência

-Maçariqueiro com experiência

-Marteleteiro com experiência

-Mecânico de máquinas pesadas com experiência

-Mecânico montador com experiência

-Mecânico reparador de máquinas florestais

-Médico do trabalho com experiência

-Montador de torre de linha de transmissão com experiência

-Motorista de caminhão munk com experiência

-Motorista operador de bomba de concreto com experiência

-Operador de escavadeira hidráulica com experiência

-Operador de máquina de corte a gás (operador de plasma) com experiência

-Operador de motoniveladora com experiência

-Pedreiro com experiência

-Psicólogo com experiência

-Soldador RX, TID, Chaparia com experiência

-Técnico de documentação com experiência

-Técnico de segurança do trabalho com experiência e CNH "B"

-Sinaleiro (Rigger) com experiência

-Vigia (SDF) com experiência

Vagas disponíveis para Telêmaco Borba

-Auxiliar de produção com experiência

-Borracheiro com experiência

-Comprador com experiência

-Churrasqueiro com experiência

-Empregada doméstica com experiência e referência

-Frentista com experiência

-Mecânico de veículos com experiência

-Motorista de caminhão com experiência

-Motorista carreteiro com experiência em viagens longas

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência

-Operador de empilhadeira com experiência

-Professor de Educação Física

-Promotor de vendas

-Secretária escolar com experiência

-Soldador com experiência (parada)

-Vendedor de serviços com experiência e CNH "B"

Importante - Para concorrer a qualquer vaga disponibilizada pela Agência do Trabalhador é preciso apresentar a Carteira de Trabalho.

Telefones úteis

Gerência – 3904-1651

Carteira de Trabalho e Banco Social - 3904-1637

Intermediação e fax - 3272-4903

Seguro Desemprego – 3272-1331

www.sine.pr.gov.br - www.setp.pr.gov.br

As vagas aqui listadas estão sujeitas a sofrer alterações a qualquer momento, sem aviso prévio.

Para candidatar-se, é necessário dirigir-se à Agência do Trabalhador (SINE) - de Telêmaco Borba

Não é permitida a divulgação das vagas em outros sites, periódicos e demais meios de comunicação sem autorização expressa da SMTIC, uma vez que as informações são dinâmicas e tem um curto prazo de validade e a divulgação de forma indiscriminada pode causar transtornos aos trabalhadores.

Você poderá também efetuar a sua inscrição e concorrer às vagas anunciadas acessando o site do MTE - Ministério do Trabalho, no seguinte endereço: http://maisemprego.mte.gov.br



 

15/12/2014 - 17:55
CENTRO DE CAPACITAO DOS RODOVIRIOS PRESIDENTE DA CNTT OMAR JOS GOMES ENTREGUE PELO SINCONVERT

"É um dos dias mais felizes da minha vida. Como líder sindical, representante de uma categoria fundamental no país, venho a Telêmaco Borba e tenho o meu nome perpetuado em um Centro de Capacitação que irá contribuir na vida profissional de muitos companheiros", discursou emocionado Omar José Gomes, presidente da CNTT, durante a inauguração do Centro de Capacitação dos Rodoviários.

O evento, de iniciativa do Sinconvert – Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Rodoviários Urbanos e em geral, Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Telêmaco Borba, reuniu dezenas de entidades sindicais além da presença do prefeito Luiz Carlos Gibson, do presidente da Câmara, Carlos Roberto Ramos, o secretário do Trabalho e da Indústria Joalmir Pucci.

Há pouco mais de um ano o presidente do Sinconvert, Olímpio Mainardes Filho e sua diretoria, inaugurava a nova Sede do Sindicato, investimento superior a R$ 1 milhão, considerada uma das mais bonitas e modernas instalações do interior do estado.

No dia 10 de dezembro foi a vez do Centro de Capacitação – Presidente Omar José Gomes.

PRESIDENTE SINCONVERT - "É um orgulho para nós que acompanhamos esse sindicato desde o seu nascimento ver até onde chegamos. Temos a nossa nova sede e agora o centro de formação onde teremos diversos cursos para os nossos trabalhadores e principalmente rendermos a homenagem ao senhor Omar por tudo o que ele representa para os rodoviários em todo o Brasil", disse o presidente Olímpio em nome da diretoria.

FETROPAR e INSTITUTO SÃO CRISTOVÃO – O presidente da Fetropar (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Paraná) e do Instituto São Cristovão, Epitácio Antônio dos Santos, dimensionou a importância do Centro de Formação.

"Justa homenagem ao maior líder dos rodoviários, o reconhecimento dado pelo Sinconvert e a parceria que firmou com o Instituto São Cristovão garantirá dezenas de cursos de capacitação a todos os nossos profissionais. A categoria ganha um reforço gigantesco e isso nos motiva a trabalhar cada dia mais", explicou Epitácio.

EXECUTIVO – O prefeito Gibson elogiou a infra-estrutura da obra e a importância em se investir na formação dos profissionais e parabenizou o Sinconvet em prestar uma homenagem em vida a um dos maiores defensores da classe. "Estão todos de parabéns e quem ganha é Telêmaco Borba com mais este espaço", completou.

CÂMARA – O presidente do Legislativo Municipal, Carlão, cumprimentou a diretoria do Sinconvert por investir na capacitação dos profissionais rodoviários.

OAB – Subseção de Telêmaco Borba – Dr. Alexandre Rodolfo Coelho Soares deixou uma mensagem aos diretores e associados do Sinconvert pela conquista. "Só temos que elogiar iniciativas como esta, categorias que trabalham em prol ao coletivo, desejo êxito nas ações que promovam a formação dos rodoviários", frisou.

A bênção ecumênica foi ministrada pelo diácono da Igreja Católica Pompilho Ferreira Filho, da Paróquia São Pedro e São Paulo e pelo presidente do Conselho de Pastores Evangélicos d e Telêmaco Borba, pastor Raul Borba.

Centro de Capacitação dos Rodoviários – Presidente da CNTT Omar José Gomes

O Centro de Capacitação dos Rodoviários passa a funcionar onde por 21 anos foi a sede do Sinconvert, construída no ano de 1991 e inaugurada em 11 de junho de 1992. O local recebeu investimento de R$ 320 mil e passou por completa revitalização.

A área de 300 m² conta com três salas amplas destinadas a cursos e palestras, visando a capacitação dos trabalhadores, com capacidade para 75 pessoas.

Houve O Sintracarp – Sindicato dos Trabalhadores, Motoristas e Ajudantes de Caminhões doou 25 cadeiras para o Centro de Capacitação, através do presidente Vicente Venuk.

HOMENAGEADO – OMAR JOSÉ GOMES – LÍDER DOS TRABALHADORES RODOVIÁRIOS E FERROVIÁRIOS

Casado, pai de três filhos, avô de cinco netos e seis bisnetos, Omar José Gomes nasceu em 16 de agosto de 1919 no bairro de Laranjais no município de Itaocara no Estado do Rio de Janeiro.

Em 1950 após receber a sua 1º habilitação, foi ser motorista de ônibus na empresa Irmãos Almeida Ltda., onde após três anos se demitiu indo trabalhar na empresa Viação Automobilística Nova Iguaçu Ltda. (EVANIL), onde executou sua função de motorista por dez anos em linhas urbanas, intermunicipais e interestaduais.

Em 1959 reunido com mais cinco companheiros resolveu criar o Sindicato dos Condutores Rodoviários de Nova Iguaçu.

De 1963 a 1972 assumiu a sua presidência no sindicato dos Condutores Rodoviários de Nova Iguaçu, afastando-se oficialmente em 1972 da presidência do Sindicato de Nova Iguaçu, assumiria e subiria mais um patamar em sua trajetória, qual seja, a Presidência da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, com sua sede no estado da Guanabara, atual cidade do Rio de Janeiro onde deu inicio a luta pela regulamentação da profissão motorista.

Após 22 anos de trabalho árduo na luta pela categoria de trabalhadores, teve seu reconhecimento merecido assumindo a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres – CNTTT em 1994. Onde permanece;

Em 30/04/2012 conseguiu aprovação da lei 12.619/2012, mais conhecida como a Lei do Motorista, sendo um dos principais articuladores para que a referida lei fosse aprovada, resultado de anos de discussão entre os trabalhadores e empresários do setor de transporte.

PRESENÇA DAS LIDERANÇAS SINDICAIS

Sindicatos presentes na inauguração: SINTRACARP, SINDIMOC, SITRO, SINTRAMOTOS e SINDEESMAT (Curitiba); SINDIPONTA, STTPASPG (Ponta Grossa), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SINDSERV, SINDMATEL (Telêmaco Borba), SINTRODOV (Dois Vizinhos), SINTRAR (Guarapuava), SINTTROL (Londrina), SINTTROMAR (Maringá), SINCVRAAP (Apucarana), SINTROCAM (Campo Mourão), SINTRUV (União da Vitória), entre outros sindicatos do Estado.



 

15/12/2014 - 17:36
PREFEITURA INVESTE EM EQUIPAMENTO PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE NA REA DE SERVIOS

A Prefeitura de Telêmaco Borba está a cada dia investindo mais para atender as demandas do município. Desta vez foi a compra de um picador de madeira que irá facilitar os trabalhos da Secretaria Municipal de Obras (SMOSP).

Segundo o setor, é enorme a quantidade galhos gerados pelas podas de árvores e o volume é muito grande. Com este equipamento a secretaria pretende picar os galhos antes de transportá-lo, assim o seu volume diminui mais de 80 % bem como o número de viagens até o local de disposição é bem menor.

Para o prefeito Luiz Carlos Gibson, a aquisição deste picador foi uma estratégia para aumentar a produtividade e diminuir os custos com transporte de galhos.

Outro fator muito importante é o modelo do equipamento, é próprio para a atividade e proporciona muita segurança aos operadores, explica o secretário de Obras Deni Walter Gibson. "Além de robustez, diferente de outros adquiridos no passado, que além de não proporcionarem nenhuma segurança, estavam totalmente sucateados no pátio. Agora é qualidade, produtividade, aliada a durabilidade", completa Deni.

Foto

Picador de madeira adquirido pela Prefeitura auxilia nos trabalho da SMOSP



 

15/12/2014 - 15:19
MOMENTO DEVOCIONAL RETRATA O ESPRITO NATALINO

O Momento Devocional desta segunda-feira, 15 de dezembro, no Hall da Sede da Prefeitura, contou com a participação do pastor Newton Teixeira, da Igreja Aliança com Deus.

O prefeito Luiz Carlos Gibson e o secretário geral de Gabinete Altamir Ramos fizeram uso da palavra e desejaram uma boa semana de trabalho a todos.

A Abertura do Natal na Casa do Artesão e na Praça da Casa da Cultura receberam elogios por parte das autoridades, o convite foi estendido aos servidores e munícipes. O tema trabalhado é "O Espírito de Natal chegou em Telêmaco Borba e trouxe o Papai Noel".

Na oportunidade o vice-campeonato do Sub 14 e 17 alcançados na Liga Sul Norte Pioneiro de Futsal Feminino e o voleibol sub 15 feminino, segundo colocado na Liga de Voleibol do Paraná, e quarto no masculino sub 17.

Foto

Momento Devocional acontece todas as segundas-feiras, às 8 horas da manhã, no Hall do Paço das Araucárias



 

15/12/2014 - 14:32
INTERNET GRATUITA - TELMACO BORBA DIGITAL COMPLETA UM ANO NESTE DOMINGO

Projeto de Cidade Digital do município aprimora os serviços públicos e fornece internet rápida de graça ao cidadão

Neste domingo (14), a população de Telêmaco Borba tem muito o que comemorar. Há um ano era implantado o projeto de Cidade Digital do município e, desde então, a base tecnológica criada vem sendo utilizada para o desenvolvimento de ações que visam à melhoria de vários eixos do setor público. O primeiro passo foi a interligação dos prédios públicos e fomento à inclusão digital.

É justamente na conectividade o diferencial do Telêmaco Borba Digital. O sinal de internet gratuito atinge toda área urbana e povoados mais afastados do perímetro através de 21 pontos de distribuição Wi-Fi, além da cobertura residencial que conta atualmente com 500 residências acessando o sistema. São mais de 30 mil acessos/mês, onde o Executivo disponibiliza entre 20 a 30 MB de banda para atender uma média de mil acessos diários, sem limite para cada usuário. "A cada 20 mil acessos incorporamos mais banda no sistema. Isso garante que todos recebam o necessário com qualidade", observou o secretário de Administração, Irineu Gobo.

A moradora do Jardim Bandeirantes, Lucimara dos Santos, aprova a iniciativa que, segundo ela, vem auxiliando nos estudos de toda a família. "Uso a internet para estudar, acessar notícias e me aprofundar no meu trabalho. Os meus filhos usam para estudar e jogar. A minha filhinha tem seis anos e aprendeu muito com o computador. A minha internet, no meu ponto de vista, é excelente. Consigo acessar rapidinho", avalia ela.

A evolução na Educação é sentida também pelo secretário da pasta, Celso Augusto Souza de Oliveira. Segundo ele, o município atingiu as metas do Ideb para 2017 neste ano. "Percebemos que após a implantação do Telêmaco Borba Digital as crianças da rede municipal passaram a ter mais oportunidade de pesquisa e isso refletiu nos trabalhos dentro de sala de aula, inclusive o Ideb nosso de 2017 já foi atingido neste ano e acreditamos que parte disso se deve também a essa tecnologia acessível. Com relação à Universidade Aberta do Brasil, nós temos um pólo de ensino à distância e muitos dos alunos nem freqüentam a sede porque tem também acesso ao Telêmaco Borba Digital em suas casas. Isso acaba refletindo na qualidade do ensino", frisou.

Na avaliação do secretário de Administração, Irineu Gobo, o município tem cumprido o papel de promover a inclusão digital, conforme determinam as diretrizes e leis municipais. "É um ano de sucesso. Nós imaginávamos que seriam muitas as dificuldades, mas isso não aconteceu. A meta agora é ampliar os meios de participação do cidadão na administração pública", destacou Gobo.

O secretário adianta que em 2015 o programa entra numa terceira etapa, que inclui a implantação de sistemas para que o morador possa agendar consultas e fazer matrículas pela internet, por exemplo. Outras ferramentas, ressalta ele, estão em fase de licitação para contratação no próximo ano, entre elas um sistema de gestão que integrará diversos programas para controles internos, de contabilidade, compras, protocolos, entre outros, garantindo maior transparência às ações do Executivo.

Um sistema de licitação também irá aumentar a relação da prefeitura com as empresas interessadas em serem fornecedoras do município. "O projeto Telêmaco Borba Digital é um anseio toda a população. Estamos disponibilizando e levando o mundo do conhecimento aos nossos munícipes, fazendo com que eles tenham acesso ao mundo digital e melhorando, assim, a sua qualidade de vida e interagindo mais com o poder público da nossa cidade", afirma o prefeito Luiz Carlos Gibson.

Foto

Munícipes são beneficiados com acesso gratuito por meio do Telêmaco Borba Digital



 

15/12/2014 - 14:10
GIBSON ENTREGA PRMIOS DO ITPU COM PRESENA DO DEPUTADO FEDERAL ELEITO LUCIANO DUCCI

O prefeito Luiz Carlos Gibson e o secretário municipal de finanças Benedito Alves Junior procederam, no final da tarde de sexta-feira (12), a entrega da premiação da Campanha do IPTU 2014.

O evento ocorreu no Hall do Paço das Araucárias, com presença dos ganhadores, e foi prestigiado pelo deputado federal eleito Luciano Ducci, por secretários e servidores municipais e vereadores da Câmara de Telêmaco Borba.

O prefeito parabenizou aos ganhadores e afirmou que pretende manter a campanha visando melhorar a arrecadação do município.

"Premiar aqueles que estão em dia com suas obrigações, pagando o IPTU , é muito bom, porque assim poderemos manter as ações em diversas áreas para a melhoria nos bairros", disse o prefeito

Eleito deputado federal, Luciano Ducci, prestigiou o evento ressaltou a iniciativa da administração em melhorar a arrecadação e premiar a população.

Uma síntese sobre a Campanha "IPTU em dia é bom para Telêmaco Borba e quem ganha é você" foi realizada pelo secretário de finanças Benedito. "Ficamos satisfeitos com o resultado e o valor obtido, sem dúvida contribuirá com o planejamento de obras para a comunidade", relatou.

Altamir Ramos, secretário geral de Gabinete, agradeceu a presença do deputado eleito e reforçou o compromisso do parlamentar com Telêmaco Borba.

"Telêmaco Borba tem representatividade em Brasília com o conhecimento e competência do deputado Luciano Ducci. Cumprimento os ganhadores do IPTU deste ano e a Administração Luiz Carlos Gibson pretende manter essa iniciativa de sortear prêmios como forma de melhorar as finanças do Município e desta forma reverter em melhorias ao nosso povo", resumiu.

O vice-presidente da Câmara, vereador Maurício de Castro, falou em nome do Legislativo, e ratificou o sucesso da campanha do IPTU.

A Campanha do IPTU premiado, para os exercícios de 2014 a 2016, basea-se na Lei Municipal nº 2046.

A Comissão Organizadora da Campanha teve a seguinte composição: Benedito Alves Jr. (Secretário Municipal de Finanças), Julimar Carneiro (Chefe da Divisão de Ad. Tributária), Irineu Gobo Filho (Sec. M. de Administração), Maurício Diógenes de Castro (Repr. Do Poder Legislativo), Ardson Lellis (ACITEL) e Flávio Flores Jr. (Auditor).

RELAÇÃO DOS GANHADORES DO IPTU 2014

1º VEÍCULO DE PASSEIO 1.0 0 KM - 13393000 - SERGIO FERREIRA

2º MOTOCICLETA 125 CC 0 KM 3706000 JOÃO Mª JOSÉ PINHEIRO

3º MOTOCICLETA 100 CC 0 KM 12480001 MILTON DE SOUZA

4º GELADEIRA REFRIGERADOR DUPLEX FROSFREE 437 LT 4185000 PAVEL AGEEV

5º AP TV LED/LCD 42" 2927000 CELÇO CARDOSO

6º SECADORA DE ROUPA 10 KG 9294000 BENVINDO PEDROSO DE LIMA

7º LAVADORA DE ROUPA 8 KG 1425000 PATRÍCIA AP RIBEIRO

8º AP DE TV 32" 2131000 DOMINGOS SOLEK VEDAN

9º HOME THEATER 11186500 ARKONS EMPREENDIMENTOS LTDA

10º CLIMATIZADOR DE AR PORTÁTIL 16582140 THEODORO FELIX DA SILVA NETO

11º BICICLETA ARO 26 10538100 ZULMIRA MARCONDES LEAL

12º FOGÃO ELÉTRICO 4 BOCAS 22178000 JUAREZ DE CASTRO CARMO

13º CÂMERA DIGITAL 16 . 1 MP 9094001 CLARICE RODRIGUES FRANCO

14º FORNO ELÉTRICO 44 LT 44000 DAVI ASSUEIRO

15º MICRO ONDAS 30LT 5108000 MARIA DO SOCORRO PEREIRA

16º CENTRÍFUGA DE ROUPAS 10 KG 16040000 WILSON PALMEIRA DO NASCIMENTO

17º LAVADORA DE ROUPA TANQUINHO 10KG 12109000 PAULO BORGES

18º ASPIRADOR DE PÓ E ÁGUA 29000452 DANIEL ALVES DE QUADROS

19º CONJ. PANELAS 8 PEÇAS 13269000 VERCI DOS RIBAS SANTOS

20º AP JANTAR 42 PEÇAS 2555000 LAÉRCIO JORGE KUBIAK

Foto

Prefeito Luiz Carlos Gibson e o deputado federal eleito Luciano Ducci durante a entrega dos prêmios do IPTU 2014



 

15/12/2014 - 9:30
CONVITE - AUDINCIA PBLICA GUARDA MUNICIPAL

A Administração Municipal tem a honra de convidar a comunidade para participar da Audiência Pública para a implantação da Guarda Municipal em Telêmaco Borba, que será realizada no dia 17 de dezembro de 2014 (quarta-feira), às 14:00 horas, no Plenário da Câmara Municipal.

Contamos com sua valiosa presença.

Atenciosamente,

José Altamiro Ramos

Secretário Geral do Gabinete

Luiz Carlos Gibson

Prefeito



 

15/12/2014 - 9:26
VAGAS DISPONVEIS NA AGNCIA DO TRABALHADOR 15/12/2014

Vagas Projeto Puma

O Projeto Puma consiste em uma nova fábrica de celulose da Klabin, a qual será instalada em Ortigueira, Estado do Paraná, a expectativa é que sejam gerados cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos no pico de construção do projeto, é o maior investimento da história da Klabin.

Candidatos as vagas de outros municípios deverão enviar currículo para: agenciadotrabalhador@telemacoborba.pr.gov.br.

OBS: Serão aceitos candidatos que estejam até 700 km da origem do projeto.

-Ajudante de bomba com experiência

-Ajudante de obras com experiência

-Armador com experiência

-Assistente administrativo com experiência

-Assistente social

-Auxiliar de almoxarifado com experiência

-Auxiliar de topógrafo com experiência

-Carpinteiro com experiência

-Desenhista com experiência em topografia e auto cad

-Encarregado de manutenção de instrumentos de controle, mediação e similares (inspetor de líquido penetrante)

-Inspetor de estanqueidade com experiência

-Laboratorista de concreto com experiência

-Lixador com experiência

-Maçariqueiro com experiência

-Marteleteiro com experiência

-Mecânico de máquinas pesadas com experiência

-Mecânico montador com experiência

-Mecânico reparador de máquinas florestais

-Médico do trabalho com experiência

-Montador de torre de linha de transmissão com experiência

-Motorista de caminhão betoneira com experiência

-Motorista de caminhão munk com experiência

-Motorista operador de bomba de concreto com experiência

-Operador de escavadeira hidráulica com experiência

-Operador de máquina de corte a gás (operador de plasma) com experiência

-Operador de motoniveladora com experiência

-Operador de rolo compactador com experiência

-Pedreiro com experiência

-Psicólogo com experiência

-Soldador RX, TID, Chaparia com experiência

-Técnico de documentação com experiência

-Técnico em materiais com experiência

-Técnico de segurança do trabalho com experiência e CNH "B"

-Topógrafo com experiência

-Sinaleiro (Rigger) com experiência

-Vigia (SDF) com experiência

Vagas disponíveis para Telêmaco Borba

-Ajudante de cozinha com experiência

-Auxiliar de mecânico de autos

-Auxiliar de produção com experiência

-Borracheiro com experiência

-Comprador com experiência

-Churrasqueiro com experiência

-Empregada doméstica com experiência e referência

-Frentista com experiência

-Marmorista com experiência em colocação

-Mecânico de veículos com experiência

-Motorista de caminhão com experiência

-Motorista carreteiro com experiência em viagens longas

-Motorista de ônibus rodoviário com experiência

-Operador de empilhadeira com experiência

-Professor de Educação Física

-Professor de inglês com experiência (Ortigueira)

-Promotor de vendas

-Secretária escolar com experiência

-Soldador com experiência (parada)

-Técnico instrumentista com experiência (parada)

-Vendedor de serviços com experiência e CNH "B"

-Vendedor pracista com experiência e CNH "AB"

Importante - Para concorrer a qualquer vaga disponibilizada pela Agência do Trabalhador é preciso apresentar a Carteira de Trabalho.

Telefones úteis

Gerência – 3904-1651

Carteira de Trabalho e Banco Social - 3904-1637

Intermediação e fax - 3272-4903

Seguro Desemprego – 3272-1331

www.sine.pr.gov.br - www.setp.pr.gov.br

As vagas aqui listadas estão sujeitas a sofrer alterações a qualquer momento, sem aviso prévio.

Para candidatar-se, é necessário dirigir-se à Agência do Trabalhador (SINE) - de Telêmaco Borba

Não é permitida a divulgação das vagas em outros sites, periódicos e demais meios de comunicação sem autorização expressa da SMTIC, uma vez que as informações são dinâmicas e tem um curto prazo de validade e a divulgação de forma indiscriminada pode causar transtornos aos trabalhadores.

Você poderá também efetuar a sua inscrição e concorrer às vagas anunciadas acessando o site do MTE - Ministério do Trabalho, no seguinte endereço: http://maisemprego.mte.gov.br



 

12/12/2014 - 17:52
FORMANDOS SO CERTIFICADOS NOS CURSOS DA CARRETA DE GASTRONOMIA

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Indústria Convencional, realizou um evento de formatura para os alunos dos Cursos de Auxiliar de Cozinha, Preparo de Pães e Bolachas, Preparo de Massas, Preparo de Pratos Saudáveis, Preparo de Decoração de Bolos, Técnicas de Confeitar, Preparo de Docinhos, Elaboração de Drinques e Coquetéis, Qualidade em Serviços de Cozinha e Técnicas de Produção de Tortas Doces e Salgadas que ocorreram na Unidade Móvel de Gastronomia do SENAC.

O evento ocorreu no dia 08 de dezembro no Salão Social da ACITEL, com a participação do prefeito Luiz Carlos Gibson, o secretário do Trabalho e Indústria Convencional Joalmir Pucci e a diretora do SENAC Luciane de Fátima Oliveira.

Também estiveram presentes familiares e amigos dos formandos homenageados nos discursos da aluna Tania Mara Santos Borba e do aluno Alberto Firmino Costada turma de Auxiliar de Cozinha.

O prefeito Luiz Carlos Gibson parabenizou a todos os formandos através de uma canção (Campeão Vencedor), em seguida todos os presentes puderam desfrutar de um café colonial com tortas, bolos e salgados preparados pelos formandos das turmas de Auxiliar de Cozinha.

O secretário Joalmir Pucci parabenizou a todos os alunos pela conquista na conclusão dos cursos e enfatizou os programas voltados ao empreendedorismo que estão sendo desenvolvidos na Secretaria do Trabalho e Indústria Convencional através da parceria estabelecida com o SEBRAE para auxiliar aqueles que pretendem abrir seu próprio negócio.

A diretora do SENAC, Luciane de Fátima Oliveira, incentivou aos alunos para que continuem se aperfeiçoando e aproveitem o momento de mercado aquecido no setor gastronômico, agradeceu a parceria com a administração pública de Telêmaco que se preocupa com qualificação profissional e qualidade de vida dos trabalhadores do município.

Foto

Prefeito Luiz Carlos Gibson e o secretário Joalmir Pucci, juntamente com Luciane de Fátima Oliveira certificam os participantes dos Cursos da Carreta de Gastronomia



 

12/12/2014 - 17:35
ALUNO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CONQUISTA O 1 LUGAR DO PROGRAMA PINGO DE GUA - COPATI

O aluno Kainan Ferreira dos Santos do 5º ano, orientado pelo professor Italo Rafael Rocha da Escola Municipal Regente Feijó, conquistou o 1º lugar no concurso da melhor foto com o tema:"Vida na Pedra". Umas das categorias que fazem parte do programa de Educação Ambiental Pingo D Água, do Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati).

O Programa Pingo D Água abrange os municípios banhados pela Bacia do Rio Tibagi, uma das mais importantes do Brasil, e tem como principal objetivo, sensibilizar os alunos e incentivá-los na busca de soluções alternativas para proteção do Rio Tibagi, por isso é considerado um dos programas de educação ambiental de maior relevância no Estado do Paraná.

Participaram desse projeto 240 escolas de 48 municípios que compõem a bacia do rio Tibagi, abrangendo 3 núcleos de educação: Londrina, Cornélio Procópio e Ponta Grossa.

A solenidade de entrega do prêmio será em Londrina no dia 14 de Março de 2015.

Foto

Aluno Kainan Ferreira dos Santos do 5º ano da Escola Municipal Regente Feijó, conquistou o 1º lugar no concurso da melhor foto com o tema:"Vida na Pedra". Umas das categorias que fazem parte do programade Educação Ambiental Pingo D Água