Aproximadamente 200 pessoas participaram da caminhada de conscientização por um trânsito mais seguro

 

A Divisão de Segurança Pública e Trânsito (TBTran) abriu o Movimento Maio Amarelo/2018 “Nós Somos o Trânsito”, neste sábado (5) com diversas ações relacionadas ao trânsito mais seguro.

Das 9 às 15 horas aproximadamente 800 pessoas passaram pelo estacionamento do Terminal Rodoviária para acompanhar as atividades que teve uma caminhada com percurso pela Avenida Horário Klabin até as Casas Bahia.

Ao comentar sobre o Movimento, o chefe do Estacionamento Regulamentado Evandro Venâncio da Silva, disse que o evento de abertura do Maio Amarelo foi positivo. “Atingimos nosso objetivo inicial do Movimento. As crianças que eram o nosso foco participaram e gostaram das atividades”, destacou.

Quem participou da abertura também pode aproveitar as orientações pelo Corpo de Bombeiros, dicas por autoescola, instruções educativas do trânsito, além de atividades culturais e sorteio de brindes.

As atividades continuam durante o mês. Palestras nas escolas e empresas, serão realizadas nos dias 7, 8, 9, 10, 11,15, 16, 17, 22, 23 e encerramento no dia 26. Também serão realizadas blitz educativas nos dias 21 e 25. O local e o horário ainda não foram definidos.

 

Polícia Militar

O 26° Batalhão de Policia Militar, por meio do pelotão de trânsito e do programa Prossiga, participaram do Movimento Maio Amarelo.

O  Prossiga, juntamente com as demais entidades participantes, promoveram à população em geral, iniciativas focadas em valores como respeito, gentileza, educação, cooperação, tolerância, solidariedade, amizade, entre outros tão importantes para um trânsito seguro e harmônico. 

 

Maio Amarelo

O tema do Movimento Maio Amarelo para 2018 é “Nós somos o trânsito”, conforme resolução n° 722/2018 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND).

Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A escolha do laço amarelo tem como intenção alertar a sociedade a tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19