O prefeito, Dr. Márcio Matos, recebeu em seu gabinete na manhã de terça-feira, a vereadora Elis Saldivar, a presidente da APTAA (Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas), Carolina Aleixo e a membro do Conselho Deliberativo da APTAA, Amanda Camargo Delfino, onde falaram sobre a implantação do Programa Meu Mundinho.

O Meu Mundinho é um programa nos moldes do Projeto Brincar, porém voltado ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele foi proposto pela vereadora Elis e prontamente aceito pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Recreação. “No dia 02 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, onde terá uma semana com vários eventos. E no dia 05 de abril, faremos o Meu Mundinho, especialmente para eles. Com som mais baixo, com acessibilidade, voltado para as crianças com TEA”, explicou o chefe da Divisão de Recreação, Anderson Rogério Wendt (Bello), acrescentando que o evento será realizado no Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude.

Bello também comentou que no local haverá apoio da equipe de enfermagem, e serão colocados brinquedos e esportes especiais para o público com autismo, entre eles o Golf 7, um esporte criado para contemplar as pessoas com TEA.

O prefeito elogiou o Programa Meu Mundinho. “Ele mostra mais uma vez a nossa preocupação com a importância da inclusão. Foi uma sugestão da vereadora Elis, que acatamos prontamente, juntos com a APTAA. Nós iremos acompanhar a idealização e o desenvolvimento do programa que consideramos de suma importância para nossa sociedade”, afirmou.

A vereadora Elis mostrou-se bastante feliz com a implementação do projeto, que ela considera uma solidificação nas políticas de inclusão. “Esse evento será de grande importância, daremos a oportunidade dessas crianças e adolescentes mostrarem a sociedade o seu ‘mundinho’ e dessa forma demarcaram o seu espaço e inserção numa sociedade que muitas vezes não os compreendem e não os identificam.  Fico muito feliz e grata a administração por proporcionar esse momento que certamente ficará marcado na vida deles e de seus familiares, evento esse, que vem fortalecer o dia em que comemoramos o seu dia”, finalizou.

BRINCAR

Além do Programa Meu Mundinho, o Projeto Brincar já tinha realizados programações voltadas às crianças com TEA, distribuindo pulseiras para que as crianças tivessem prioridades nas brincadeiras. O Projeto ainda realiza uma parceria com a APTAA cadastramento e atualização de cadastros das pessoas com TEA.