As Forças de Segurança de Telêmaco Borba realizaram na tarde de quinta-feira (25, em frente à Prefeitura Municipal, um simulado de acidentes de trânsito, em alusão ao Maio Amarelo, que é o mês voltado para conscientização da sociedade sobre a redução dos acidentes de trânsito.

O simulado teve como objetivo conscientizar a população em relação aos potenciais riscos de um acidente de trânsito, e de demostrar a população o trabalho de cada uma das Forças de Segurança nessa situação.

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Bruno Fidalgo, e o chefe da Polícia Científica em Telêmaco Borba, Augusto Pasqualini, explicaram cada procedimento do acidente, desde a hora que é feita a ligação para a emergência, passando pela chegada do socorro, atendimento às vítimas, isolamento do local, encaminhamento das vítimas ao hospital ou UPA, solicitação do IML em caso de vítima fatal, levantamento do local do acidente, vistoria do local e possíveis coletas de provas e testemunhas, transporte da vítima fatal ao IML, liberação do local.

Os seguintes órgãos participaram do simulado: Corpo de Bombeiro, Policia Militar, Policia Civil, Policia Cientifica, Defesa Civil, SAMU, Secretaria de Saúde (UPA), Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação, Secretaria de Administração (Seção de Segurança no Trabalho), Guarda Patrimonial e TBTRAN.

“Como médico ortopedista, atuei no atendimento de muitos acidentados, e me admirou a proximidade da realidade com que a simulação pareceu. Parabéns a todos que participaram da simulação. Quero agradecer também a quem assistiu, às escolas que liberarem aos seus alunos. Espero que essa ação cumpra sua verdadeira meta: conscientizar as pessoas para que tenhamos um trânsito mais seguro”, afirmou o prefeito, Dr. Marcio Matos.