Sexta-Feira, 25 de Julho de 2014 Diário Oficial Fale Conosco
Buscar todas as notícias

25/1/2011 - 17:11
CHUVA PREJUDICA PROGRAMA DE OBRAS E MANUTENçãO DE RUAS EM TB

As chuvas têm trazido muitos problemas para Telêmaco Borba. Um deles é a dificuldade de manutenção das vias públicas. Para minimizar os prejuízos à comunidade, a Administração, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), vem atuando com um programa de obras de melhorias, recapes e calçamentos em toda a cidade.

"Entendemos os reclames da população, mas a chuva atrapalhou o cronograma de obras, manutenção das vias e ainda provocou buracos e valetas nas ruas dos bairros", comentou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, José Reinaldo Carneiro Antunes. Ele relatou que as chuvas ocorridas no dia 12 de janeiro foram as que mais prejudicaram as ruas. "Para atender as solicitações da comunidade, de acordo com o secretário, foram canceladas as férias coletivas dos funcionários da SMOSP para a manutenção das vias mais danificadas.

A partir do dia 3 de fevereiro, a SMOSP retorna as atividades normais e já inicia um novo plano de ação para manutenção, inclusive com a continuidade do plano de expansão de calcamento e pavimentação de vias urbanas.

O programa de calçamento poliédrico vai atender 14 bairros e 30 ruas do município. Com investimentos de R$ 1.276.191,00 (recursos próprios), a Administração vai dar andamento ao plano de ação para melhorias das vias públicas. Os bairros São Francisco I, II e Jardim São Félix serão totalmente pavimentados com essa ação.

Com recursos federais (PAC2), está previsto a pavimentação para ruas do Jardim Europa, Rio Alegre e Recanto Feliz.

A Rua Água Marinha, na Área 4, receberá pavimentação com recursos do Paraná Urbano e contrapartida do município. A obra foi licitada no dia 7 de janeiro. O Paraná Urbano também contempla recape e asfalto em 14 ruas que estão em fase de finalização.

No ano passado, somente no segundo semestre foram 6 mil metros cúbicos de cascalho, 700 toneladas de CBUQ e 100 toneladas de asfalto frio para tapa buraco.

Todas as ruas do município foram patroladas e receberam tapa buracos e a 6ª etapa de recuperação de ruas já está com projeto pronto, aguardando somente autorização do governo do Estado.

Chuva forte

A chuva que caiu no dia 12 de janeiro, segundo dados do Sistema Metereológico do Paraná (Simepar), foi de 47,6 milímetros em apenas duas horas. Para se ter ideia, a média histórica do município em janeiro era de 204 milímetros, sendo que neste mês já se chegou a 252 milímetros de chuva, 48 milímetros a mais que a média histórica.

Ruas que receberão poliédrico

Bairro São Rafael (Ruas Carmim, Alcatraz, Dália, Medianeira, Maringá e Berimbau)

Bairro Área 3 (Ruas Santa Terezinha, Santa Luzia, Santo Onofre, Santa Inêz e Olinda)

Bairro Área 2 (Ruas Piraí do Sul e Alice Bittencourt)