O Novo EstaR já está em funcionamento. Tire as principais dúvidas abaixo:
- 1) O QUE É O NOVO ESTAR?
É como está sendo denominado a nova operação da área de estacionamento regulamentado nas vias do município.
- 2) QUAIS OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO?
De Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h e Sábado das 08h às 12h - 3) QUANTAS VIAS FAZEM PARTE DO NOVO ESTAR?
Neste momento, a operação abrangerá 11 dessas vias da área central. - 4) QUAIS AS VIAS QUE ESTARÃO NA ÁREA DE OPERAÇÃO DO ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO?
Avenida Paraná, Avenida Samuel Klabin, Avenida Manoel Ribas, Rua Joaquim Batista Ribeiro, Chanceler Horácio Laffer, Rua Hugo Adamoviski, Rua Irati, Rua Arthur F. Dos Santos, Rua Otília Macedo Sirkoski, Rua Antônio Dalécio e Rua Fabio Fanucchi
- 5) O QUE SIGNIFICAM AS ZONAS AZUL E LARANJA?
Zona Azul: são áreas de permanência máxima de estacionamento até 2h;
Zona Laranja: são áreas de permanência máxima de estacionamento até 5h;
- 6) COMO ESTARÃO IDENTIFICADAS?
Através das placas de sinalização vertical e através das pinturas dos meio-fio que estão na cor da zona. - 7) QUAL O VALOR A SER PAGO POR HORA DE PERMANÊNCIA NO ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO?
Automóveis: R$ 2,00;
Motocicletas: R$ 1,00;
Veículos acima de 4T (Carga e Descarga): R$ 10,00;
Caçamba: R$ 20,00 diária;
- 8) COMO FAÇO PARA ADQUIRIR CREDITOS PARA ESTACIONAR?
A aquisição de créditos poderá ser efetuada de 5(cinco) maneiras: diretamente com os monitores da operadora, nos postos de vendas credenciados do comércio local, através do site, aplicativo e também nos parquímetros distribuídos na área de operação.
- 9) QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO DO ESTACIONAMENTO?
Os créditos poderão ser adquiridos com dinheiro em espécie, cartão de crédito, cartão de débito, através de pagamento de boleto bancário, cartão pré-pago ou Pix. - 10) OS CRÉDITOS ADQUIRIDOS NO ANTIGO SISTEMA DE ESTACIONAMENTO SÃO PERDIDOS?
Os motoristas que tinham créditos do Estacionamento Regulamentado antigo, tem direito a migrar esse valor para o Novo EstaR, desde segunda-feira (21). Para isso eles devem se deslocar até a unidade do Novo EstaR localizada na Avenida Horácio Klabin, 250, no Espaço Avenida, levando um documento original com foto e também o documento do carro. Após esses passos, será disponibilizado o saldo anterior, que terá validade de 90 dias.
A administração da TBTRAN estudou várias formas de tornar o processo de restituição mais simples ao usuário. O sistema de gestão do EstaR utilizado anteriormente, desde o ano de 2012, é ultrapassado e não permite melhorias ou atualizações de seus softwares, tanto que no sistema antigo o único vinculo que há, está relacionado a placa do veículo e nenhum dado a mais como por exemplo: proprietário e-mail ou etc. Devido a isso, foi definido esse procedimento acima para a restituição.
É notório de ser verificado pelos usuários do EstaR, que em mais de nove anos de existência, o sistema antigo nunca possibilitou outras formas de compra de crédito que não fosse em dinheiro em espécie e através do agente de trânsito.
E pensando na segurança do usuário foram adotados esses critérios para a restituição, pois caso não fosse dessa forma poderia ocasionar o seguinte exemplo: alguém mal intencionado citar uma ou mais placa de veículos que não era de sua propriedade e solicitar que restituísse o credito na sua conta. Quando o verdadeiro proprietário do veículo fosse pedir a restituição, esse saldo já teria sido repassado a uma outra pessoa que agiu de má fé. - 11) COMO IDENTIFICO OS MONITORES DA OPERADORA?
Os mesmos se encontrarão uniformizados com predominância na cor laranja.
- 12) QUAIS VAGAS SÃO ISENTAS DA COBRANÇA?
Idosos e portadores de necessidades especiais estarão isentos da cobrança, desde que estacionados nas respectivas vagas e que estejam com a credencial no para-brisas do veículo.
- 13) TENHO MOTOCICLETA, POSSO ESTACIONAR NUMA VAGA DE AUTOMÓVEL?
Não, as motocicletas devem utilizar as vagas somente a elas destinadas. - 14) PRECISO COLOCAR UMA CAÇAMBA PARA RETIRAR ENTULHO, COMO DEVO PROCEDER?
Deverá procurar a Central de Atendimento da Operadora que fica no Espaço Avenida, localizado na Avenida Horácio Klabin n° 250, realizar o pedido da colocação da caçamba e pagar o preço público em diárias e números de vagas a ser utilizadas. - 15) QUAL O HORÁRIO PERMITIDO PARA COLOCAR OU RETIRAR AS CAÇAMBAS DE ENTULHO?
Somente antes das 8h e depois das 18h. - 16) RECEBI UM AVISO DE IRREGULARIDADE, COMO FAÇO PARA REGULARIZAR?
Pode ser regularizado através do aplicativo ou na Central de Atendimento da Operadora que fica no Espaço Avenida, localizado na Avenida Horácio Klabin n° 250. - 17) QUANTO TEMPO TENHO PARA REGULARIZAR UM AVISO DE IRREGULARIDADE?
O prazo máximo para regularização é de 5(cinco) dias úteis. - 18) QUAL O VALOR DO AVISO DE IRREGULARIDADE?
R$ 10,00 (dez reais). - 19) PAGUEI O AVISO DE IRREGULARIDADE, TEREI DIREITO A ALGUM CRÉDITO?
Sim, dos R$ 10,00 (dez) reais pagos pela regularização, R$ 4,00 (quatro) reais são creditados ao usuário para utilização no estacionamento regulamentado. - 20) O QUE ACONTECE SE EU NÃO PAGAR O AVISO DE IRREGULARIDADE DENTRO DO PRAZO DETERMINADO?
O mesmo será transformado, pelo Agente da Autoridade de Trânsito, em auto de infração conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
- 21) ONDE POSSO BAIXAR O APLICATIVO?
Através da Play Store e da App Store, amplamente disponíveis ao público.
- 22) QUAL O NOME DO APLICATIVO?
Estacionamento Digital. - 23) NÃO QUERO BAIXAR O APLICATIVO, TEM SITE DO SISTEMA?
Sim, pode ser acessado através do site: www.estartelemaco.com.br. - 24) CONSIGO VERIFICAR SE HÁ VAGA DISPONIVEL NA VIA QUE PRETENDO ESTACIONAR?
Sim, através do aplicativo é possível verificar se há vaga disponível.
- 25) O CRÉDITO QUE POSSUO PODE SER UTILIZADO EM ALGUMA OUTRA CIDADE?
Sim, é possível utilizar os créditos em mais de 20 cidades onde a Operadora também opera o sistema de estacionamento regulamentado, inclusive na capital Curitiba.
- 26) O QUE É A ALOCAÇÃO AUTOMÁTICA? PRECISA DE AUTORIZAÇÃO?
Caso o usuário não realize a ativação do estacionamento, o monitor da operadora poderá fazê-lo, desde que o usuário tenha créditos na conta. A autorização para alocação automática pode ser feita no aplicativo, na opção “atualizar cadastro” e marcando o item correspondente.
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