Catorze bairros fazem parte do Plano de Reestruturação de Trânsito 2020. Bela Vista, Macopa, São Roque, Socomin, Marinha, Santa Rita, São Silvestre, São João, áreas 4, 10, 6, 3, Ana Mary e Bom Jesus terão melhorias com a sinalização horizontal e vertical.

A Administração Municipal, por meio da Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (TBtran), prevê que até o final de 2020, a Divisão Municipal de Trânsito terá realizado intervenções em todos os bairros da cidade e chegará na 40ª etapa do Plano de Reestruturação.

O chefe da Divisão de Trânsito, Jorge Luiz Vella Junior, destacou que o trabalho realizado foi possível graças ao empenho do prefeito Dr. Marcio Matos. “Desde o início do mandato, a Administração investiu em equipamentos de ponta para os trabalhos, como o caminhão de pintura que agiliza a sinalização horizontal”, frisou.

Outra ação que trouxe resultado positivo, de acordo com Vella, foi a efetivação do contrato de prestação de serviço junto ao Consórcio Caminhos do Tibagi, que vem contribuindo para agilidade dos trabalhos.

Vella lembrou as primeiras conversas que teve com o Chefe do Executivo no início da gestão. “O prefeito questionou sobre a falta de sinalização adequada nos bairros, pois somente a área central da cidade era sinalizada. Ele determinou que todos os bairros fossem contemplados, frisando que isso viria a salvar vidas e evitar acidentes de trânsito, e que a partir dessa conversa começamos o Plano de Reestruturação que hoje está na 26° Etapa”, relatou.

Vella informou que, a sequência das etapas será realizada em observância aos demais serviços que estão sendo realizados por outros setores como a Seção de Pavimentação e de outros órgãos do Estado como exemplo a Sanepar.

Plano de Reestruturação de Trânsito

O Plano de Reestruturação de Trânsito foi iniciado em 2017 e visa proporcionar maior segurança aos pedestres, motoristas e aos munícipes que transitam pela cidade.

As mudanças na sinalização e no trânsito do município são estudadas pela Comissão Especial do Plano de Reestruturação de Trânsito, e após são remetidas a Comissão Municipal de Trânsito para apreciação e votação.

Até o momento já foram realizadas 25° Etapas em diversos bairros da cidade.

Concluídos

Cem Casas, Centro, Vila Osório, Jardim Alegre, Área 1, Jardim Bandeirantes, Bairro e Conjunto São Francisco, Bona Vila, Área 2, San Rafael, São Felix, Jardim Europa, Jardim União, Alto das Oliveiras, BNH, Jardim Kroll, Recanto Feliz, Rio Alegre, Santa Rita, São Luiz, Jardim Itália, Jardim Alvorada, Vila Rosa, Área 7, Vila Cristina e Vila Esperança.

Em fase de conclusão

Distrito Industrial, Monte Sinai e Monte Carlo.

26ª Etapa

O bairro Bela Vista vai receber a 26ª etapa do Plano.

Investimentos

Em três anos (2017/2019) foram investidos R$ 3.189.780,57 em melhorias no trânsito com a implantação do Plano de Reestruturação de Trânsito. Os recursos são provenientes de pagamentos de multas de trânsito, estacionamento regulamentado e recursos livres do município.

Vella informou que até o final de fevereiro a TBtran vai publicar os dados estatísticos referentes aos acidentes de trânsito do município, que após a realização do Plano de Reestruturação, foram reduzidos.