A Seleção Brasileira conquistou no sábado (11), na Argentina, o título Mundial de Futebol de Salão Feminino Adulto 2023, ao vencer na final as anfitriãs, pelo placar de 2 a 1.

O Torneio foi promovido pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), entre seleções nacionais filiadas à Associação Mundial de Futsal (AMF), e aconteceu no período de 03 a 11 de março, na província argentina de Misiones. Os jogos foram realizados em diferentes cidades, foram elas Wanda, Oberá, Montecarlo, Puerto Rico e Posadas.

A campanha impecável, invicta, com 100% de aproveitamento, apresentou vitórias nos seis jogos disputados.

Na fase classificatória, no grupo B, goleou o Chile (10 a 1), a Colômbia (8 a 1), a França (7 a 1) e finalmente os Estados Unidos (5 a 2). Na semifinal enfrentou a segunda colocada do grupo A, a Austrália, com vitória por 2 a 0. E finalmente, na decisão, o triunfo sobre, a tradicional adversária, a Argentina, 2 a 1.

O Brasil marcou 34 gols na competição, em seis partidas, média de 5,66 gols por jogo. A equipe levou 6 gols, média de 1 gol por partida, tendo um saldo positivo de 28 gols.

Este é o segundo título conquistado pelo Brasil sob o comando do técnico professor Anderson Valério. “A conquista de um mundial é sempre muito importante, me honra ser o treinador e representar meu país, e minha cidade. Este Mundial percebemos o aumento no nível técnico de todas as equipes, a começar pela nossa. Jogar uma final contra a Argentina, na casa deles, e vencer é um marco que ficará para sempre”, afirmou.

Além do título, o Brasil teve a jogadora Paola Leão, que atua pela Associação Desportiva de Telêmaco Borba (ADTB), eleita a melhor atleta do mundial, ela foi autora de um dos gols que garantiram o título na final.

Telêmaco Borba esteve representada pelo técnico professor Anderson Valério, o supervisor Edilson Pukanski (Ovo) e a jogadora Rarine Betim.

HISTÓRIA

O Campeonato Mundial Feminino de Futebol de Salão – AMF é um torneio internacional de futebol de salão feminino, disputado nas regras FIFUSA/AMF, entre equipes nacionais filiadas à Associação Mundial de Futsal - AMF.

A primeira edição foi promovida pela Associação Mundial de Futsal, no ano de 2008, na cidade espanhola de Reus e contou com a participação de 12 equipes, tendo sido vencida pela seleção da Catalunha.

Em 2013, disputado na Colômbia, a campeã foi a equipe da casa; em 2017, na Catalunha, deu Brasil; e agora, em 2023, na Argentina, Brasil Bicampeão do Mundo.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba