A TBTran – Divisão de Segurança Pública e Trânsito da Prefeitura, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura, promove, de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito do ano de 2014 em Telêmaco Borba.

A proposta é trabalhar o tema, aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011 /2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre.
De acordo com Hélio Ivan Lascoski, responsável pela TBTran, o objetivo é desenvolver ações integradas com a Secretaria Municipal de Educação, com o principal objetivo de orientar as crianças e adolescentes das escolas municipais do 4º e 5º ano sobre a importância de se respeitar as sinalizações de trânsito e principalmente a faixa de pedestres.
ATIVIDADES EDUCATIVAS E PREVENTIVAS – Durante a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, será realizado no pátio da rodoviária, as seguintes atividades:
• Pista de rolamento com faixa e divisão de pista, sinalizações regulamentares, faixa de pedestre e semáforo;
• Sala de vídeo educativo sobre Trânsito;
• Teatro de Fantoches Educação no Trânsito;
• Exposição dos trabalhos (desenhos) em cartolinas, maquetes de trânsito e portfólio no saguão interno da rodoviária;
• DETRAN Móvel.
• Blitz Educativa (faixa de pedestre) com a participação de alunos uniformizados (Agentes de Trânsito Municipal, Polícia Militar e Patrulha Escolar Comunitária).
• Dia 19: Av. Escola Municipal Leopoldo Mercer.
• Dia 22: Escola Municipal Mar. Artur da Costa e Silva.
• Dia 25: Escola Municipal Samuel Klabin.

A SOLENIDADE DE ABERTURA - A abertura da Semana Nacional do Trânsito será no dia 18 de setembro às 8h30, no Saguão do Terminal Rodoviário, com presença das autoridades, prefeito Luiz Carlos Gibson, secretários municipais, vereadores, professores, alunos, pais e a comunidade em geral.

HORÁRIOS - O início das atividades para a Semana Nacional do Trânsito será a partir do dia 18 a 25 de Setembro nos seguintes horários: De manhã das 8h30 às 11h e à tarde das 13h30 às 16 horas.
A organização das atividades pedagógicas está sob a orientação de Tânia Rocha, chefe de Seção de Estacionamento Regulamentado e a supervisão da Secretaria Geral de Gabinete, através do secretário Altamir Ramos.