Etapa reuniu mais de 400 atletas de 7 municípios da região

Telêmaco Borba sediou, de 19 a 24 de maio, a fase regional 2 do 69º Jogos Escolares do Paraná, promovida pelo Governo do Estado, Paraná Esportes com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER).

O prefeito Dr. Marcio Matos, o secretário de Cultura e Esportes, Fabrício Flores, os vereadores professor Klécius Silva, Sid Siqueira e Felipe Pedroso e a chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Sueli Martins, participaram da solenidade de abertura no dia 19/5, no Ginásio de Esportes Furtadão.  Presentes estiveram o chefe de Gabinete Wanderley Carneiro e a chefe da Divisão de Esportes Kessi Iarosz.

“Para Telêmaco Borba é sempre satisfatório sediar competições esportivas e ver a alegria desta juventude em busca de novas conquistas, vencerem desafios. Parabenizo os organizadores e aos estudantes que desempenharam um grande papel”, destacou o prefeito Dr. Marcio.

Jogos decisivos

Na manhã de quarta-feira (24), o futsal encerrou a fase regional dos  Jogos Escolares. No masculino entre 15 a 17 anos, o Colégio Estadual Jardim Alegre conquistou o primeiro lugar, enquanto que na categoria entre 12 a 14 anos, o título ficou com o Colégio Ideal. As duas partidas foram realizadas no Ginásio de Esportes Cem Casas.

Na primeira final, entre o Ideal e o Colégio Estadual Alberto Silva Paraná (Ventania), o jogo foi equilibrado, porém, no segundo tempo, o time da casa conseguiu abrir dois gols de vantagem e fechou a partida com o placar de 5 a 3. Na partida da categoria A, o goleiro do Jardim Alegre defendeu muitas bolas e com o saldo positivo de gols, o jogo terminou em 8 a 4.

Durante a manhã, aconteceram as duas finais, além da disputa do terceiro lugar e a definição do campeão feminino. Entre as meninas, a categoria A e B foram conquistadas pelo Colégio Estadual de Sapopema (Sapopema). Agora, os quatro times irão disputar a fase macrorregional entre 7 a 11 de junho, na cidade de Jandaia do Sul.

Ao todo, foram seis de competição da etapa regional. Cerca de 400 atletas e dirigentes do Núcleo Regional de Educação disputaram o JEPS.  Compõem o NRE, os municípios de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Sapopema, Telêmaco Borba e Ventania. Na regional, apenas houve disputas coletivas no futsal, enquanto que no individual, os atletas competiram o tênis de mesa, xadrez e atletismo.

O capitão da equipe do Colégio Ideal, Murilo dos Santos, conta que o time treina várias vezes na semana e que o título é resultado do esforço do grupo. Na expectativa para a macrorregional, o capitão diz que irão se preparar ainda mais. “Vamos continuar treinando todos os dias e se Deus quiser, a gente vai chegar lá e vai ganhar, igual ganhamos aqui”.

O atleta Deivid Almeida comandou o time do Colégio Estadual Jardim Alegre na competição. Focado no JEPS, ela deixa claro que a equipe vai buscar a vaga na final. “Treinar mais e acertar os erros, agora é partiu macro. É foco total.” Deivid relata que o time tem potencial e que irão se preparar ainda mais para a próxima etapa.

Tatiane Machado é a coordenadora dos Jogos Escolares 2023 do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba. Ela destaca o sucesso dos jogos e a colaboração da administração da cidade. “Mais uma vez essa fase regional dos jogos em parceria com a Prefeitura Municipal de Telêmaco. Eles têm nos dado todo o apoio logístico, material e de pessoal para a realização desses jogos”.

Fonte – Paraná Esporte - www.esporte.pr.gov.br

Fotos – Manu Benício.

Faça seu comentário!