Na última sexta-feira (1), a Prefeitura de Telêmaco Borba, realizou às 20 horas, na Avenida Horácio Klabin, o Desfile de Natal, sob o tema: “É Natal, nasceu Jesus. Cerca de 4 mil pessoas acompanharam atentamente o cortejo e aplaudiu às entidades participantes.

O prefeito Dr. Marcio Matos e a vice-prefeita Rita Araújo fizeram a entrega das chaves às autoridades religiosas do município, que estiveram representadas pelo padre Primo Hipólito, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Sandro Maciel Candido Ferreira da Paróquia São Pedro e São Paulo, o vice-presidente do Conselho de Pastores pastor Gilberto Arcanjo. Participaram a pastora Iranir Schneider Vieira da Igreja Presbiteriana Missionária Ebenézer, pastor Julio Lopes da Bola de Neve Church e o pastor Glauco Ernani Ferreira da Igreja Evangélica O Brasil para Cristo Central.

Entre as autoridades o vice-presidente da Câmara Municipal Ezequiel Betim, e os vereadores Jefferson Abreu, Toninho Flenik e Felipe Pedroso. A presidente da ACITEL – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, Taty Mendes Lima.

Banda Marcial do Colégio Sant’Ana, Ponta Grossa

Fundada em 1995, sob a regência do maestro Carlos Sebastião Taques, a Banda abriu o Desfile de Natal. Pela qualidade e nível de repertório que possui é reconhecida por músicos, maestros, e pela crítica como uma das melhores Bandas de Metais e Percussão do Brasil.

Papai Noel

Na sequência, o Papai Noel e suas ajudantes, trouxeram a alegria e “A magia do Natal na nossa terra querida”. Eles seguem se apresentando até o dia 10/12 na Praça da Família.

Grupo Mille (O Boticário)

Teve sua origem em 1985 com a sua fundadora Eloisa Farias. Portanto tem 38 anos em Telêmaco. Este ano desfilaram com o Papai Noel pelas ruas da cidade.

Ajudantes do Papai Noel

Projeto Ballet Styllo Corpo, desde de 2016, em Telêmaco Borba, com mais de 135 alunos. As aulas acontecem na Igreja Presbiteriana Independente.

Projeto Louvarte, desde de 2023, voltado para o estudo do ballet gospel. As aulas acontecem no CBA – Centro Betel de Adoração.

Projeto Nas Pontas Dos Pés, de iniciativa da Prefeitura, atende a mais de 250 alunos entre crianças, jovens e adultos.

Todos esses projetos estão sob a coordenação da professora Sinthia Bulcão.

E a Escola de Danças Petite Ballerina, há 9 anos em atividade.  A missão é proporcionar aos alunos contato com a arte e preservar a tradição e também desenvolver o trabalho em grupo. Este ano apresentará o grande espetáculo “Alice no país das maravilhas”, dia 9 de dezembro, às 20h, na Casa da Cultura.

Presépio Vivo - Comunidade São Francisco de Assis.

O grupo de teatro “Irmão sol, irmã Lua” conta com 45 integrantes, se formou e iniciou suas apresentações no ano de 2001 ainda pequeno com 12 integrantes quando assumiu a encenação da paixão de Cristo na comunidade São Francisco de Assis encerrando as novenas da Páscoa.

São 22 anos de história em apresentações da “Paixão de Cristo” e “Auto de Natal”.

Comunidade São Francisco de Assis

Em meados dos anos 70 até 75 as missas eram realizadas na chácara do senhor Néco Mendes, onde hoje é o residencial São Francisco. 

Em 79 foi construída a escolinha Castro Alves onde passou a receber as missas que eram realizadas vez por mês na época.

Nos anos 80 foi construída uma igrejinha de madeira e em meados dos anos 2000 foi ampliada e refeita totalmente de material onde é até hoje um local de encontro, celebração evangelização e fé.

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Iniciou suas atividades religiosas e Pastorais no ano de 1974, ano das Missões Redentoristas, sendo seu primeiro coordenador  Ércio Gaspar.

Desde então vem procurando unir a comunidade sempre elevando a fé.

Trouxe o tema: O nascimento de Jesus, estamos unidos pastorais, movimentos a comunidade para deixar essa noite, mas bonita, trazendo os Mistérios Gozosos para nossa realidade.

Movimento Sociedade de São Vicente de Paulo SSVP

A sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada por Antônio Frederico Ozanam, na França em 1833. O patrono da Sociedade é São Vicente de Paulo, padre francês.

Os vicentinos estão em Telêmaco Borba desde 1962, portanto a 61 anos. Possui também uma obra unida – Casa Lar de Idosos em Telêmaco Borba.

Comunidade Bom Jesus de Nazaré

Fundada em,21 de agosto de 1982, e em 06 de agosto de 2019 foi denominada Comunidade Bom Jesus de Nazaré, tendo como seu primeiro presidente, Alberto Rodolfo Pius, atualmente tem como coordenador Antônio Carlos Fogaça, e é constituída por 12 pastorais.

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Está em missão a mais de 40 anos no bairro Socomin e pertence a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A comunidade caminha com mais de 20 pastorais e movimentos coordenados pelo senhor Joaquim Gonçalves Filho e todo o CPC - Conselho Pastoral Comunitário.

Catequese Comunidade Nossa Senhora de Fátima

A catequese da comunidade nossa senhora de Fátima conta com 41 catequistas e 243 catequizandos na idade de 09 a 13 anos e temos  adultos com grupo especial, que através dos encontros catequéticos são levados a conhecer e fazer a experiência de Deus em suas vidas através dos sacramentos de eucaristia e crisma e na comunidade para uma vivência cristã.

Comunidade Imaculado Coração de Maria

Situada no Bairro Bela Vista na Rua Cambara próximo ao ginásio/quadra de Esportes do bairro Bela Vista. Atualmente na coordenação Geral o senhor Deusded Pimenta.

Comunidade Nossa Senhora do Rocio

Iniciou no com o grupo de oração da RCC em  2003,  pouco depois  iniciaram as celebrações no centro comunitário do bairro Jardim Europa. Aproximadamente 2005 conseguiram comprar o terreno e iniciar a construção da capela que terminou de ser construída em meados de 2009. Atualmente contamos com várias pastorais.

Grupo Alegria no Senhor – RCC (Renovação Carismática Católica)

Foi fundada no dia 10 de janeiro de 1972 o grupo de oração alegria no senhor, juntamente com a RCC, o Grupo alegria no senhor, chegou a ter 600 pessoas, no salão paroquial nosso coordenador da época irmão Nabor Camargo.

Terço dos Homens – Paróquia Nossa Senhora de Fátima

O terço dos homens pelo mineiro Wander (coordenador) foi na data de 25-07-2015, atualmente contamos com 15 integrantes sendo terço realizado todo o sábado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às 17h30, sendo o terço dos homens, mas está aberto as mulheres também, que participam.

Pastoral da Criança – Diocese Ponta Grossa

Pastoral da criança há mais de 40 anos de serviço voluntário prestado as famílias mães gestantes e crianças da nossa cidade. A primeira coordenadora foi a Irmã Rosa.

Paróquia São Pedro e São Paulo com as seguintes participações:

Criada em 13 de abril de 2008, tem como Administrador Paroquial o Pe. Sandro Maciel Cândido Ferreira e conta com o serviço de 9 diáconos permanentes.  A paróquia é constituída pelas seguintes comunidades: Igreja Matriz; Nossa Senhora das Graças; Nossa Senhora do Rosário; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora de Guadalupe; São João Batista; São Sebastião; São Silvestre; Santo Afonso; Santa Rosa de Lima; Santa Teresinha; e Sagrado Coração de Jesus.

Bola de Neve Church

Existe há 23 anos, hoje são mais de 540 igrejas no Brasil e no mundo, nas nações, e o Bola de Neve em Telêmaco Borba tem 14 anos de existência, atendendo as famílias dentro e fora da igreja através dos trabalhos sociais.

Igreja Presbiteriana Missionária Ebenézer

Inaugurada em 15 de novembro de 1996, sob a coordenação de José Luiz Mendes Vieira e Iranir Schneider Vieira, que foram também os responsáveis pela construção do templo. À época, tinham como líder Pastor João Luiz da Silva. No ano de 2023 passou a usar o termo Ebenezer, passando a se chamar Igreja Presbiteriana Missionária Ebenezer. Atualmente, a igreja tem como presidente a pastora Iranir e como co-pastor Devair Talevi.

Igreja O Brasil para Cristo Central – Espaço Teen Kids

Fundamentada na Bíblia, dedicada a mostrar a meninos e meninas como podem crer em Jesus Cristo e ter a salvação.

Tudo começou em novembro de 2013, com um sonho de Deus, e o pastor José Hélio de Lima colocou em prática. Neste ano de 2023 a Teen Kids completa 10 anos nesta cidade maravilhosa de Telêmaco Borba.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Localizada na Rua Eliomar Meira Xavier n 359. Para mais informações acesse o site Vinde a cristo.org.

Assistência Social Estandarte do Amor (ASEA) da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

Tem objetivo de atender sempre os mais necessitados com vários benefícios aos necessitados. Na coordenação de Edson Mendes. A instituição representou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na pessoa do pastor presidente Paulo Kempfer;

Esquadrão de Cristo

Iniciou as atividades em Brasília em agosto de 2004,  e em Telêmaco Borba no ano de 2014.

Atua como valores “acolher todos os Cristãos em busca de Paz e Harmonia com todos”.

Ônibus natalino

É uma iniciativa da Missão Artistas de Cristo de Curitiba, que realiza projetos de voluntariado a 34 anos. O projeto de Natal existe a 3 anos e já visitou cerca de 20 cidades do Pr e SC, a ação é totalmente voluntária e sem fins lucrativos. Slogan: “Jesus Nosso Natal”.

Trenzinho da Alegria

Estará até o dia 10/12, das 19h30 às 22h, na Praça da Família, realizando passeio gratuito pelas ruas da cidade levando a magia do Natal na nossa terra querida.

 

 

Faça seu comentário!