O céu de Telêmaco Borba ficou mais colorido na tarde de domingo (20). Dezenas de pessoas participaram do Festival de Pipas, que foi realizado no Estádio Minicentro pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Recreação.

Além das categorias que premiavam a maior e menor pipa, a mais criativa (feita no dia), a com o revoar mais alto e para as pessoas com maior e menor idade, também foi feita oficina de pipas, com o professor Diogo Nocêra.

Receberam prêmios a maior pipa, com 1,76m de altura por 1,71m de largura, confeccionada por Tiago de Carvalho. A menor pipa, com 24cm de altura e 19cm de largura, feita por Diogo Nocêra.  O participante com maior idade foi Branco Nocêra, 40 anos, e com menor idade: Pietro Souto de Carvalho, 06 anos.

A pipa com o revoar mais alto foi a de Danilo Augusto Ferreira. Já a com revoar mais bonito, foi de Luiz Henrique Castilho. Todos os vencedores receberam troféus. Também foram premiados com o troféu Cultura Popular Brasileira, as 10 melhores pipas. A 09 pipas mais criativas também foram premiadas.

Neste ano, pela primeira vez, o festival teve a Oficina de Pipa, na qual o professor Diogo Nocêra ensinou os participantes a fazerem pipas. Cerca de 20 pipas foram feitas, com destaque para Maria Eduarda, 10 anos, que recebeu o troféu como a pipa mais criativa.

O chefe da Seção de Jogos Comunitários, Anderson Rogério Wendt (Bello), ficou satisfeito com o bom público que compareceu ao local. “O objetivo do programa da prefeitura é resgatar as brincadeiras de infância, incentivar que as crianças brinquem, façam exercícios, além de levar às famílias um domingo de lazer e diversão de forma saudável”, opinou.