A Prefeitura de Telêmaco Borba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Museu Histórico, convida a população para prestigiar a exposição dos trabalhos realizados na Semana da Família.

Ainda dá tempo de fazer uma visita na exposição, que está aberta ao público de forma gratuita até o dia 02 de setembro na Casa das Artes, no horário das 8h às 11h30 e das 13h até às 17h.

A exposição conta com desenhos dos alunos da rede municipal de educação, os quais confeccionaram os trabalhos em suas respectivas escolas.

Os alunos também participaram da Oficina “Minha Família, minha história”, onde tiveram o momento de expressão artística, explorando através da linguagem do desenho seus sentimentos, suas emoções e sua poética a partir da dinâmica proposta.

O secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, afirma que a família é instituição mais importante na sociedade e merece a atenção dos agentes públicos e neste caso junto a educação potencializar os seus valores. “A Secretaria reforça o convite à população, de maneira especial à família, para que venha visitar a exposição na Casa de Artes, situada na Avenida Samuel Klabin, 725, Centro. Estamos esperando a todos de braços abertos”.

Para a técnica em artes e cultura Adriana Andrade que ministrou grande parte das oficinas, “a Semana da Família, enquanto ação da Secretaria de Gabinete, só chancelou a potencialidade que o Museu Histórico possui no quesito de ofertar ações educativas museais não formais as quais podem ser desenvolvidas o ano todo”. E conclui que abordar a temática sobre a família promoveu um amplo contexto para tratar sobre questões que permeiam o museu e seu funcionamento. “Assim como se mostrou adequada e primordial para tratar de questões sobre a memória, a história e a formação da identidade do munícipe, ressaltando as crianças sobre a relevância do zelo e da responsabilidade que o espaço museológico possui em salvaguardar nossa história”.

Para a turismóloga Leticia Ribinski, receber a ação na Casa das Artes, local este que abriga o Museu histórico, foi de grande satisfação “pois o espaço da casa é aconchegante e o próprio nome já faz jus a ação da Semana da Família. As crianças sentiram-se em casa, desenhando no chão, conversando com os amigos e expressando sua arte”. “Foi um momento muito produtivo e marcante para o espaço que está de portas abertas para desenvolver outras ações.”

O secretário geral de Gabinete, a coordenadora do Museu Histórico e a responsável pela Casa das Artes, agradecem a parceria das escolas, o comprometimento das professoras e alunos e a todos os envolvidos na ação. E convidam a população para visitarem e fruírem das obras sensíveis e emocionantes que contam sobre as famílias telemacoborbenses. Entre elas uma pode ser a sua!

Trabalhos sobre a Família desenvolvidos por alunos da Rede Muncipal de Ensino