A Equipe Nadepar de atletismo participou, no último domingo (24), no Parque de Exposições Aristides Sampaio, do Circuito Figueira 2023.  O evento contemplou caminhada de 8 km, pedalada, cavalgada, encontro de motos e carros antigos, e o show de bike. Os atletas telêmaco-borbenses participaram da caminhada e ao final receberam medalhas e um copo de brinde.

Para professora Silvana Dias, coordenadora técnica da Equipe Nadepar, a participação nesses eventos é muito importante para a sociabilização dos atletas. “É muito comum que as pessoas com deficiência (PcDs) fiquem trancadas em de casa, sem acesso a atividade de lazer, cultura e esporte. Nosso papel é fazer tudo o que pudermos para reverter essa situação e garantir os direitos delas”.

O Nadepar agradece ao prefeito de Figueira, Carlos Contiero e ao secretário de Esportes, Douglas Willian. “Em nome de toda equipe, agradecemos ao prefeito Dr. Marcio Matos e ao secretário de Cultura e Esportes, Fabrício Flores, por sempre nos apoiar e acreditar nas capacidades de nossos atletas”, reiterou Silvana.

Nadepar – Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto é voltado para crianças, jovens e adolescentes com deficiência sendo elas: motora, intelectual e visual. Foi instituído em outubro de 2020 pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER).

De acordo com a Lei Federal n° 13.146/2015, art. 42. A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso: a bens culturais em formato acessível; a programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível; e a monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos.