Segunda-Feira, 24 de Novembro de 2014 Diário Oficial Fale Conosco
Buscar todas as notícias

25/9/2013 - 17:36
TELêMACO BORBA REALIZA EM MéDIA 455 EXAMES DE MAMOGRAFIA POR MêS A CUSTO ZERO à POPULAçãO

O Município de Telêmaco Borba recebeu através do Provopar, no início de 2010, um Aparelho de Mamografia.

O equipamento não se tornou viável a utilização porque logo após este período o Ministério da Saúde do Governo Federal passou a financiar exames de mamografia, através da Rede Pública e clínicas privadas.

Este equipamento necessitaria de profissionais específicos para operá-lo como médico e técnico radiologista, além de local específico para instalá-lo o que demandaria um valor considerável, algo aproximado em R$ 30 mil mensais.

Em Telêmaco Borba a clínica que está credenciada é a SIIM2 – Sistema Integrado de Imagem e Medicina que presta todo o serviço, custeado pelo Governo Federal.

O Município dispõe de uma quota de 530 exames de mamografia mês, para atender o município de Telêmaco Borba e os 6 demais que compõe a 21ª Regional de Saúde.

Nos últimos 12 meses tem utilizado uma média de 455 exames por mês a custo zero aos municípios, não havendo portando demanda reprimida.

"O município tem este beneficio 100% custeado pelo Ministério da Saúde", explica o secretário de Saúde Cláudio de Souza.

Todas as 14 Unidades Básicas de Saúde em Telêmaco Borba fazem um trabalho de orientação à saúde da mulher e por solicitação médica podem realizar o exame de mamografia.