A TBTran – Divisão de Segurança Pública e Trânsito de Telêmaco Borba realizou, no dia 16 de junho, dinâmicas sobre “Trânsito Seguro” para os alunos do Pré I e II na Escola Municipal Péricles Pacheco da Silva, no bairro BNH.

As dinâmicas ocorreram na quadra de esportes da escola e foram feitas por Evandro Venâncio da Silva, chefe da Seção do Estacionamento Regulamentado (EstaR), juntamente com a agente de trânsito Rosana Rocha.

Os assuntos abordados com as crianças foram: uso da cadeirinha e assento elevatório, uso do cinto de segurança, uso do capacete por motociclistas, travessia na faixa de segurança, respeito ao pedestre e motorista, idade e tamanho mínimo para andar de moto e no banco da frente dos veículos. Aprenderam também sobre o trabalho dos agentes de trânsito.

“A Diretora Aline Aparecida Max nos convidou para trabalhar com as turminhas do Pré I das Professoras Letícia Zattar e Mariangélica Ribinski e do Pré II da Professora Helen Cristina Ferreira. Nós levamos alguns materiais como placas de sinalização e semáforos e a criançada aprendeu e se divertiu”, destacou Evandro.

A dinâmica está diretamente ligada à Educação no Trânsito. “Mais que regras de trânsito, as crianças aprendem sobre cidadania e respeito ao próximo. Elas levaram suas bicicletas e patinetes. Criamos situações vividas no nosso dia a dia, como atravessar a rua pela faixa de segurança, obedecer ao semáforo, obedecer ao agente de trânsito, respeitar os limites de velocidade. Porém, uma das coisas mais bacanas foi ver as crianças compartilhando seu brinquedo com o amiguinho que não tinha. E isso é fantástico”, concluiu Silva.

Durante o segundo semestre a TBTran irá trabalhar com várias outras escolas municipais focando a orientação e educação no trânsito.

Foto – Alunos do pré I e II da Escola Municipal Péricles Pacheco da Silva, no BNH, participaram ativamente das dinâmicas propostas pela TBTran - Divisão de Segurança Pública e Trânsito de Telêmaco Borba.