A Prefeitura Municipal, através do TBTran, promove nesse sábado (11) a caminhada alusiva a campanha de conscientização no trânsito: Maio Amarelo. A concentração será no pátio da rodoviária, às 9h30. A previsão é atravessar a Avenida Horácio Klabin até o semáforo em frente à Casas Bahia.

De acordo com o Chefe de Divisão Segurança Pública e Trânsito, Sidney Lourenção, a caminhada serve como um lançamento do mês dedicado à consciência no trânsito e convidou toda comunidade a participar do evento. “Essa caminhada é o lançamento da campanha e tem a intenção de despertar as pessoas para a segurança no trânsito”, comentou, acrescentando que durante todo o ano são feitas palestras, blitz, entre outras ações de prevenção, porém em maio é um mês especial com uma campanha nacional. Inclusive o material de divulgação já está sendo distribuído.

Lourenção também se mostrou bastante contente com a adesão da comunidade e de empresas à campanha. “Nós sentimos uma adesão muito grande. Todos os dias tem empresas nos buscando para dar palestras e aderir à campanha. As autoescolas estão aderindo também, e isso nos deixa muito felizes, pois teremos mais cidadãos conscientes e menos acidentes”, comentou, acrescentando que tem uma palestra agendada para três empresas no dia 15 de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

MAIO AMARELO

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.