Buscar a conscientização para redução de acidentes de trânsito, é com essa intenção que foi criado o Maio Amarelo. E a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, através do TBTran, está com atividades de conscientização durante todo esse mês.

Serão palestras em instituições de ensino, empresas, panfletagem, caminhada, entre outras atividades, informou o Chefe da Seção de Estacionamento Regulamentado, Evandro Venâncio da Silva, que informou também que a primeira atividade prevista são duas palestras no IFPR, no dia 07 de maio, às 14 horas e às 16 horas.

Evandro comentou que a caminhada referente ao Maio Amarelo está prevista para acontecer no sábado, 11 de maio, com concentração no pátio em frente à Rodoviária. A caminhada está aberta a toda comunidade. “Além disso teremos mais atividades que ainda estamos idealizando para esse mês”, informou.

De acordo com o Chefe de Divisão Segurança Pública e Trânsito, Sidney Lourenção, o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. “O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Como diz o slogan: o sentido é a vida”, declarou.

Opinião compartilhada por Evandro: “"O Maio Amarelo, como toda ação educativa, vem buscar a conscientização de todos para a segurança no trânsito. E mais que isso, as ações visam o bem-estar da população num momento onde a individualidade é considerada por muitos como mais importante que o coletivo. Trânsito seguro nada mais é do que preservar a vida. Preservar nossa vida e de todos que amamos, pois todos nós fazemos parte do trânsito: pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas”, opinou.

MAIO AMARELO

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.