Há algumas semanas, o município de Telêmaco Borba foi agraciado com a doação de uma maquete em madeira do Bonde Aéreo, carinhosamente conhecida como Bondinho. Esta obra, criada pelo artesão natural de Jaguariaíva e residente na Capital do Papel, João Mateus Almeida, destaca-se pelos detalhes que reproduzem não apenas os bondinhos, mas também as cabines de venda de passagens, setores de embarque e desembarque, conforme o original.

O chefe de Gabinete, Wanderley Carneiro, representou o prefeito Dr. Marcio Matos e a vice-prefeita Rita Araújo no momento de entrega, acompanhado das servidoras Letícia Ribinski (turismóloga) e Maria Priscila Gomes da Assessoria de Eventos e Turismo, expressando a admiração do município pela peça, que foi considerada uma verdadeira obra de arte.

A maquete agora está em exibição na entrada da Biblioteca Municipal, situada no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), onde pode ser apreciada tanto pelos moradores locais quanto pelos visitantes de outras regiões.

O Bonde Aéreo, inaugurado em 11 de novembro de 1959, portanto há 64 anos, administrado pela empresa Klabin S.A, tem a função inicial de transportar funcionários e se tornou um ícone de Telêmaco Borba. Ele conecta a cidade à vila de Harmonia, com um vão livre de 1318 metros sobre o Rio Tibagi, a uma altura de 76 metros. Durante a travessia, os passageiros podem desfrutar de um passeio emocionante com uma vista deslumbrante da cidade e do Rio Tibagi, com suas pedras, ilhas e corredeiras.

“A iniciativa do artesão João Mateus de Almeida não apenas enriquece o patrimônio cultural de Telêmaco Borba, mas também preserva a memória e a importância histórica do Bonde Aéreo para as futuras gerações”, declara Wanderley Carneiro.

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba