O Prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Marcio Matos, sancionou na terça-feira (23), os projetos de lei dos programas CNH Gratuita TB e da Escola Pública de Trânsito e Transporte. Os programas foram encaminhados pelo Prefeito ao Legislativo e aprovados por unanimidade pelos vereadores.

Os programas, que serão custeados pelos recursos arrecados através das multas de trânsito e do Estacionamento Regulamentado através do Fundo Municipal de Trânsito, agora seguem para os demais trâmites para a implantação.

Conheça os programas:

CNH GRATUITA TB

O Programa CNH Gratuita TB tem como objetivo custear a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tanto a 1° habilitação, quanto a alteração de categoria à pessoas carentes do nosso município que se enquadrarem nos critérios a ser estabelecido através de Decreto.

O programa passara ainda pelos seguintes tramites: Elaboração do Decreto de Regulamentação, liberação de acessos ao modulo CNH do DETRAN/PR ao órgão municipal, nomeação de comissão para análise documental dos interessados a fazer parte do programa, licitação para contratação de Centro de Formação de Condutores e Chamamento Publico dos interessados para se inscreverem para fazer parte do programa.

ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO E TRANSPORTE

O programa Escola Pública de Trânsito e Transporte tem como objetivo capacitar os motoristas para o mercado de trabalho nos diferentes ramos das áreas de trânsito e transporte.

Os motoristas de nossa cidade que se enquadrarem nos critérios a serem estabelecidos através de Decreto terão condição de realizar os cursos de formação e reciclagem de forma gratuita nas áreas de: Transporte Coletivo, Transporte Escolar, Cargas Indivisíveis, Veículos de Emergência, MOPP entre outros.

O programa passara ainda pelos seguintes tramites: Elaboração do Decreto de Regulamentação, liberação de acessos ao modulo CNH do DETRAN/PR ao órgão municipal, reforma do espaço onde será realizado os cursos, Homologação da sala de instrução junto ao DETRAN/PR, credenciamento de profissionais interessados em ministrar os cursos e criação de área de inscrição para interessados no site do município.

A Administração Municipal pretende lançar o chamamento público dos interessados em ambos os programas já no primeiro semestre de 2023.

O responsável pela DMSPT/TBTRAN, Jorge Luiz Vella Junior, destacou que ambos os programas vêm ao encontro dos munícipes no sentido de acompanhar os futuros motoristas desde sua primeira habilitação até a sua profissionalização como motorista.

Vella destacou que o município está em tratativa com empresas do ramo de transporte de carga e passageiros para que, após a profissionalização dos futuros motoristas, eles possam ganhar experiências através de práticas de condução nas empresas parceiras. “Dessa forma garantira uma certa experiencia aos novos motoristas ou até mesmo já sejam contratados por essas empresas”, comentou.

O prefeito se mostrou muito feliz com a aprovação dos programas pela Câmara de Vereadores e enfatizou: “é dinheiro do contribuinte voltado em política pública em benefício dos nossos munícipes. Sabemos que nossa cidade é um grande polo de transporte de carga e pessoas e que muitas vezes as empresas têm vagas de trabalho para contratar, mas não consegue mão de obra qualificada. Acreditamos que com esses programas conseguiremos incluir mais pessoas qualificadas ao mercado de trabalho”, finalizou, Dr. Márcio.