A Prefeitura vem trabalhando para melhorar e facilitar a comunicação e acesso dos munícipes a serviços em diversos setores da municipalidade.

A partir desse mês, a Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (TBTran) passou a tratar todos os seus processos, entre eles: Identificação de Condutor, Defesa Previa, Recurso JARI, CETRAN, Solicitação de Copias e etc., de forma 100% digital; tornando-se assim o segundo município do Estado a oferecer essa facilidade à população.

Atualmente somente a capital Curitiba e Telêmaco Borba disponibilizam esses serviços de trânsito aos munícipes de forma digital.

Esta ação foi possível por meio de uma nova solução desenvolvida pela CELEPAR - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, que permitirá que os motoristas de nossa cidade realizem Identificação de condutor e recursos de forma on-line, não sendo mais necessário se deslocar ao órgão para realizar esses tipos de serviços, agora podem ser realizadas através de duas plataformas: PIÁ – Paraná Inteligência Artificial e o DETRAN Inteligente.

PIÁ

O PIÁ tem por objetivo facilitar o dia a dia do cidadão, unificando em uma única plataforma mais de 4134 serviços públicos em todas as esferas públicas. Possui níveis de informações personalizadas para cada pessoa. Caso o usuário informe o seu CPF, o nível de customização aumenta, a partir do momento em que o PIÁ passa a saber exatamente com quem está se comunicando. A plataforma responderá ao usuário e, consequentemente, ganhará mais recursos a cada pergunta.

DETRAN Inteligente

Com o Detran Inteligente o usuário pode consultar os pontos da carteira de habilitação, verificar o andamento da emissão da CNH, emitir um extrato de débitos do veículo (IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e infrações) e também o extrato das multas. O aplicativo possibilita solicitar emissão da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitir guias de pagamento de multas, IPVA e licenciamento, recuperar o número de processos do Detran e, ainda, agendar atendimento para unidades onde este serviço está disponível.

Como Fazer

Para ter acesso aos serviços de forma on-line o munícipe necessita fazer um cadastro em uma das duas plataformas através dos links abaixo:

PIÁ

basta clicar aqui

DETRAN Inteligente

acesse aqui

Segundo o responsável pela TBTran, Jorge Luiz Vella Junior, a efetivação desses serviços de forma on-line por parte do órgão municipal de trânsito vai facilitar e muito a vida dos munícipes, pois não será mais necessário se deslocar ao órgão para realizar identificação de condutor, recursos e até mesmo retirar credencial de idoso  e pessoa com deficiência (PcD); sendo possível realizar esses serviços de casa através de cadastramento dos documentos nas plataformas em formato de foto, não sendo necessário scanear ou até mesmo retirar cópia dos documentos.

Vella enfatizou que o município foi escolhido como segundo órgão a ser implantado o sistema após a Capital do Estado Curitiba, pela capacidade operacional reconhecida pelos responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia da CELEPAR, seja na Gestão de Trânsito como também da equipe do TI (tecnologia de informação) do município.