A estudante do primeiro ano do curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio do IFPR - Campus de Telêmaco Borba, Daniela Antunes Raizer, conquistou o primeiro lugar no campeonato paranaense de Jiu-Jitsu em sua categoria no final do mês passado.

O evento foi realizado em Curitiba no dia 27 de outubro, e Daniela participou com as demais atletas que integram o grupo feminino que representa o município de Telêmaco Borba em competições de Jiu-Jitsu.

Conheça mais sobre a história de Daniela contada por ela mesma:

Minha relação com as artes marciais e Todas as emoções com jiu-jitsu

“Eu me chamo Daniela A. Raizer dos Santos, sou atleta de jiu-jitsu e eu vou contar a minha experiência de fazer parte do mundo de esportes.

Há 1 ano e 9 meses eu nem imaginava o que era o jiu-jitsu e que iria gostar tanto do esporte. Quando eu comecei a praticar o tal de jiu-jitsu achava que iria ser igual aos outros esportes que comecei e acabei desistindo, mas não. Eu fui vendo que esporte não era apenas posições e defesas, era uma família que priorizava o respeito dentro do tatame e o respeito entre colegas e amigos.

Eu vi que todos me acolheram como em uma família e compreendi que eu não sou diferente de ninguém por ter paralisia facial, eles me respeitam como uma pessoa normal.

Os meses foram passando e eu continuei na academia, me apaixonei pelo que eu estava fazendo e pelo que estava construindo com os meus amigos. Era gratificante fazer parte disso. O esporte trabalha com defesas pessoais, quedas, graduação de faixa, respeito, educação em si, etc.

No começo eu era muito antissocial, era muito fechada a respeito de conversar com outras pessoas, era excluída. Eles me ajudaram a superar isso, hoje sou uma pessoa mais aberta a conversar.

Hoje já faz 1 ano e 10 meses que participo do esporte e é uma coisa que adoro fazer, eu sou atleta e competidora de jiu-jitsu.

No dia 27 de outubro, no Ginásio do Tarumã em Curitiba, eu participei do campeonato paranaense de jiu-jitsu, isso foi possível porque a prefeitura de Telêmaco Borba investiu em atletas para representar a cidade. E o incentivo que o professor Jonilson Félix da Silva “Tigela” depositou em nós foi muito importante para a nossa vitória.

Eu sou campeã estadual em primeiro lugar no paranaense na minha categoria pela academia Gracie Barra, também sou uma das meninas a representar a cidade de Telêmaco Borba.

A Federação Paranaense de Jiu-Jitsu Brasileiro (FPJJB) promoveu 6 etapas de competição todas em cidades paranaenses. Eu fui em apenas em três etapas, segunda, quarta e sexta etapa, em todas fui campeã.

Na segunda etapa fiquei em 2º lugar no pódio, na quarta etapa fiquei em primeiro na categoria comum e também fiquei em 3º lugar no absoluto 16 e 17 anos.

Por fim na sexta etapa fiquei em 1º lugar, sendo assim, campeã estadual e campeã no município de Curitiba”.

Fonte – Comunicação IFPR Telêmaco Borba