A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba segue com a sua maratona de inaugurações. Na quinta-feira (16) foi inaugurado o Complexo de Lazer no Jardim Bandeirantes, que homenageou Pedro André da Cruz, que inclusive foi retratado em uma pintura feita pelo seu neto, Bruno Cruz.

O local recebeu um investimento de mais de R$ 2,4 milhões e conta com uma pista de skate oficial coberta, quadra poliesportiva coberta, quadra de vôlei de areia, quiosque, pergolado, playground, calçamento em paver, paisagismo, iluminação, bancos, academia ao ar livre, estacionamento, entre outras benfeitorias.

O filho de Pedro André, Edison Aparecido Da Cruz, falou em nome da família do homenageado e agradeceu o tributo. “É uma alegria para a nossa família. Nós agradecemos ao vereador Siderlei que indicou a homenagem ao meu pai, ao prefeito por aceitar essa homenagem, ao chefe de Gabinete, Paulinho, que morou aqui por muitos anos. Meu pai fez muito bem para essa comunidade e para toda cidade, e é uma felicidade homenageá-lo num local de lazer e companheirismo”, declarou. Edison, que também é diácono, realizou uma benção para a inauguração do local.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, relembrou da sua trajetória na cidade, desde que chegou em 1978. De como sempre procurou ser ativo, ajudando no desenvolvimento da cidade. Ele também ressaltou a importância de se ouvir as pessoas. “Nós precisamos ouvir as pessoas, desde o doutor até o mais humilde. Precisamos saber o que elas precisam para ser felizes. Isso é preciso para a evolução de uma cidade. Nós temos que fazer com que as crianças de hoje sejam melhores que nós, que os meus filhos e netos sejam melhores que eu. Que nós tenhamos uma sociedade capacitada para ajudar os menos favorecidos”, declarou. Ele também comentou sobre o homenageado, o qual disse não ter um grande convívio, mas que o considera um herói, pelo relato das demais pessoas.

O vereador, Sirdelei Siqueira, que sugeriu o nome para o Complexo de Lazer, ressaltou a importância da família Cruz, que tem trabalhos em toda cidade. E também falou sobre Pedro André. “Um espaço de tamanha magnitude para uma pessoa de tamanha magnitude. Sem dúvidas o Espírito Santo me tocou quando indiquei o seu nome para homenagem”, declarou.

O presidente da Câmara, Hamilton Aparecido Machado, ressaltou o trabalho que todos os vereadores vêm fazendo em prol da Administração Municipal. Ele convidou os vereadores presentes: Siderlei, Ezequiel Ligoski Betim, Gilson dos Santos, Sassá Camargo e Antonio Flenik, para vir a frente. Todos fizeram uso da palavra enaltecendo o homenageado e também elogiando a obra que estava sendo inaugurada.

O secretário municipal de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores, lembrou de o tempo que no local era apenas uma quadra de concreto, que não tinha manutenção, e hoje tem um grande complexo no local. “Eu estou muito feliz por estar fazendo parte do que está acontecendo. Obrigado Dr. Márcio por confiar no meu trabalho”, agradeceu.

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Bandeirantes, Eliane Aparecida Cartes Cunha, considerou a inauguração um dia de gala. “Há anos sonhávamos com um local como este. Recebemos muitas promessas, mas o Dr. Márcio cumpriu e hoje temos esse dia memorável. Ainda mais sendo feita uma homenagem ao Pedro, como diria um hino católico: ‘Quem conheceu um amigo jamais morrerá’. E hoje estamos celebrando a memória dele”, declarou, agradecendo a todos pelo espaço, um local onde os jovens podem se divertir de forma saudável, sem ter violência ou uso de drogas.

Após a inauguração, houve apresentação de skatistas de Telêmaco Borba e também um jogo da Escolinha de Futebol do Jardim Bandeirantes, comandada por José Santos, o Zé Nego.

PEDRO ANDRÉ

Pedro André da Cruz, filho de Ana Euflausina da Cruz e Geraldo Barnabé da Cruz, nasceu no município de Bandeirantes, no dia 04 de fevereiro de 1949. Em 1968, mudou-se para Telêmaco Borba, onde trabalhou na construção da Praça Castelo Branco, exerceu suas atividades profissionais em uma borracharia, depois na empresa Mafranci/Bandeirantes, onde trabalhou na construção do bairro BNH e na BR-160. Ingressou na Empresa Klabin, no ano de 1971 onde trabalhou por 26 anos.

Em 1972, casou-se com Isaura dos Santos Cruz, teve quatro filhos: Edson Aparecido da Cruz, Maria de Lourdes da Cruz, Antônio Carlos da Cruz e Édina de Fátima da Cruz e também sete netos: Bruno Ricardo Rosas da Cruz, Gabriela Maria Rosas da Cruz, Maria Isabele Rosas da Cruz, Larissa Maria dos Santos Cruz, Pedro Henrique da Cruz Souza, Isadora da Cruz Queiroz e Julia Maria da Cruz Queiroz.

Pedro André da Cruz participou em vários movimentos e pastorais da igreja católica, como, Congregação Mariana, foi Ministro da Eucaristia, Coordenador da Comunidade Sagrado Coração de Jesus de agosto de 1993 a 31 de julho de 1995 e de 1º de agosto de 1997 a 31 de julho de 1999, no bairro Jardim Bandeirantes. As romarias para Aparecida do Norte, organizadas por ele envolviam pessoas de todos os bairros da cidade. Gostava muito de viver em comunidade e mobilizar as pessoas para oração e também para o esporte e lazer.

Por gostar de esporte Pedro formou times de futebol, conhecidos na época, como Operário, Santa Cruz e Material Esporte Clube. Morou por 22 anos no bairro Jardim Bandeirantes e nesse tempo promoveu ruas de lazer, campeonatos e, consequentemente, construiu amizades, espalhou a fé, alegria, paz, sabedoria e amor durante toda sua vida.

Pedro André da Cruz faleceu no dia 28 de março de 2006 e hoje rememoramos sua história, suas lembranças, que ficaram intensamente marcadas pelos lugares por onde passou.