A semana de 21 a 25 de março foi de boas notícias para os PcD (Pessoas com Deficiência) e aqueles que trabalham e apoiam a causa, isto porque trouxe a oportunidades de conhecimentos e possibilidade de acesso a projetos esportivos para a população PcD, através de dois encontros de capacitação durante a semana.

No dia 22 de março, os servidores, Anderson Wendt ( Bello) seção de aprendizado esportivo da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMSCER) e coordenador do Nadepar , a professora Silvana Dias e Allan Lopes, deficiente visual e um dos impulsionadores da criação da Atitude - Associação Telemacoborbense para Inclusão, Trabalho e União dos Deficientes de Telêmaco Borba, participaram em Guarapuava da capacitação realizada pela Paraná Esportes, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte e o lançamento das novas ações do programa Esporte que queremos etapa 2022.

A capacitação foi conduzida pela equipe do Proesporte, o coordenador do programa Dilson Martins, e destinou-se aos interessados em inscrever projetos esportivos no processo seletivo que vai destinar 9 milhões de reais em recursos financeiros decorrentes de renúncia fiscal para a execução de projetos esportivos seja em esporte regular ou projeto de esporte para pessoas com deficiência. 

Os projetos podem ser inscritos em 05 diferentes áreas: Formação esportiva (Vivência esportiva); Formação esportiva (Fundamentação e aprendizagem da prática esportiva); Excelência esportiva (Especialização e aperfeiçoamento esportivo); Excelência esportiva (Alto rendimento); Esporte para a Vida Toda e Readaptação.

No dia 24 de março a capacitação foi on-line, através do 1º Encontro da Frente Paranaense pela Educação Paralímpica 2022.

Participaram da capacitação os servidores Anderson Wendt (Bello) – SMCER,  e os parceiros do NADEPAR - Edna Ferreira da Silva, coordenadora do EJA Especial e Carolina Aleixo presidente da Aptaa- Associação dos Autistas de Telêmaco Borba.

A capacitação foi ofertada pela Superintendência Geral do Esporte, por meio do programa Escola do Esporte e do Departamento de Paradesporto e destinou-se a apresentar o termo de parceria entre o Governo do Estado e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A parceria entre os órgãos que tem como objetivo unir esforços para desenvolver ações para tornar a atividade física esportiva cada vez mais acessível às pessoas com deficiência, sendo a principal proposta a capacitação de profissionais de educação física da rede pública de ensino do Estado no âmbito do Paradesporto.

 A capacitação foi conduzida pelos profissionais gabaritados na área, Mario Sérgio Fontes, coordenador de Paradesporto da Superintendência Geral do Esporte, e Renato Vieira Junior, técnico do Paradesporto os quais destacaram a importância de desenvolver ações efetivas para o desporto paralímpico no Estado.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba