A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba encerrou com chave de ouro o ciclo de inaugurações de 2021. Foi inaugurado na segunda-feira (20) o Complexo de Lazer Casturino Rodrigues da Silva, no bairro São Silvestre.

O local recebeu um investimento de aproximadamente R$ 255 mil e conta com uma arena de grama sintética, mini quadra de basquete, rodas de areia, playground, calçamento em paver, paisagismo, iluminação, bancos, academia ao ar livre, entre outras benfeitorias.

O filho do homenageado, Amarildo Rodrigues da Silva, disse estar muito feliz representando o seu pai. “Eu agradeço de coração a homenagem. Tenho certeza que de onde ele estiver, está contente. Ele sempre lutou pelo esporte, pela saúde, por coisas no bairro. E eu agradeço ao prefeito, ao vereador Miltinho e todos que homenagearam meu pai”, discursou.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, afirmou que o complexo de lazer vai beneficiar desde a criança até o idoso. “Nós pedimos que todos cuidem do espaço, que demonstrem respeito pela sociedade.”, comentou, acrescentando que já foram feitos asfalto, inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e ainda terão mais obras. “Em breve vamos começar as obras de uma escola municipal. Podem ter certeza que ainda faremos mais por esse bairro”, aproveitando para parabenizar a família de Casturino pela homenagem.

A vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, lembrou do abrigo masculino que em breve será uma nova escola e também citou as várias obras no bairro nos últimos anos. Ela também chamou a senhora Heloísa à frente para representar o trabalho do Clube de Mães. Rita também teceu elogios ao Dr. Márcio. “Parabéns pelo olhar de inclusão. De atender sempre as pessoas com olhar de carinho”, elogiou, aproveitando para parabenizar a família de Casturino pela homenagem: “Do céu ele está vendo esse grande complexo”.

O secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Flores, lembrou que a primeira edição do Projeto Brincar foi no São Silvestre, em 14 de janeiro de 2017. “Antes era um campo de terra, não tinha estrutura e hoje notamos uma enorme diferença, com academia, bancos, mini arena, tabela de basquete. Muito foi feito pelo bairro”, comentou, aproveitando para entregar ao presidente da Associação de Moradores do São Silvestre, Lourival Humberto Rodrigues, o Pena Branca, um kit do programa Ação Colaboração.

O presidente da Câmara de Vereadores e morador do São Silvestre, Hamilton Aparecido Machado, conta da sua luta pelo bairro, sempre cobrando melhorias e hoje foram atendidos, que o bairro está se transformando para melhor. Ele também falou sobre Casturino. “Quando eu sugeri o nome dele para homenagem não queria que fosse homenageado. Queria que ele estivesse vivo aqui para comemorar a construção deste espaço. Pois sempre foi uma pessoa que lutou e fez muitas reinvindicações pelo bairro. Ele ajudou a patrolar, construir ruas. Sem dúvidas a família está feliz e honrada por essa dádiva que é a homenagem”, discursou, relembrando que em breve devem começar as obras para construção de uma nova escola.

O presidente da Associação de Moradores, Pena Branca, agradeceu à obra que vai beneficiar a todos. Ele também relembrou dos tempos de jogador e dos trabalhos que realiza com a escolinha de futebol. Ele aproveitou para elogiar o prefeito e sua equipe. “Dr. Márcio já fez muito pelo bairro e por Telêmaco Borba, pois trabalha honestamente. Eu sou presidente do bairro há 19 anos, e sempre fui muito bem atendido por ele. Estou de parabéns, pois não ganho nada para fazer o meu trabalho, a não ser o carinho do povo. E podem ter certeza que como presidente do bairro, posso dizer que todos que vierem ao São Silvestre serão muito bem recebidos”, afirmou, pedindo ao povo que cuide da manutenção da praça e dos demais espações públicos.

Após a inauguração, foi realizado uma apresentação da Escolinha de Futebol do Pena Branca.

CASTURINO

Casturino Rodrigues da Silva, nascido em 15 de fevereiro de 1944, Casado com Maria das Neves Silva, pai de Amarildo Rodrigues da Silva, Riva Rodrigues da Silva e Ildo Rodrigues da Silva.

Casturino sempre lutou pelo bairro. O Centro Comunitário foi uma das suas conquistas. Além disso lutou por asfaltamento no bairro, para construção da Unidade Básica de Saúde, além de sempre pedir benfeitorias para essa praça que hoje virou um complexo de lazer, que justamente o homenageia. Casturino faleceu em 01 de agosto de 2014.