Uma equipe do Nadepar (Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto) de Telêmaco Borba, composta por 30 pessoas, entre atletas, stafs e acompanhantes, participou no último sábado (20), no Ginásio do Tarumã, em Curitiba, da 1ª Etapa do Festival Paralímpico 2023, promovido pela Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Participaram atletas de iniciação com idade entre 12 a 17 anos. O objetivo do festival é promover o esporte paralímpico.

Para a coordenadora de atividades do Nadepar, professora Silvana Dias, o evento atingiu as expectativas. “Agradeço a administração municipal e secretário de Esportes Fabrício por sempre incentivarem a prática esportiva dos atletas PCDs (pessoas com deficiência), e proporcionar essas experiências tão importantes na vida deles”. Um momento marcante foi presenciar, durante as atividades propostas, a participação de atletas com integrantes da família. “Um verdadeiro exemplo de inclusão”, complementou a professora Silvana.

A iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) teve por objetivo promover a experimentação esportiva, de maneira lúdica e inclusiva, para crianças com (80%) e sem (20%) deficiências.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro, a primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.

Já este ano, o Festival bateu o recorde de inscritos, 20.618, para participar das atividades em 119 localidades de 27 unidades federativas do Brasil.

Pela primeira vez, o CPB promoverá duas etapas em um único ano. A segunda edição ocorrerá no próximo 23 de setembro, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). O Festival Paralímpico contou com o patrocínio das Loterias Caixa.