O engenheiro civil Sandro Dias Baptista presidiu nesta quarta-feira, 20 de novembro, sua primeira reunião como presidente da Comissão Municipal de Trânsito de Telêmaco Borba.

Na pauta 49 itens, sendo a grande maioria a confecção de lombadas, 27 no total, e também a solicitação de mão única, vagas para estacionamento de motos e veículos em alguns pontos da cidade e faixas elevadas.

Sandro, que atua como presidente da Associação dos Engenheiros de Telêmaco Borba, é um dos representantes mais experientes na atuação referente ao trânsito na cidade. Disse estar satisfeito em presidir a comissão e que o objetivo é dar sequência ao trabalho e atuar pela melhoria, fluência e segurança no trânsito no município.

O presidente, engenheiro Sandro, explica que os pedidos de lombadas  são analisados pela comissão e a decisão é tomada pelos membros que a compõe, se favorável ou não a implantação.

A decisão é pautada de acordo com a resolução 600 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que no artigo  primeiro consta que: “a ondulação transversal pode ser utilizada onde se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa, nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local e onde outras alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes.”

“A cidade já possui um número elevado de lombadas e o acréscimo de outras resultaria no comprometimento da fluidez no trânsito. Contamos com o bom senso dos motoristas e pedestres em obedecerem às sinalizações de trânsito e assim evitar acidentes com prejuízos a integridade física ou mesmo danos materiais”, complementa Sandro.

O chefe da Divisão de Segurança Pública e Trânsito, Jorge Luiz Vella Junior, frisou que está protocolado na Câmara Municipal a criação do Conselho Municipal de Trânsito o qual dará maior autonomia ao setor, com pessoas técnicas da área, para análises e decisões que possam ser tomadas para o bem-estar da comunidade no que se refere ao trânsito de veículos e pedestres.

As reuniões da Comissão de Trânsito ocorrem normalmente uma vez por mês nas dependências do TBTran, localizada no prédio do Terminal Rodoviário.

Foto – Engenheiro civil Sandro Dias Batista, presidente da Comissão Municipal de Trânsito, espera, com sua experiência, contribuir com a melhoria no trânsito em Telêmaco Borba.

 

Faça seu comentário!