De 18 a 25 de setembro foi comemorada "A Semana Nacional do Trânsito" em Telêmaco Borba, uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Geral de Gabinete, Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito – TBTran, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Recreação, 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Telêmaco Borba, Patrulha Escolar Comunitária, 24ª CIRETRAN de Telêmaco Borba, Tiro de Guerra de Telêmaco Borba, DETRAN Paraná e com o apoio das Lojas Liberati e Forest Paper. Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

O principal objetivo desta atividade foi desenvolver ações integradas com a Secretaria Municipal de Educação, com o foco de orientar as crianças e adolescentes das Escolas Municipais do 4º e 5º ano sobre a importância de se respeitar as sinalizações de Trânsito e principalmente a faixa de pedestres. O tema que foi desenvolvido foi
" Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre".

A Abertura da Semana aconteceu no dia 18 de setembro no Terminal Rodoviário, contando com a presença de várias autoridades, Luiz Carlos Gibson - prefeito, Altamir Ramos - secretário Geral de Gabinete, Celso Augusto Oliveira - secretário de Educação; major Dirceu Kosloski - comandante da 3ª CIPM, Gilson Leonardo Rosa - chefe da 24ª CIRETRAN, Sueli Aparecida Martins - chefe do Núcleo Regional de Telêmaco Borba, Maria Aparecida Sídor Coraiola – presidente do Lions Clube de Monte Alegre, Tânia Rocha – representante da Divisão de Trânsito e representantes da Secretaria de Educação, Cultura, alunos e professoras da Escola Etelvina Arzua Costa.

"A presença das escolas nas atividades educativas planejadas para os alunos foi brilhante e enalteceu cada dia do evento. Todos os alunos e professoras que participaram destas atividades e realizaram os materiais para exposição, receberam um folder alusivo ao tema e ganharam uma camiseta da Divisão de Trânsito", destaca Tânia Rocha.

Os alunos receberam instruções sobre trânsito, através de vídeos educativos, teatro de fantoches e numa pista de trânsito com semáforo e sinalizações.
Foi realizada blitz educativa próxima à escola Municipal Costa e Silva e Escola Samuel Klabin.

Nesta semana, 900 alunos aproximadamente passaram pelas instruções educativas. Também, contamos com a participação de crianças da comunidade acompanhadas de seus pais e de algumas escolas particulares.
Entre as atividades educativas, fizeram parte da exposição, os trabalhos desenvolvidos em salas de aula como: cartazes, portfólios e as maquetes sobre o trânsito que durante a semana ficaram expostas para visitação.

Esta ação proporcionou um aprendizado, somando com as expectativas de conscientização pela Segurança do Trânsito, sendo assim, os alunos levarão informações importantes até os seus pais, oferecendo um resultado em curto e médio prazo e também, acreditando que eles serão multiplicadores das informações que receberam e que serão os futuros motoristas conscientes.

A coordenação agradeceu especialmente a todas as escolas participantes desta atividade, diretoras, coordenadoras pedagógicas, professoras, alunos, equipe da Secretaria Municipal de Educação da Divisão de Planejamento de Ensino, equipe do transporte escolar que não mediram esforços para a realização deste evento.

Foto

Semana do Trânsito trouxe conhecimento para mais de 900 alunos em Telêmaco Borba