Mais de 700 pessoas participaram da primeira etapa da Caminhada Internacional da Natureza realizada em Telêmaco Borba, na manhã de domingo (20). Eles percorreram os 15 quilômetros do circuito passando por estradas de chão, trilhas, cachoeiras, caverna e lago, conhecendo algumas das belezas naturais que a cidade abriga.

Uma grande estrutura foi montada no autódromo que recebeu além de pessoas de Telêmaco Borba, pessoas das cidades paranaenses de Abapã, Arapongas, Arapoti, Castro, Curitiba, Curiúva, Figueira, Guarapuava, Ibaiti, Imbaú, Jaboti, Jaguariaíva, Londrina, Ortigueira, Paiçandu, Piraí do Sul, Ponta do Pasto, Ponta Grossa, Rio Azul, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Teolândia, Tibagi, Tomazina. Ainda vieram pessoas de outros estados, das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Ananindeua (PA), Porto União (SC) e João Monlevade (MG), e também da cidade de Valdívia, no Chile.

A organização foi feita pela Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, através da servidora da setor de Turismo e Eventos, Letícia Ribinski; da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação; do Governo do Estado do Paraná e da equipe Falcão Peregrino.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, se mostrou muito feliz com a quantidade de participantes do evento e destacou o potencial da cidade. “Nós somos uma cidade nova, que está crescendo e vamos nos tornar em breve um grande centro. Nós estamos fazendo eventos em várias áreas, recentemente levamos nossas crianças da Rede Municipal de Ensino para o cinema. Para muitos foi a primeira vez. Nós estamos investindo e vamos nos tornar uma referência em eventos”, destacou.

O representante do Governo Estadual e coordenador o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR-PR) Telêmaco Borba, Carlos Alberto Merhy Filho, afirmou que o público superou as expectativas. “Nós esperávamos de 400 a 500 pessoas, mas tivemos 727 inscritos, sendo que 508 foram de Telêmaco Borba. Foi excelente, e além do esporte, entrou no setor de turismo rural e reuniu desde crianças até idosos. Já estamos programando outra caminhada para o próximo ano, com circuito diferente”, confidenciou.

Um dos organizadores do evento e participante da equipe Falcão Peregrino, João Firmino, reafirmou que o número de participantes superou a expectativa. “Nós imaginávamos que viriam menos pessoas, tivemos o dobro. Isso nos motiva a fazer mais eventos de caminhada, corrida, cavalgadas, moto, bicicleta”, comentou, fazendo um agradecimento especial à Klabin, pois praticamente todo o percurso foi feito em área pertencente à empresa, que inclusive não realizou operações nos trechos da caminhada.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Flores, destacou o grande público e elogiou a organização. “Aproveitem o evento, pois na gestão Dr. Márcio é assim: uma nova cidade a cada dia”, declarou. Em seguida a chefe da Divisão de Esporte, Kessy Iarosz, realizou um aquecimento, que movimentou as pessoas que participaram da caminhada.

DIVERSÃO

Além da caminhada, outros eventos abrilhantaram o local, como a apresentação dos artistas The Teachers, Danny Wandré, Will Sing e Banda Abdução, além diversas atividades como praça de alimentação, comercialização de produtos da agricultura regional, artesanato e o Projeto Brincar para a diversão das crianças.

Faça seu comentário!