As inscrições para 2023 do Projeto +CAPOEIRA estarão abertas a partir do dia 1º de dezembro. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER), até o dia 15 de dezembro, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas.

As aulas são gratuitas e estão programadas para iniciar no dia 9 de janeiro. As vagas são limitadas.

O Projeto +CAPOEIRA é coordenado pelo instrutor de capoeira Jose Wilson de Melo, popularmente conhecido como DiMolinha. Ele é praticante do esporte desde a sua infância e integrante do Grupo Capoeira Brasil, um dos maiores grupos de capoeira do mundo, sob a supervisão do mestre klecius dos Santos (formado Sagui).

O +CAPOEIRA foi criado pelo Instrutor DiMolinha, voluntário da SMCER, como uma alternativa para ocupar o tempo ocioso de jovens e crianças telêmaco-borbenses com um caráter de inclusão social.

“A capoeira é para todos, não tem idade nem peso. É uma ferramenta positiva na questão da equiparação, na inclusão. Aqui é negro, é branco, é índio, independe da questão religiosa, independe da sua forma de pensar, todos são bem-vindos”, afirma DiMolinha.

Além das aulas práticas que envolvem golpes, canto e dança, o projeto também explora a história relacionada à capoeira. Como parte da construção da identidade nacional, ela possui traços marcantes de superação e luta dos negros.

Dentre os benefícios dessa prática esportiva para a saúde é possível destacar desenvolvimento corporal e mental, readequação social, coordenação motora, qualidade física e psicológica, sem deixar de mencionar a tomada de iniciativas e criatividade, percepções, autocontrole, apreensão rítmica e autoestima como valiosos diferenciais.

 

A capoeira e a cultura brasileira

A capoeira é um dos elementos mais representativos da cultura brasileira, com grande divulgação da língua portuguesa falada no Brasil no exterior. Ela surgiu da necessidade de clamar e buscar por libertação e, desde a sua origem em tempos de escravidão até os dias de hoje, é uma grande ferramenta de expressão da sociedade brasileira.

O processo de educação por meio da cultura brasileira é de grande importância, considerando o referencial das origens e identidade do povo brasileiro, tornando as pessoas éticas e morais.

A Capoeira foi declarada em 2014 Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). No Brasil, foi instituído o dia 03 de agosto como o Dia da Capoeira. Durante sua luta histórica pela sobrevivência, a luta ganhou o status de único esporte genuinamente brasileiro após a apresentação do saudoso Mestre Bimba para o então Presidente do Brasil, Getúlio Vargas, em 1937.

Faça seu comentário!

Transparência

Vacinômetro

Agenda Vacinas

Ação Organização

Boletim COVID-19