Após sete anos de espera, Telêmaco Borba volta a receber uma etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra. Nos dias 25 e 26 de junho, a cidade sedia a 3ª etapa da competição, numa realização da Prefeitura Municipal, Federação Paranaense de Automobilismo e Automóvel Clube de Telêmaco Borba.

Essa é a primeira etapa no novo Autódromo Municipal, que foi totalmente construído pela Prefeitura do zero, com uma estrutura muito superior à antiga. “Nós sabemos do amor que nossa cidade tem pelas corridas. Eram sempre eventos que lotavam, que atraia pessoas de outras cidades. Eu fiquei muito triste quando perdemos o autódromo antigo e decidi que era importante fazermos um novo e melhor, para que possamos assistir e apoiar os esportistas de nossa cidade”, afirmou o prefeito, Dr. Márcio Matos.

O autódromo atual tem 1.830 metros (maior que anterior), conta com arquibancada natural, com um grande espaço, inclusive com estacionamento gratuito. Neste autódromo, o público terá visualização de 95% da pista, antes era 40%. Além disso a pista é de média e alta velocidade, além de box mais amplos para as demais equipes.

O evento contará com cerca de 80 pilotos nas categorias: Auto Cross, Old Fusca Velocidade A e B, Old Chev Super, A e B, Kart Cross Força Livre e CBA, Novatos, Turismo Carburado e Turismo Clássico Paranaense (TCP).

Telêmaco Borba será representado por 15 pilotos. Na categoria Auto Cross competirão: Luizinho Camargo, Amauri Soares e Agnaldo Silva. Na Kart Cross: Luís Henrique, Maikon Gregório, Marcel Moreira, Leandro Nogueira, Geraldo de Lara, Pedro Amaral, Luizinho Camargo, Miguel Doranem. Na Fusca Cross: Daniel Rubick, César Almeida, Tine e na Turismo: Eduardo César, Vitor Amaral.

Um dos organizadores do evento, Luizinho Camargo, relembrou da luta para receber novamente as corridas e se mostrou muito feliz com a volta. “A última etapa foi 2015. Em 2017 começou com o projeto do novo autódromo. Prefeito e a gestão conseguiram o terreno e estamos trabalhando para construção do autódromo que ainda não está totalmente pronto, previsão é terminar no segundo semestre. Nós temos uma pista bem seletiva, de média para alta velocidade, uma área de box ampla. É um prazer enorme fazer parte dessa construção, que beneficia Telêmaco e região. Sem contar que economicamente a cidade também ganha, pois quando tiver etapas, alavanca a economia”, opinou.

PROGRAMAÇÃO

O chão vai tremer a partir de sábado (25), às 08h30, quando começam os treinos livres. Às 10 horas está previsto o treino classificatório e às 13 horas começam as baterias de todas as categorias. Cada bateria dura 20 minutos.

No domingo (26), os treinos livres começam às 09 horas. As baterias começam às 10 horas e seguem até às 12 horas. Retornam às 13 horas e seguem até às 16h30. Em seguida haverá a entrega dos troféus.